A história

Este jornal imprimiu a imagem errada (bem como uma legenda desconcertante)?

Este jornal imprimiu a imagem errada (bem como uma legenda desconcertante)?


We are searching data for your request:

Forums and discussions:
Manuals and reference books:
Data from registers:
Wait the end of the search in all databases.
Upon completion, a link will appear to access the found materials.

O Daily Express de ontem decorou sua peça da 1ª Guerra Mundial com uma foto e uma legenda. Link para a história aqui.

Foi pego no Twitter por @philipoltermann:

Perdi isso na época: Express inventa uma nova frente de guerra entre Kiel e a cidade imaginária "Pohlberg" http://www.express.co.uk/news/uk/423087/Don-t-mention-the-war-Meddling-Germans -diga-nos-como-marcar-o-centenário

Como @philipoltermann aponta, certamente não houve combates perto de Kiel durante a Primeira Guerra Mundial (exceto talvez por revoltas / motins dentro das forças armadas da Alemanha) e onde ou o que é "Pohlberg"? A "frente de batalha Kiel-Pohlberg"?

Mas, deixando de lado a legenda, esta foto é mesmo da 1ª Guerra Mundial? Capacetes e kit parecem suspeitos da segunda guerra mundial.

Alguém pode confirmar?


O Daily Express acabou de pegar a legenda do Getty Images sem modificações substanciais. Sobre Pohlberg, veja a wikipedia alemã em "Pöhlberg". O Pöhlberg é uma montanha na saxônia; de acordo com a wikipedia, o nome foi aplicado pelos soldados alemães da saxônia também a um montanha perto de Reims / Moronvilliers (talvez este - ainda há um "acampamento militar" em Moronvilliers). Portanto, Kiel também pode ser uma denominação usada pelos grupos alemães para denotar um lugar nas vizinhanças de Reims. A data indicada nas imagens de Getty (julho de 1918) parece plausível, pois naquela época a frente oeste ficava perto de Reims.

EDITAR: "Kiel" pode ser uma leitura errada da legenda original que menciona duas montanhas perto de Moronvilliers: "Keilberg" (não Kiel ...) e Pöhlberg. Originalmente, "Keilberg" também é uma montanha na saxônia. Os militares alemães usaram os nomes Keilberg, Pöhlberg e Hochberg (fr. Mont-Haut) para algumas colinas ao sul de Moronvilliers, enquanto os franceses usaram "La Casque" e "Le Téton". Não tenho certeza de quais nomes usados ​​pelos alemães correspondem aos nomes franceses. Mas, IMO, é muito provável que a legenda original fosse

"… Na frente de batalha em Keil- e Pöhlberg em West Chapagne".


Estes são os primeiros Stahlhelm do modelo (a forma mudou ao longo do tempo, veja o comentário de Yannis) da 1ª Guerra Mundial.
Além disso, eles carregam grandes pás, não as ferramentas de trincheira mais modernas que um soldado da segunda guerra mundial teria.
E eles carregam vasilhas gasmask, algo que não era usado na segunda guerra mundial (exceto talvez no início).
De fato, não houve combates no norte da Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial, mas houve a revolução alemã de 1918 que começou em Kiel quando o Kriegsmarine recusou ordens para navegar. O exército foi implantado lá e houve combates pesados ​​com os rebeldes. Essa revolução acabou resultando na proclamação da República de Weimar e no fim do império alemão.


Vietnã: a primeira guerra da televisão

Soldados dos EUA em posição na primeira onda de um ataque de combate de helicóptero, 26/10/1967. (National Archives Identifier 66956835)

A Guerra do Vietnã (1955-1975) foi uma época de grande controvérsia nos Estados Unidos. As tensões da Guerra Fria aumentaram enquanto o país lutava implacavelmente contra os supostos males do comunismo.

Ao mesmo tempo, os avanços na gravação de vídeo e áudio possibilitaram uma cobertura mais fácil e mais ampla das notícias. De 1950 a 1966, a porcentagem de americanos que possuíam uma televisão disparou de 9% para 93%, à medida que os televisores se tornaram essenciais para a vida cotidiana.

Com a proliferação das televisões, as redes de notícias se esforçaram para ter as histórias mais emocionantes, dramáticas e atraentes. Eles competiram pelos melhores repórteres, equipamentos de melhor classificação e maior número de telespectadores. Para ter sucesso, eles tiveram que fazer algo sem precedentes: no local cobertura da guerra no Vietnã. Pela primeira vez na história americana, as notícias da linha de frente foram levadas direto para a sala de estar.

Então, por que o Vietnã foi chamado de “guerra da televisão”?

Durante a Segunda Guerra Mundial, o moral estava alto. As equipes de filmagem permaneceram em áreas não-combatentes para mostrar o lado mais feliz e otimista da guerra. As histórias foram transmitidas como filmes exibidos nos cinemas. E os apresentadores compartilhavam apenas as boas notícias e as más notícias com uma disposição alegre.

A censura do governo sobre a mídia influenciou esse ponto de vista - se a imprensa quisesse acesso a histórias sobre a guerra, ela teria que receber credenciais dos militares. Isso garantiu que as notícias não relatassem nada que os militares não quisessem divulgar ao público. Grandes histórias como a bomba atômica permaneceram fora do noticiário até o fim da guerra. O foco principal da mídia foi o moral elevado e o apoio ao esforço de guerra.

Em contraste, as redes de notícias de televisão tinham uma visão mais sombria da guerra do Vietnã. Após a Ofensiva do Tet em 1968 - que o público viu como uma derrota - os relatórios tornaram-se desfavoráveis ​​ao esforço de guerra. A censura que vigorou durante a Segunda Guerra Mundial era muito mais branda na década de 1960. As equipes de filmagem estavam no local quase constantemente em zonas de combate. Os jornalistas escreviam a cobertura do dia-a-dia e registravam suas histórias em campo. Isso deu aos americanos uma visão mais realista da vida de seus soldados, e eles não gostaram do que viram.

Em 1º de abril de 1968, um dia após o presidente Lyndon B. Johnson anunciar que não se candidataria à reeleição, ele declarou:

Enquanto estava sentado em meu escritório na noite passada, esperando para falar, pensei nas muitas vezes por semana em que a televisão traz a guerra para o lar americano. Ninguém pode dizer exatamente que efeito essas cenas vívidas têm na opinião americana. Os historiadores devem apenas adivinhar o efeito que a televisão teria tido durante os conflitos anteriores sobre o futuro desta nação: durante a guerra da Coréia, por exemplo, na época em que nossas forças foram empurradas de volta para Pusan ​​da Segunda Guerra Mundial, a Batalha de Bulge, ou quando nossos homens estavam lutando contra ele na Europa ou quando a maior parte de nossa Força Aérea foi abatida naquele dia de junho de 1942 na Austrália.

A televisão sobre a Guerra do Vietnã ajudou a dividir uma nação que se orgulhava de sua capacidade de se unificar. A dramatização das histórias no noticiário distorceu a percepção do público sobre o que realmente estava acontecendo no campo. Como era visível em suas casas, os americanos foram capazes de se conectar e ter empatia com os soldados mais do que nunca. Isso causou um clamor da opinião pública contra a guerra.

Ao ver a guerra na televisão, os defensores da anti-guerra argumentaram que a guerra era desnecessária e que centenas de milhares de “garotos americanos” não estavam morrendo por uma causa nobre. Na verdade, eles acreditavam que os Estados Unidos estavam envolvidos em uma guerra na qual eles não deveriam se envolver de forma alguma.

Soldados americanos em busca do vietcongue perto de Tuy Hoa, 27/02/1966. (Identificador de arquivos nacionais 66956688)

Em contraste, os apoiadores pró-guerra consideraram as marchas anti-guerra como desleais aos soldados americanos. Eles viram os perigos do campo de batalha e sentiram a obrigação de apoiar suas tropas, independentemente de estarem lá ou não. As divergências entre os defensores da guerra e dos defensores da guerra causaram uma divisão da população americana que ainda persiste.

Além disso, as fortes opiniões públicas anti-guerra expressas na mídia influenciaram os formuladores de políticas dos EUA. Os americanos podiam ver abusos militares na televisão, como o massacre de My Lai em 1968, que gerou tumultos em cidades e campi universitários em todo o país. Essa indignação, alimentada pela cobertura da televisão, acabou levando à decisão de retirada das tropas dos EUA em 1973 e ao fim do envolvimento dos EUA na guerra.

Para saber mais, visite a exposição dos Arquivos Nacionais sobre a Guerra do Vietnã, “ Relembrando o Vietnã , ”Na Galeria Lawrence F. O’Brien em exibição até 6 de janeiro de 2019. E visite nosso Site da Guerra do Vietnã para pesquisar registros de Arquivos Nacionais relacionados.


O que é jornalismo amarelo?

O jornalismo amarelo pode ser retratado de algumas maneiras diferentes. Pode ser uma história muito tendenciosa que cobre apenas um lado, sem apontar fatos pertinentes e até prejudiciais. Também pode ser uma história que foi publicada estritamente para o "fator de choque" e não tem base para isso. Quando a verdade não está lá e os fatos estão faltando ou distorcidos, é quando você tem jornalismo amarelo.

O mundo acelerado de hoje gira em torno da tecnologia. Está em todo lugar em nossos carros, telefones, relógios e até espelhos. Em todos os lugares que vamos, esperamos ter acesso à Internet. Queremos verificar nossos e-mails, o status do nosso amigo no Facebook e queremos saber as notícias de ontem.

Pode ser por causa de nossa necessidade de gratificação instantânea que os jornalistas podem justificar "ajustes" em sua história, certificando-se de que eles vão divulgá-la primeiro. Seja qual for o seu raciocínio, a internet torna o jornalismo amarelo ainda mais fácil. Você pode postar o que quiser sem verificar os fatos.


Conteúdo

O sol antes de Rupert Murdoch Editar

O sol foi publicado pela primeira vez como um broadsheet em 15 de setembro de 1964, [14] com um logotipo apresentando um disco laranja brilhante. [15]

Foi lançado pelos proprietários IPC (International Publishing Corporation) para substituir o Daily Herald seguindo o conselho do pesquisador de mercado Mark Abrams. O artigo pretendia adicionar um público de "radicais sociais" ao Arauto "radicais políticos" de. [16] Supostamente, havia "uma classe média imensa, sofisticada e superior, até então não detectada e ansiando por seu próprio jornal", escreveu Bernard Shrimsley sobre o trabalho de Abrams 40 anos depois. "No que diz respeito às ilusões, isso foi na aula do El Dorado". [17] Lançado com um orçamento de publicidade de £ 400.000, [18] o novo jornal impetuoso "estourou com uma energia tremenda", de acordo com Os tempos. [19] Sua tiragem inicial de 3,5 milhões foi atribuída à "curiosidade" e à "vantagem da novidade", [19] e diminuiu para a circulação anterior do Daily Herald (1,2 milhões) [16] dentro de algumas semanas.

Em 1969, de acordo com Hugh Cudlipp, O sol estava perdendo cerca de £ 2 milhões por ano [20] e tinha uma circulação de 800.000. [18] O IPC decidiu vender para impedir as perdas, de acordo com Bernard Shrimsley em 2004, por medo de que os sindicatos interrompessem a publicação do Espelho se eles não continuassem a publicar o original sol. [17] Bill Grundy escreveu em O espectador em julho de 1969 que, embora publicasse "bons escritores" em Geoffrey Goodman, Nancy Banks-Smith e John Akass entre outros, nunca superou o impacto negativo de seu lançamento, no qual ainda se assemelhava ao Arauto. [20] O pré-Murdoch sol era "um jornal popular, chato, de esquerda, digno", na opinião de Patrick Brogan em 1982. [21]

O editor de livros e membro do Parlamento Robert Maxwell, ansioso para comprar um jornal britânico, ofereceu tirá-lo de suas mãos e manter seu compromisso com o Partido Trabalhista, mas admitiu que haveria demissões, especialmente entre os impressores. Rupert Murdoch, entretanto, comprou o Notícias do mundo, um jornal sensacionalista de domingo, no ano anterior, mas as impressoras no porão de seu prédio na Bouverie Street de Londres ficavam sem uso seis dias por semana. [22]

Aproveitando a oportunidade para aumentar sua presença na Fleet Street, ele fez um acordo com os sindicatos de impressão, [22] prometendo menos demissões se adquirisse o jornal. Ele garantiu ao IPC que publicaria um "jornal direto e honesto" que continuaria a apoiar o Trabalhismo. O IPC, sob pressão dos sindicatos, rejeitou a oferta de Maxwell e Murdoch comprou o jornal por £ 800.000, a serem pagos em prestações. [23] Ele comentaria mais tarde: "Estou constantemente surpreso com a facilidade com que entrei nos jornais britânicos". [24]

o Daily Herald foi impresso em Manchester desde 1930, assim como o sol após seu lançamento original em 1964, mas Murdoch interrompeu a publicação lá em 1969, o que colocou as velhas impressoras da Bouverie Street sob extrema pressão conforme a circulação aumentava.

Edição dos primeiros anos de Murdoch

Murdoch descobriu que tinha tal relacionamento com Larry Lamb durante o almoço que outros recrutas em potencial como editor não foram entrevistados e Lamb foi nomeado o primeiro editor do novo sol. [25] Lamb queria que Bernard Shrimsley fosse seu vice, o que Murdoch aceitou como Shrimsley era o segundo nome em sua lista de preferências. [26] Lamb foi mordaz em sua opinião sobre o Espelho diário, onde recentemente havia sido contratado como subeditor sênior e compartilhava da visão de Murdoch de que a qualidade de um jornal era melhor medida por suas vendas, e ele considerava o Espelho com excesso de pessoal e muito focado em um público idoso. [24] Godfrey Hodgson de The Sunday Times entrevistou Murdoch nesta época e expressou uma visão positiva do suplemento "Mirrorscope" do rival. "Se você acha que teremos alguma dessas merdas sofisticadas em nosso jornal", Murdoch respondeu jogando uma cópia de amostra em uma lixeira, "você está muito enganado". [21]

Lamb recrutou apressadamente uma equipe de cerca de 125 repórteres, que foram selecionados principalmente pela disponibilidade, e não por suas habilidades. [24] Isso foi cerca de um quarto do que o Espelho então empregado, e Murdoch teve que recrutar pessoal emprestado de seus jornais australianos. Murdoch relançou imediatamente O sol como um tablóide, e o publicou como um jornal irmão do Notícias do mundo. [24] O sol usavam as mesmas impressoras e os dois papéis eram administrados juntos em níveis executivos seniores.

O tablóide sol foi publicado pela primeira vez em 17 de novembro de 1969, com um título de página intitulado "HORSE DOPE SENSATION", um efêmero "exclusivo". [27] Um editorial na página 2 anunciava: "Hoje sol é um novo jornal. Tem uma nova forma, novos escritores, novas ideias. Mas herda tudo o que há de melhor das grandes tradições de seus antecessores. O sol cuidados. Sobre a qualidade de vida. Sobre o tipo de mundo em que vivemos. E sobre as pessoas ". A primeira edição teve uma" entrevista exclusiva "com o primeiro-ministro trabalhista, Harold Wilson, na página 9. [28] O jornal copiou o rival Espelho diário em várias formas. Era do mesmo tamanho e seu cabeçalho tinha o título em branco em um retângulo vermelho da mesma cor que o Espelho diário. o Espelho "Live Letters" foi acompanhada por "Livelier Letters". [29]

O sexo foi usado como um elemento importante no conteúdo e no marketing do jornal desde o início, que Lamb acreditava ser a parte mais importante da vida de seus leitores. [25] [30] A primeira modelo topless da página 3 apareceu em 17 de novembro de 1970, Stephanie Rahn, ela foi marcada como uma "Garota de Terno de Aniversário" para marcar o primeiro aniversário do relançamento sol. [31] Um modelo de topless gradualmente se tornou um acessório regular, e com poses cada vez mais ousadas. Tanto as feministas quanto muitos conservadores culturais viram as fotos como pornográficas e misóginas. Lamb, mais tarde, expressou algum pesar pela introdução do recurso, embora negue que seja sexista. [25] Um conselho conservador em Sowerby Bridge, Yorkshire, foi o primeiro a banir o jornal de sua biblioteca pública, logo após o início da página 3, por causa de seu conteúdo sexual excessivo. [32] Shrimsley, o deputado de Lamb, apareceu com o título, "Os Burgueses Bobos da Ponte de Sowerby" para descrever os conselheiros. [26] A decisão foi revertida após uma campanha sustentada pelo próprio jornal durante 16 meses, e a eleição de um conselho liderado pelos trabalhistas em 1971. [32] [33]

O parlamentar trabalhista Alex Lyon acenou com uma cópia de O sol na Câmara dos Comuns e sugeriu que o jornal poderia ser processado por indecência. Recursos relacionados ao sexo, como "Os homens ainda querem se casar com uma virgem?" e "O caminho para a cama de uma mulher" começou a aparecer. Serializações de livros eróticos eram frequentes a publicação de trechos de A mulher sensual, numa época em que cópias do livro estavam sendo apreendidas pela Alfândega, produziu um escândalo e uma quantidade significativa de publicidade gratuita. [34]

Politicamente, O sol nos primeiros anos de Murdoch permaneceram nominalmente apoiando o Trabalho. Ele defendeu uma votação para o Partido Trabalhista liderado por Harold Wilson nas Eleições Gerais de 1970, [35] com a manchete "Por que deve ser trabalhista", [36] mas em fevereiro de 1974 estava pedindo uma votação para o Partido Conservador por Edward Heath, sugerindo que poderia apoiar um Partido Trabalhista liderado por James Callaghan ou Roy Jenkins. [35] Na eleição de outubro, um editorial afirmou: "TODOS os nossos instintos estão mais à esquerda do que à direita e votaríamos em qualquer político capaz que se descrevesse como um social-democrata." [35] No referendo de 1975 sobre a continuação da adesão da Grã-Bretanha à Comunidade Econômica Européia, ele defendeu uma votação para permanecer no Mercado Comum. [37]

O editor, Larry Lamb, era originário de uma formação trabalhista com educação socialista, enquanto seu substituto temporário, Bernard Shrimsley (1972-75), era um conservador descomprometido de classe média. Uma extensa campanha publicitária na rede ITV neste período, dublado pelo ator Christopher Timothy, [38] pode ter ajudado O sol para ultrapassar o Espelho diário circulação de em 1978. [39] Apesar das relações laborais dos anos 1970 - as chamadas "práticas espanholas" dos sindicatos de impressão - O sol era muito lucrativo, permitindo a Murdoch expandir suas operações para os Estados Unidos a partir de 1973.

Anos Thatcher Editar

Editar alterações

Em 1979, o jornal endossou Margaret Thatcher nas eleições gerais do ano, no final de um processo que já estava em andamento há algum tempo, embora O sol inicialmente não ficou entusiasmado com Thatcher. Em 3 de maio de 1979, publicou a manchete inequívoca da primeira página, "VOTE TÓRIA DESTA VEZ". [40]

o Daily Star foi lançado em 1978 pela Express Newspapers, e em 1981 começou a afetar as vendas de O sol. O bingo foi introduzido como uma ferramenta de marketing e uma queda de 2p no preço de capa removeu o Daily Star vantagem competitiva da empresa, abrindo uma nova batalha de circulação que resultou na O sol neutralizando a ameaça do novo papel. [41] O novo editor de O sol, Kelvin MacKenzie, assumiu seu cargo em 1981 logo após esses desenvolvimentos, [42] e, de acordo com Bruce Page, "mudou o conceito do tablóide britânico mais profundamente do que [Larry] Lamb fez". Sob MacKenzie, [41] o jornal tornou-se "mais ultrajante, opinativo e irreverente do que qualquer coisa já produzida na Grã-Bretanha". [43]

Edição da Guerra das Malvinas

O sol tornou-se um fervoroso defensor da Guerra das Malvinas.A cobertura "capturou o zeitgeist", de acordo com Roy Greenslade, editor assistente na época (embora em particular um oponente da guerra), mas também foi "xenofóbica, sangrenta, implacável, muitas vezes imprudente, de humor negro e, em última análise, triunfalista. " [45]

Em 1 de maio, O sol alegou ter "patrocinado" um míssil britânico. Sob o título "Enfie isto na sua junta: um míssil do Sol para os gaúchos de Galtieri", [46] o jornal publicou uma fotografia de um míssil (na verdade, um míssil Polaris disparado do Ministério da Defesa) que tinha um grande sol logotipo impresso na lateral com a legenda "Aqui vem, senhores". [45] [47] O jornal explicou que estava "patrocinando" o míssil, contribuindo para a eventual festa da vitória no HMS Invencível quando a guerra acabou. Em cópia escrita por Wendy Henry, o jornal dizia que o míssil seria usado em breve contra as forças argentinas. Tony Snow, O sol jornalista em Invencível que havia "assinado" o míssil, relatou poucos dias depois que ele havia atingido um alvo argentino. [45] [47]

Uma das primeiras páginas mais conhecidas do jornal, publicada em 4 de maio de 1982, comemorava o torpedeamento do navio argentino o General Belgrano ao publicar a história com o título "GOTCHA". [48] ​​Por insistência de MacKenzie, e contra a vontade de Murdoch (o magnata estava presente porque quase todos os jornalistas estavam em greve), [49] a manchete foi alterada para as edições posteriores depois que a extensão das baixas argentinas se tornou conhecida. [44] [50] John Shirley, um repórter da The Sunday Times, testemunharam cópias desta edição de O sol sendo jogado ao mar por marinheiros e fuzileiros navais no HMS Destemido. [49]

Depois de HMS Sheffield foi destruído por um ataque argentino, O sol foi fortemente criticado e até zombado no Espelho diário e O guardião por sua cobertura da guerra, e a mídia em geral questionou a veracidade das informações oficiais e se preocupou com o número de vítimas, O sol deu sua resposta. "Há traidores em nosso meio", escreveu o escritor líder Ronald Spark em 7 de maio, acusando comentaristas do Espelho diário e O guardião, além do correspondente de defesa da BBC Peter Snow, de "traição" por aspectos de sua cobertura. [51]

A revista satírica Olho privado zombaram e satirizaram o que consideravam a cobertura chauvinista do jornal, de maneira mais memorável com a zombariasol manchete "MATE UMA ARGIE, GANHE UM METRÔ!", ao qual MacKenzie teria respondido de brincadeira: "Por que não pensamos nisso?" [45]

O sol e a edição do Partido Trabalhista

Esses anos incluíram o que foi chamado de "cobertura espetacularmente maliciosa" [52] do Partido Trabalhista por O sol e outros jornais. Durante a eleição geral de 1983, O sol publicou uma primeira página com uma fotografia nada lisonjeira de Michael Foot, então com quase 70 anos, alegando que ele não estava apto para ser primeiro-ministro em razão de sua idade, aparência e políticas, junto com a manchete "Você realmente quer que esse velho tolo governe a Grã-Bretanha? " [53] Um ano depois, em 1984, O sol deixou claro seu apoio entusiástico à reeleição de Ronald Reagan como presidente nos EUA. Reagan estava a duas semanas de seu 74º aniversário quando iniciou seu segundo mandato, em janeiro de 1985.

Em 1 de março de 1984, o jornal citou extensivamente um psiquiatra americano afirmando que o político de esquerda britânico Tony Benn era "louco", com o psiquiatra discutindo vários aspectos da suposta patologia de Benn. [54] A história, que apareceu no dia da eleição suplementar de Chesterfield em que Benn estava concorrendo, foi desacreditada quando o psiquiatra citado por O sol denunciou publicamente o artigo, descrevendo as falsas citações que lhe foram atribuídas como "absurdas". O sol aparentemente fabricou a peça inteira. O jornal fez frequentes ataques mordazes ao que o jornal chamou de elemento de "esquerda maluca" dentro do Partido Trabalhista [55] e às instituições supostamente controladas por ele. Ken Livingstone, o líder do esquerdista Conselho da Grande Londres, foi descrito como "o homem mais odioso da Grã-Bretanha" [56] em outubro de 1981. [57]

Durante a greve dos mineiros de 1984-85, O sol apoiou a polícia e o governo Thatcher contra os mineiros do NUM em greve e, em particular, o presidente do sindicato, Arthur Scargill. Em 23 de maio de 1984, O sol preparou uma primeira página com a manchete "Mine Führer" e uma fotografia de Scargill com o braço no ar, uma pose que o fazia parecer que estava fazendo uma saudação nazista. Os impressores em O sol recusou-se a imprimi-lo. [58] O sol apoiou fortemente o bombardeio de abril de 1986 da Líbia pelos EUA, que foi lançado a partir de bases britânicas. Vários civis foram mortos durante o bombardeio. Seu líder era "Certo Ron, Certo Maggie". [59] Naquele ano, a parlamentar trabalhista Clare Short tentou em vão persuadir o Parlamento a proibir as fotos na página três, e ganhou o opróbrio do jornal por sua posição.

Durante as eleições gerais de 1987, O sol publicou um editorial simulado intitulado "Por que estou apoiando Kinnock, de Stalin". [60]

Resposta de Murdoch Editar

Murdoch respondeu a algumas das críticas do jornal dizendo que os críticos eram "esnobes" que querem "impor seus gostos a todos os outros". MacKenzie afirmava que os mesmos críticos eram pessoas que, se tivessem uma "ideia popular", teriam que "ir deitar-se em um quarto escuro por meia hora". Ambos apontaram para o enorme sucesso comercial da sol durante esse período, e seu estabelecimento como o jornal mais vendido da Grã-Bretanha, alegando que eles estão "dando ao público o que eles querem". Essa conclusão foi contestada pelos críticos. John Pilger disse que uma edição do final dos anos 1970 do Espelho diário, que substituiu as notícias habituais de celebridades e políticas domésticas por uma edição inteira dedicada a suas próprias reportagens de linha de frente sobre o genocídio no Camboja de Pol Pot, não apenas superado O sol no dia em que foi emitido, mas tornou-se a única edição do Espelho diário para sempre vender todas as cópias emitidas, algo nunca alcançado por O sol.

Em janeiro de 1986, Murdoch fechou as instalações da Bouverie Street de O sol e Notícias do mundo, e transferiu as operações para o novo complexo de Wapping em East London, substituindo o sindicato dos eletricistas pelos sindicatos de impressão como representantes de sua equipe de produção e reduzindo muito o número de funcionários empregados para imprimir os jornais. Um piquete de um ano de trabalhadores demitidos foi finalmente derrotado (veja a disputa de Wapping).

Editar "Freddie Starr Ate My Hamster"

Durante o período, O sol ganhou a reputação de publicar histórias sensacionalistas de veracidade questionável. Em 13 de março de 1986, o jornal publicou uma de suas manchetes mais conhecidas: "FREDDIE STARR COMEU MEU HAMSTER".

A história alegou que o comediante britânico Freddie Starr, enquanto estava na casa de um escritor e velho amigo seu chamado Vince McCaffrey e sua parceira Lea LaSalle [61] em Birchwood, Cheshire, teve, após retornar de uma apresentação em uma boate no de madrugada, encontraram pouco para comer em casa. LaSalle teria dito que Starr colocou seu hamster de estimação "entre duas fatias de pão e começou a comê-lo". [62]

De acordo com Max Clifford: Leia tudo sobre isso, escrito por Clifford e Angela Levin, La Salle inventou a história frustrado com Starr, que estava trabalhando em um livro com McCaffrey. Ela contatou um conhecido que trabalhava para O sol Em Manchester. A história alegadamente encantou MacKenzie, que estava ansioso para publicá-la, e Max Clifford, que havia sido o agente de relações públicas de Starr. [61] Starr teve que ser persuadido de que a aparente revelação não o prejudicaria, e a atenção ajudou a reviver sua carreira. [63] Em sua autobiografia de 2001 Desembrulhado, Starr escreveu que o incidente foi uma invenção completa: "Eu nunca comi ou mesmo mordisquei um hamster, gerbil, porquinho-da-índia, camundongo, musaranho, ratazana ou qualquer outro pequeno mamífero vivo." [64]

Elton John e outras celebridades Editar

Alimentado pela preocupação de MacKenzie com o assunto, histórias em O sol espalhar boatos sobre a orientação sexual de pessoas famosas, especialmente estrelas pop. [65]

O sol publicou uma série de histórias falsas sobre Elton John em 25 de fevereiro de 1987, que acabou resultando em um total de 17 processos por difamação. [66] Eles começaram com um relato inventado do cantor tendo relações sexuais com garotos de aluguel. A cantora e compositora esteve no exterior no dia indicado na história, já que a anterior sol jornalista John Blake, recentemente caçado pelo Espelho diário, logo descoberto. [67] Depois de outras histórias, em setembro de 1987, O sol acusou John de ter removido cirurgicamente as caixas vocais de seus cães de guarda Rottweiler. [68] Em novembro, o Espelho diário encontraram a única fonte de seu rival para a história do locatário, que admitiu que era uma mistura totalmente fictícia criada por dinheiro. [69] A história imprecisa sobre seus cães, na verdade alsacianos, [68] colocou pressão sobre O sol, e John recebeu £ 1 milhão em um acordo extrajudicial, então o maior pagamento por danos na história britânica. O sol publicou um pedido de desculpas na primeira página em 12 de dezembro de 1988, sob o título "DESCULPE, ELTON". [70]

Em maio de 1987, homens gays receberam passagens aéreas grátis de ida para a Noruega para deixarem a Grã-Bretanha para sempre: "Gays Voem - E Pagaremos", era a manchete do jornal. [71] Os clérigos da Igreja Gay da Inglaterra foram descritos em uma manchete em novembro de 1987 como "Púlpito pufs". [72]

Piers Morgan, personalidade da televisão, ex-editor do Espelho diário e de O sol A coluna pop "Bizarre" da empresa disse que durante o final dos anos 1980, a pedido de Kelvin MacKenzie, ele foi obrigado a especular sobre a sexualidade de estrelas pop masculinas para um artigo intitulado "The Poofs of Pop". [73] Ele também se lembra de MacKenzie como a atração principal de uma história de janeiro de 1989 sobre o primeiro beijo do mesmo sexo na novela da BBC. EastEnders como "EastBenders", [73] descrevendo o beijo entre Colin Russell e Guido Smith como "uma cena de amor homossexual entre yuppie poofs. quando milhões de crianças estavam assistindo". [74]

Em 1990, o Conselho de Imprensa julgou contra O sol e o colunista Garry Bushell pelo uso de terminologia depreciativa sobre gays. [75]

Birmingham Six Edit

Em janeiro de 1988, o Sun descreveu os esforços de Chris Mullin em nome do erroneamente condenado Birmingham Six como sendo "MP Loony Apoia Gang Bomb" e "Se o Sol tivesse o que queria, teríamos ficado tentados a amarrá-los anos atrás". [76]

AIDS Edit

O sol respondeu à crise de saúde em 8 de maio de 1983 com a manchete: "Peste de sangue gay nos EUA mata três na Grã-Bretanha". [77]

Em 17 de novembro de 1989, O sol manchete uma notícia da página 2 intitulada "SEXO REAL NÃO PODE TER AIDS - OFICIAL". [78] O sol citou favoravelmente as opiniões de Lord Kilbracken, um membro do All Parliamentary Group on AIDS, que disse que apenas uma pessoa entre 2.372 pessoas com HIV / AIDS mencionadas em um relatório específico do Departamento de Saúde não era membro de uma "alta grupo de risco ", como homossexuais e usuários de drogas recreativas. O sol também publicou um editorial argumentando que "Finalmente a verdade pode ser dita. o risco de contrair AIDS se você for heterossexual é 'estatisticamente invisível'. Em outras palavras, impossível. Agora sabemos - tudo o mais é propaganda homossexual". Embora muitos outros serviços de imprensa britânicos cobriram os comentários públicos de Lord Kilbracken, nenhum deles ecoou o argumento no sol, e nenhum deles apresentou as idéias de Lord Kilbracken sem contexto ou crítica. [78]

Os críticos afirmaram que ambos O sol e Lord Kilbracken escolheu a dedo os resultados de um estudo específico, enquanto ignorava outros dados sobre a infecção pelo HIV e não apenas a infecção pela AIDS, que os críticos viam como politização antiética de uma questão médica. O próprio Lord Kilbracken criticou O sol O editorial de e a manchete de sua notícia, afirmando que, embora ele pensasse que os gays corriam mais risco de desenvolver AIDS, ainda era errado sugerir que ninguém mais poderia pegar a doença. O sol O artigo e editorial de foram relatados ao Conselho de Imprensa e um julgamento determinou que eles eram "enganosos em sua interpretação. e a manchete. era uma distorção grosseira da informação estatística fornecida pelo Ministro." [79] O sol mais tarde publicou um pedido de desculpas, que foi veiculado na página 28. O jornalista David Randall argumentou no livro didático The Universal Journalist que a história em O sol foi um dos piores casos de negligência jornalística da história recente, colocando seus próprios leitores em perigo. [78] [80]

Desastre de Hillsborough e suas consequências Editar

No final da década, O sol A cobertura do desastre do estádio de futebol de Hillsborough em Sheffield em 15 de abril de 1989, no qual 96 pessoas morreram em conseqüência de seus ferimentos, provou ser, como o jornal mais tarde admitiu, o erro "mais terrível" de sua história. [82]

Sob o título de primeira página "A verdade", impresso quatro dias depois, o jornal publicou alegações fornecidas a eles que alguns fãs furtaram os bolsos das vítimas esmagadas, que outros urinaram em membros dos serviços de emergência enquanto tentavam ajudar e que alguns até agrediu um policial "enquanto administrava o beijo da vida a um paciente". [83] Apesar da manchete, escrita por Kelvin MacKenzie, a história foi baseada em alegações de fontes não identificadas e não atribuíveis, ou relatos de boatos sobre o que indivíduos nomeados disseram - um fato esclarecido a MacKenzie por Harry Arnold, o repórter que escreveu o história. [84]

A primeira página causou indignação em Liverpool, onde o jornal perdeu mais de três quartos de suas vendas diárias estimadas de 55.000, e as vendas ainda não se recuperaram mais de 30 anos depois (com cerca de 12.000 sendo vendidos agora a cada dia). As vendas também diminuíram em menor grau nas partes vizinhas de Cheshire e Lancashire. [84] Ele não está disponível em partes da cidade, pois muitas bancas de jornal se recusam a estocá-lo. [85] [86] De acordo com o Eclipse Total da Campanha S * n, os conselhos locais aprovaram moções para impedir a venda do jornal devido ao seu envolvimento no escândalo de Hillsborough. [87] Foi revelado em um documentário chamado Liverpool de Alexei Sayle, transmitido em setembro de 2008, que muitos Liverpudlians nem mesmo pegam o jornal de graça, e aqueles que o fazem podem simplesmente queimá-lo ou rasgá-lo. [88] A população local geralmente se refere ao jornal como "A Escória", com os ativistas acreditando que isso prejudicou sua luta por justiça. [89] Em 2011, Billy Bragg lançou a música "Scousers Never Buy the Sun". [90]

O sol perdeu muitos milhões de libras em receitas em vendas e publicidade como resultado da queda nas vendas em Liverpool e arredores. [91]

O sol não foi o único jornal a publicar histórias semelhantes sobre a alegada embriaguez e violência entre os torcedores do Liverpool no desastre de Hillsborough. o Daily Star e Correio diário estavam entre os jornais que publicaram afirmações de que o hooliganismo foi um fator importante na tragédia. No entanto, nenhum outro jornal experimentou uma reação tão irada ou uma queda acentuada nas vendas em Merseyside.

Em abril de 1992, no terceiro aniversário do desastre de Hillsborough, o The Sun publicou uma entrevista exclusiva com o técnico do Liverpool, Graeme Souness, enquanto ele comemorava a vitória do Liverpool nas semifinais da FA Cup sobre o Portsmouth, enquanto se recuperava de uma cirurgia cardíaca no hospital. Souness foi criticado pelos torcedores do Liverpool por conduzir uma entrevista ao jornal, que fez constantes apelos para que ele fosse demitido. A vitória do Liverpool na final da Copa da Inglaterra, um mês depois, fez pouco para diminuir a raiva contra Souness, que já estava sob pressão pela forma inconsistente do Liverpool na liga, embora não tenha renunciado ao cargo até janeiro de 1994.

Eclipse total da edição da campanha S * n

Em resposta ao envolvimento do The Sun no escândalo de Hillsborough e ao relato do artigo em 1989, a campanha Eclipse Total da S * n foi lançada em Liverpool. A campanha recebeu um grande impulso quando o Inquérito de Hillsborough em 2017 reconheceu formalmente que os fãs não eram os culpados pelo desastre, e todas as mentiras e informações circuladas pelo The Sun eram parte de um acobertamento maior para assassinatos ilegais. [92] O objetivo é espalhar a consciência sobre o desastre, lembrar as vítimas e suas famílias e apoiar as lojas que boicotam as vendas do jornal The Sun. [93] A jornalista Suzanne Moore escreveu em resposta ao veredicto: "Esta fantasia deveria ser totalmente destruída pelo veredicto de Hillsborough. Este foi um crime de guerra cometido em uma guerra que não era então, nem é agora, uma invenção de nossa imaginação . Guerra de classes. " Apesar das admissões de culpa do jornal The Sun, a campanha continua a ser um sucesso, com apoio esmagador da maioria dos residentes da cidade. [95]

Repercussões posteriores e desculpas Editar

Em 7 de julho de 2004, em resposta a ataques verbais em Liverpool a Wayne Rooney, pouco antes de sua transferência do Everton para o Manchester United, que havia vendido sua história de vida para O sol, o jornal dedicou um editorial de página inteira a um pedido de desculpas pelo "erro terrível" de sua cobertura de Hillsborough e argumentou que Rooney (que tinha apenas três anos na época de Hillsborough) não deveria ser punido por seus "pecados passados". Em janeiro de 2005, O sol Graham Dudman, editor-chefe da empresa, admitindo que a cobertura de Hillsborough foi "o pior erro da nossa história", acrescentou: "O que fizemos foi um erro terrível. Foi um artigo terrível, insensível, horrível, com um título terrível, mas o que nós fizemos também dizer é: nós pedimos desculpas por isso, e toda a equipe sênior aqui agora é completamente diferente da equipe que publicou o jornal em 1989. " [96]

Em maio de 2006, Kelvin MacKenzie, sol editor na época do desastre de Hillsborough, voltou ao jornal como colunista. Além disso, em 11 de janeiro de 2007, MacKenzie afirmou, enquanto um painelista da BBC1 Questão de tempo, que o pedido de desculpas que ele fez sobre a cobertura foi vazio, imposto a ele por Rupert Murdoch. MacKenzie afirmou ainda que não lamentava "por dizer a verdade", mas admitiu não saber se alguns torcedores do Liverpool urinaram na polícia ou roubaram as vítimas. [97]

Em 12 de setembro de 2012, após a publicação do relatório oficial sobre o desastre usando documentos do governo anteriormente retidos, que oficialmente exoneraram os torcedores do Liverpool presentes, MacKenzie emitiu a seguinte declaração:

Hoje eu ofereço minhas profusas desculpas ao povo de Liverpool por essa manchete. Eu também fui totalmente enganado. Vinte e três anos atrás, recebi uma cópia de uma agência de notícias respeitável em Sheffield [White's] em que um policial sênior e um MP local sênior [Sheffield Hallam MP Irvine Patnick] estavam fazendo sérias alegações contra os fãs no estádio. Eu não tinha absolutamente nenhuma razão para acreditar que essas figuras de autoridade mentiriam e enganariam sobre tal desastre. Como o primeiro-ministro deixou claro, essas alegações eram totalmente falsas e faziam parte de uma conspiração combinada de policiais para desacreditar os apoiadores, transferindo assim a culpa pela tragédia de si mesmos. Demorou mais de duas décadas, 400.000 documentos e uma investigação de dois anos para descobrir, para meu horror, que teria sido muito mais preciso se eu tivesse escrito o título "As mentiras" em vez de "A verdade". Publiquei de boa fé e lamento que tenha sido tão errado.

Trevor Hicks, presidente do Hillsborough Family Support Group, rejeitou o pedido de desculpas do Sr. MacKenzie como "muito pequeno, muito tarde", chamando-o de "canalha, canalha inteligente, mas canalha". [98]

Após a publicação do relatório O sol pediu desculpas na primeira página, sob o título "A Verdadeira Verdade". Com o editor do jornal na época, Dominic Mohan, acrescentando abaixo:

É uma versão dos acontecimentos que há 23 anos O sol concordamos e por isso estamos profundamente envergonhados e profundamente arrependidos. Cooperamos totalmente com o The Hillsborough Independent Panel e publicaremos relatórios de suas descobertas no jornal de amanhã. Também refletiremos nosso profundo sentimento de vergonha. [99]

Mais de 30 anos depois, o jornal continua sendo amplamente evitado em Merseyside e pelos torcedores do Liverpool que vivem em outras partes da Grã-Bretanha. [100] Em fevereiro de 2017, o Liverpool FC bloqueou o acesso de sol jornalistas ao seu estádio e campo de treinamento, proibindo-os de cobertura in loco de jogos e participação direta em coletivas de imprensa. O jornal disse que a decisão "é ruim para os torcedores e ruim para o futebol". [101]

O jornal foi proibido por Everton F.C. em abril depois O sol publicou uma coluna do ex-editor Kelvin MacKenzie um dia antes do 28º aniversário do desastre, que incluía uma passagem sobre o jogador de futebol Ross Barkley que foi considerada "terrível e indefensável" e incluía um epíteto racista e insultos contra o povo de Liverpool. [102] Acesso aos terrenos e instalações do clube para sol repórteres foram bloqueados. O prefeito de Liverpool, Joe Anderson, descreveu o artigo como uma "desgraça" e uma "calúnia" contra a cidade. [103] MacKenzie foi suspenso como colaborador do jornal no dia da publicação. [104]

Edição dos anos 90

O sol permaneceu leal a Thatcher até sua renúncia em novembro de 1990, [106] apesar da queda da popularidade do partido no ano anterior após a introdução do poll tax (oficialmente conhecido como Community Charge). Esta mudança na forma como o governo local é financiado foi veementemente apoiada pelo jornal, apesar da oposição generalizada (alguns de parlamentares conservadores), que é vista como tendo contribuído para a queda de Thatcher. O imposto foi rapidamente revogado por seu sucessor John Major, a quem O sol inicialmente apoiado com entusiasmo, [107] acreditando que o ex-chanceler do Tesouro era um thatcherista radical.

No dia da eleição geral de 9 de abril de 1992, sua manchete de primeira página, resumindo sua antipatia para com o líder trabalhista Neil Kinnock, dizia "Se Kinnock ganhar hoje, a última pessoa a deixar a Grã-Bretanha, por favor, apague as luzes". Dois dias depois O sol estava tão convencido de que sua primeira página havia trazido uma eleição apertada para os conservadores que declarou "Foi o Sol que Venceu".

O sol liderado com a manchete "Agora todos nós fomos ferrados pelo gabinete" com uma referência à Quarta-feira Negra em 17 de setembro de 1992, e a exposição, alguns meses antes, de um caso extraconjugal no qual o Ministro do Gabinete David Mellor estava envolvido. [108] Um mês depois, em 14 de outubro, atacou Michael Heseltine pelo fechamento de uma mina de carvão em massa.

Apesar de sua oposição inicial aos fechamentos, até 1997, o jornal pediu repetidamente a implementação de novas políticas thatcheristas, como a privatização do Royal Mail, [109] [ verificação necessária ] e cortes na previdência, com lideranças como "Peter Lilley tem razão, não dá para continuar assim". [110] [ verificação necessária ] O jornal mostrou hostilidade à União Europeia (UE) e aprovação de cortes de gastos públicos, cortes de impostos e promoção de ministros de direita ao gabinete, com líderes como "More of the Redwood, não Deadwood". [111]

O sol atacou o líder trabalhista John Smith em fevereiro de 1994, por dizer que mais tropas britânicas deveriam ser enviadas para a Bósnia. O sol O comentário foi que "Os únicos radicais sérios na política britânica hoje em dia são os gostos de Redwood, Lilley e Portillo". [112] [ verificação necessária Ele também expressou gradualmente sua amarga desilusão com John Major como primeiro-ministro, com manchetes como "Que idiotas fomos por apoiar John Major". [113]

Entre 1994 e 1996, O sol a circulação atingiu o pico. Sua maior venda média ocorreu na semana encerrada em 16 de julho de 1994, quando o valor diário foi de 4.305.957. A maior venda de um dia de todos os tempos foi em 18 de novembro de 1995 (4.889.118), embora o preço de capa tenha sido reduzido para 10p. A maior venda de um dia pelo preço total foi em 30 de março de 1996 (4.783.359). [114]

Em 22 de janeiro de 1997, O sol acusou o chanceler sombra Gordon Brown de roubar as ideias dos conservadores ao declarar: "Se tudo o que ele está oferecendo é a restrição financeira dos conservadores, por que não votar pela coisa real?" [115] e chamou o imposto sobre lucros inesperados, que mais tarde foi imposto pelo governo trabalhista, "equivocado". [116] Em fevereiro de 1997, disse a Sir Edward Heath MP para renunciar por apoiar um salário mínimo nacional. [117]

Suporte para nova edição de mão de obra

O sol mudou o apoio ao Partido Trabalhista em 18 de março de 1997, seis semanas antes da vitória da Eleição Geral, que viu o líder do Novo Trabalhismo Tony Blair se tornar primeiro-ministro com uma grande maioria parlamentar, apesar de o jornal ter atacado Blair e o Novo Trabalhismo até um mês antes. A manchete da primeira página dizia THE SUN BACKS BLAIR e o editorial da primeira página deixava claro que, embora ainda se opusesse a algumas políticas do Novo Trabalhismo, como o salário mínimo e devolução, acreditava que Blair era "a lufada de ar fresco neste grande país precisa". [118] Os conservadores de John Major, dizia, estavam "cansados, divididos e sem leme". [118] Blair, que alterou radicalmente a imagem e as políticas de seu partido, observando a influência que o jornal poderia ter sobre o pensamento político de seus leitores, o cortejou (e Murdoch) por algum tempo, concedendo entrevistas exclusivas e escrevendo colunas.

Em troca do apoio de Rupert Murdoch, Blair concordou em não aderir ao Mecanismo de Taxa de Câmbio Europeu, do qual John Major havia retirado o país em setembro de 1992, depois de apenas dois anos. [119] O Ministro de Gabinete Peter Mandelson foi "exposto" por Matthew Parris (um ex- sol colunista) na BBC TV Noite de notícias em novembro de 1998. Julgando mal a resposta do público, O sol O editor de David Yelland exigiu saber em um editorial de primeira página se a Grã-Bretanha era governada por uma "máfia gay" de um "mundo fechado de homens com interesses próprios mútuos". Três dias depois, o jornal se desculpou em outro editorial que dizia O sol nunca mais revelaria a sexualidade de uma pessoa, a menos que pudesse ser defendida com base no "interesse público avassalador".

Em 2003, o jornal foi acusado de racismo pelo governo por suas críticas ao que entendia como a política de "portas abertas" para a imigração. Os ataques vieram do porta-voz do primeiro-ministro, Alastair Campbell, e do secretário do Interior, David Blunkett (mais tarde, um sol colunista). O jornal refutou a alegação, acreditando que não era racista sugerir que uma "maré" de imigrantes ilegais descontrolados estava aumentando o risco de ataques terroristas e doenças infecciosas. Não ajudou em nada publicando uma matéria de primeira página em 4 de julho de 2003, sob o título "Swan Bake", que afirmava que os requerentes de asilo estavam matando e comendo cisnes. Mais tarde, provou não ter base nos fatos. Subseqüentemente, O sol publicou uma sequência intitulada "Agora eles estão atrás de nossos peixes!". Na sequência de uma decisão da Comissão de Reclamações de Imprensa, um "esclarecimento" foi finalmente impresso, na página 41. [120] Em 2005 O sol publicou fotos do príncipe Harry vestindo uma fantasia nazista em uma festa à fantasia. As fotos causaram indignação em todo o mundo e a Clarence House foi forçada a emitir uma declaração em resposta se desculpando por qualquer ofensa ou constrangimento causado. [121]

Apesar de ser um crítico persistente de algumas das políticas do governo, o jornal apoiou o Trabalhismo nas duas eleições subsequentes em que o partido ganhou. Para as eleições gerais de 2005, O sol apoiou Blair e o Trabalhismo por uma terceira vitória eleitoral consecutiva e prometeu dar a ele "uma última chance" de cumprir suas promessas, apesar de repreendê-lo por várias fraquezas, incluindo a falha no controle da imigração. No entanto, falou de sua esperança de que os conservadores (liderados por Michael Howard) um dia estivessem em condições de retornar ao governo. [53] Esta eleição (Blair havia declarado que seria sua última como primeiro-ministro) resultou na terceira vitória consecutiva do Partido Trabalhista, mas com uma maioria muito reduzida. [122]

Questões editoriais e de produção na edição dos anos 2000

Quando Rebekah Wade (agora Brooks) se tornou editora em 2003, pensou-se que a página 3 poderia ser abandonada. Wade tentou persuadir David Yelland, seus predecessores imediatos no trabalho, a descartar o filme, mas uma modelo que compartilhava seu primeiro nome foi usada em seu primeiro dia no posto. [123]

Em 22 de setembro de 2003, o jornal pareceu avaliar mal o humor público em torno da saúde mental, bem como seu afeto pelo ex-campeão mundial de boxe peso-pesado Frank Bruno, que havia sido internado no hospital, quando a manchete "Bruno enlouquecido preso" apareceu no primeira página das primeiras edições. A reação adversa, assim que o jornal chegou às ruas na noite de 21 de setembro, fez com que a manchete da segunda edição do jornal fosse mudada para o mais simpático "Bruno triste em lar mental". [124]

O sol tem sido abertamente antagônico a outras nações europeias, particularmente os franceses e alemães. Durante as décadas de 1980 e 1990, as nacionalidades eram rotineiramente descritas em textos e manchetes como "sapos", "krauts" ou "hun". Como o jornal se opõe à UE, ele se referiu a líderes estrangeiros que considerou hostis ao Reino Unido em termos nada lisonjeiros. O ex-presidente Jacques Chirac da França, por exemplo, recebeu a marca de "le Worm". Uma foto nada lisonjeira da chanceler alemã Angela Merkel, tirada da retaguarda, trazia a manchete "Sou Grande no Bumdestag" (17 de abril de 2006).

Embora O sol foi franco contra o racismo dirigido à atriz de Bollywood Shilpa Shetty no reality show da televisão Grande Irmão Celebridade durante 2007, o jornal colocou a legenda de uma foto em seu site, de um vídeo pop com tema de Bollywood, de Hilary Duff, "Hilary PoppaDuff", [125] um insulto muito semelhante ao dirigido a Shetty.

Em 7 de janeiro de 2009, O sol publicou uma história exclusiva de primeira página afirmando que os participantes de uma discussão no Ummah.com, um fórum muçulmano britânico na Internet, fizeram uma "lista de ódio" de judeus britânicos a serem alvos de extremistas durante a Guerra de Gaza. Foi alegado que "Aqueles listados [no fórum] deveriam tratá-lo muito a sério. Espere uma campanha de ódio e intimidação de 20 ou 30 bandidos." Revista do Reino Unido Olho privado afirmou que Glen Jenvey, um homem citado por O sol como um especialista em terrorismo, que postou no fórum sob o pseudônimo de "Abuislam", foi o único membro do fórum a promover uma campanha de ódio, enquanto outros membros promoveram a defesa pacífica, como escrever "cartas educadas". A história já foi removida de O sol site da Web na sequência de queixas à Press Complaints Commission do Reino Unido. [126]

Em 9 de dezembro de 2010, O sol publicou uma matéria de primeira página afirmando que o grupo terrorista Al-Qaeda havia ameaçado um ataque terrorista à Granada Television em Manchester para interromper o episódio da novela Rua da Coroação para ser transmitido ao vivo naquela noite. O jornal citou fontes não identificadas, alegando que "os policiais estão jogando um anel de aço em torno do episódio ao vivo desta noite de Rua da Coroação sobre temores de que tenha sido alvo da Al-Qaeda. "[127] Mais tarde naquela manhã, no entanto, a Polícia da Grande Manchester negou categoricamente ter" sido informada de qualquer ameaça da Al-Qaeda ou de qualquer outra organização proibida. "[128] O sol publicou uma pequena correção em 28 de dezembro, admitindo que "embora o elenco e a equipe fossem submetidos a revistas de corpo inteiro, não havia nenhuma ameaça específica da Al-Qaeda como relatamos." [129] O pedido de desculpas foi negociado pela Comissão de Reclamações da Imprensa. [130] Para o dia seguinte aos ataques na Noruega de 2011, O sol produziu uma primeira edição culpando a al-Qaeda pelo massacre em sua primeira página. Mais tarde, foi revelado que o autor do crime era Anders Behring Breivik, um terrorista de extrema direita da Noruega. [132]

Em janeiro de 2008, as impressoras Wapping imprimiram O sol pela última vez e a impressão de Londres foi transferida para Waltham Cross no Borough of Broxbourne em Hertfordshire, [133] onde a News International construiu o que é considerado o maior centro de impressão da Europa com 12 impressoras. O site também produz Os tempos e Sunday Times, Daily Telegraph e Sunday Telegraph, Wall Street Journal Europe (também um jornal de Murdoch), o London Evening Standarde jornais locais. A impressão do norte havia sido trocada anteriormente para uma nova fábrica em Knowsley em Merseyside e no Scottish Sun para outra nova fábrica em Motherwell perto de Glasgow. Os três centros de impressão representam um investimento de £ 600 milhões da NI e permitiram que todos os títulos fossem produzidos com todas as páginas em cores a partir de 2008. A fábrica de Waltham Cross é capaz de produzir um milhão de cópias por hora de um tablóide de 120 páginas.

No início de 2011, a empresa desocupou o complexo Wapping, que em novembro de 2011 foi colocado no mercado por cerca de £ 200 milhões. Em maio de 2012, foi relatado que o site Wapping foi vendido por £ 150 milhões para St George, parte do Berkeley Group Holdings. [134]

2009: O sol retorna à edição dos conservadores

Politicamente, a posição do jornal foi menos clara sob o primeiro-ministro Gordon Brown, que sucedeu Blair em junho de 2007. Seus editoriais criticavam muitas das políticas de Brown e freqüentemente apoiavam mais as do líder conservador David Cameron. Rupert Murdoch, chefe da O sol A empresa controladora News Corporation, falando em uma reunião de 2007 com o Comitê de Comunicações da Câmara dos Lordes, que estava investigando a propriedade da mídia e as notícias, disse que ele atua como um "proprietário tradicional". Isso significa que ele exerce controle editorial sobre questões importantes, como que partido político apoiar em uma eleição geral ou que política adotar na Europa. [135]

Com as controvérsias do "Broken Britain" sobre questões como crime, imigração e falhas no serviço público nas notícias, em 30 de setembro de 2009, após o discurso de Brown na Conferência do Partido Trabalhista, O sol, sob o banner "Labour's Lost It", anunciou que não apoiava mais o Partido Trabalhista: [136] "O sol acredita - e reza - que a liderança conservadora pode colocar os grandes de volta na Grã-Bretanha ". [137]

Naquele dia, na Conferência do Partido Trabalhista, o líder sindical Tony Woodley respondeu rasgando uma cópia dessa edição do O sol, comentando como o fez em referência à controvérsia do jornal Hillsborough Disaster: "Em Liverpool, aprendemos há muito tempo o que fazer". [138] Um ataque a Gordon Brown saiu pela culatra nessa época. Depois de criticá-lo por digitar errado o nome da mãe de um soldado morto, O sol foi então forçado a se desculpar por escrever o mesmo nome incorretamente em seu site. [139]

o Scottish Sun não apoiou nem o Trabalhismo nem os Conservadores, com seu editorial afirmando que "ainda não foi convencido" pela oposição conservadora, e o editor David Dinsmore perguntando em uma entrevista "o que David Cameron vai fazer pela Escócia?". [140] [141] Dinsmore também afirmou que o jornal apoiava a União, e era improvável que apoiasse o Partido Nacional Escocês.

Durante a campanha para as eleições gerais de 2010, O Independente publicou anúncios declarando que "Rupert Murdoch não decidirá esta eleição - você sim". Em resposta, James Murdoch e Rebekah Wade "apareceram sem aviso prévio e sem convite na redação" do Independente, e teve uma conversa enérgica com seu editor Simon Kelner. [142] Vários dias depois, o Independente relatado O sol O fracasso da empresa em relatar seu próprio resultado da pesquisa YouGov, que dizia que "se as pessoas pensassem que o partido de Clegg tinha uma chance significativa de vencer as eleições", os democratas liberais ganhariam 49% dos votos, e com isso uma maioria esmagadora. [143]

No dia da eleição (6 de maio de 2010), O sol exortou seus leitores a votarem nos conservadores "modernos e positivos" de David Cameron para salvar a Grã-Bretanha do "desastre" que o jornal pensava que o país enfrentaria se o governo trabalhista fosse reeleito. A eleição terminou no primeiro parlamento suspenso após uma eleição de 36 anos, com os conservadores ganhando a maioria dos assentos e votos, mas ficando 20 assentos abaixo da maioria geral. Eles finalmente chegaram ao poder em 11 de maio, quando Gordon Brown deixou o cargo de primeiro-ministro, abrindo caminho para David Cameron se tornar primeiro-ministro ao formar uma coalizão com os liberais democratas. [144]

Em 24 de agosto de 2012, O sol gerou polêmica ao publicar fotos do Príncipe Harry tiradas em um ambiente privado com amigos durante as férias em Las Vegas, nos Estados Unidos. Embora outros jornais britânicos não tenham publicado as fotos em deferência à privacidade dos membros da Família Real, a equipe editorial do O sol alegou que foi um movimento para testar a percepção da Grã-Bretanha sobre a liberdade de imprensa. Nas fotos, que foram publicadas na internet mundialmente, o príncipe Harry estava nu. [145]

Desde 2010 Editar

Fallout do Notícias do mundo escândalo Editar

Seguindo o Notícias do mundo caso de hacking de telefone que levou ao fechamento daquele jornal em 10 de julho de 2011, especulou-se que o News International lançaria uma edição de domingo do O sol para substituir o Notícias do mundo. [146] Os URLs da internet sunonsunday.co.uk, thesunonsunday.co.uk e thesunonsunday.com foram registrados em 5 de julho de 2011 pela News International Newspapers Limited. [147] Um URL semelhante sunonsunday.com não é afiliado, tendo sido registrado na Itália em 24 de setembro de 2007.

Em 18 de julho de 2011, o grupo LulzSec invadiu O sol no site da Web, onde postaram uma notícia falsa sobre a morte de Rupert Murdoch antes de redirecionar o site para sua página no Twitter. O grupo também direcionou o site de Os tempos. [148]

Um repórter trabalhando para O sol foi preso e levado para uma delegacia de polícia no sudoeste de Londres em 4 de novembro de 2011. O homem foi a sexta pessoa a ser presa no Reino Unido sob a investigação legal relacionada à News International, Operação Elveden. [149] Em janeiro de 2012, dois atuais e dois ex-funcionários foram presos. A partir de 18 de janeiro de 2013, 22 sol jornalistas foram presos, incluindo seu repórter policial Anthony France.

Em 28 de janeiro de 2012, a polícia prendeu quatro funcionários atuais e ex-funcionários de O sol, [150] como parte de uma investigação em que jornalistas pagaram policiais para obter informações, um policial também foi preso na investigação. o sol os funcionários presos foram o editor policial Mike Sullivan, o chefe de notícias Chris Pharo, o ex-editor-adjunto Fergus Shanahan e o ex-editor-chefe Graham Dudman, que desde então se tornou colunista e redator de mídia. Todos os cinco detidos foram detidos por suspeita de corrupção. A polícia também fez buscas nos escritórios da News International, os editores da O sol, como parte de uma investigação contínua sobre o Notícias do mundo escândalo. [151] [152]

Em 11 de fevereiro de 2012, cinco jornalistas seniores em O sol foram presos, incluindo o editor-adjunto, como parte da Operação Elveden (a investigação sobre pagamentos a funcionários públicos do Reino Unido). [153]

Coincidindo com uma visita a O sol Redação em 17 de fevereiro de 2012, Murdoch anunciou por e-mail que os jornalistas presos, que haviam sido suspensos, voltariam ao trabalho, pois nada havia sido provado contra eles. [10] Ele também disse à equipe no e-mail que O sol no domingo seria lançado "muito em breve" [10], foi lançado em 26 de fevereiro de 2012. [154]

Em 27 de fevereiro de 2012, um dia após a estreia de O sol no domingo, A vice-comissária assistente Sue Akers disse ao Leveson Inquiry que a polícia estava investigando uma "rede de funcionários corruptos" como parte de suas investigações sobre pirataria telefônica e corrupção policial. Ela disse que as evidências sugerem uma "cultura de pagamentos ilegais" em O sol autorizado em um nível sênior. [155]

Edição gratuita da Copa do Mundo de 2014

Em 12 e 13 de junho de 2014, para empatar com o início do torneio de futebol da Copa do Mundo de 2014, uma edição especial gratuita da O sol foi distribuído pelo Royal Mail a 22 milhões de lares na Inglaterra. [156] A promoção, que não incluía um modelo de topless, foi anunciada em meados de maio e foi considerada a primeira edição gratuita de um jornal nacional do Reino Unido. [157]

O boicote em Merseyside após a cobertura do jornal do desastre de Hillsborough em 1989 significou que as cópias não foram despachadas para áreas com código postal de Liverpool. [158] Funcionários do Royal Mail em Merseyside e áreas circunvizinhas receberam dispensa especial de seus gerentes para permitir que eles não lidassem com a publicação "caso a caso". [158]

Os principais líderes do partido, David Cameron, Nick Clegg e Ed Miliband, foram retratados segurando uma cópia da edição especial em material publicitário. [159] A decisão de Miliband de posar com uma cópia de O sol recebeu uma forte resposta. [160] [161] Organizações que representam os parentes das vítimas de Hillsborough descreveram a ação de Miliband como uma "desgraça absoluta" [162] e ele enfrentou críticas também dos parlamentares trabalhistas de Liverpool e do prefeito trabalhista da cidade, Joe Anderson. [163] Um comunicado foi emitido em 13 de junho explicando que Miliband "estava promovendo a candidatura da Inglaterra para ganhar a Copa do Mundo", embora "ele compreenda a raiva que muitas pessoas em Merseyside sentem em relação ao Sol sobre Hillsborough e lamenta por aqueles que se sentem ofendidos. " [162] [164]

Promovido como "uma celebração sem remorso da Inglaterra", a edição especial da O sol correu para 24 páginas. [156]

Colapso do julgamento de Tulisa por delitos de drogas Editar

Em 2 de junho de 2013, O sol no domingo publicou uma história de primeira página sobre a cantora e compositora Tulisa. [165] A primeira página dizia: "A vergonha do negócio de cocaína de Tulisa" esta história foi escrita por O sol no domingo o repórter disfarçado Mahzer Mahmood, que já havia trabalhado para o Notícias do mundo. Foi alegado que Tulisa apresentou três produtores de filmes (na verdade, Mahmood e dois outros sol jornalistas) a um traficante de drogas e fecharam um negócio de £ 800. [165] O subterfúgio envolveu levar a cantora a acreditar que ela estava sendo considerada para um papel em um filme de Bollywood de £ 8 milhões. [166]

Em seu julgamento subsequente, o caso contra Tulisa desmoronou no Southwark Crown Court em julho de 2014, com o juiz comentando que havia "motivos sólidos" para acreditar que Mahmood havia mentido em uma audiência antes do julgamento e tentado manipular as provas contra o co- réu Tulisa. [167] Tulisa foi inocentado de fornecer drogas Classe A. Após esses eventos, O sol divulgou um comunicado dizendo que o jornal "leva as observações do juiz muito a sério. Mahmood foi suspenso enquanto se aguarda uma investigação interna imediata". [168]

Julgamento de funcionários por má conduta em um cargo público Editar

Em outubro de 2014, o julgamento de seis funcionários seniores e jornalistas em O sol jornal começou. Todos os seis foram acusados ​​de conspirar para cometer má conduta em um cargo público. Eles incluíram O sol o chefe de notícias de Chris Pharo, que enfrentou seis acusações, enquanto o ex-editor-chefe Graham Dudman e ex-sol O vice-editor de notícias Ben O'Driscoll foi acusado de quatro acusações cada um. O repórter do distrito de Thames Valley Jamie Pyatt e o editor de imagens John Edwards foram acusados ​​de três acusações cada um, enquanto o ex-repórter John Troup foi acusado de duas acusações. O julgamento relacionou-se a pagamentos ilegais alegadamente feitos a funcionários públicos, com os promotores dizendo que os homens conspiraram para pagar funcionários de 2002 a 2011, incluindo policiais, agentes penitenciários e soldados. Eles foram acusados ​​de comprar informações confidenciais sobre a Família Real, figuras públicas e presidiários. Todos eles negaram as acusações. [169] Em 16 de janeiro de 2015, Troup e Edwards foram inocentados pelo júri de todas as acusações contra eles. O júri também inocentou parcialmente O'Driscoll e Dudman, mas continuou a deliberar sobre outras acusações enfrentadas por eles, bem como as acusações contra Pharo e Pyatt. [170] Em 21 de janeiro de 2015, o júri disse ao tribunal que não era capaz de chegar a veredictos unânimes em qualquer uma das acusações pendentes e foi informado pelo juiz, Richard Marks, que aceitaria veredictos por maioria. Pouco depois, um dos jurados enviou uma nota ao juiz e foi dispensado. O juiz disse aos 11 jurados restantes que seu colega estava "se sentindo mal e sob muita pressão e estresse pela situação em que se encontram" e que, nas circunstâncias, ele estava preparado para aceitar veredictos da maioria de "11 a zero ou 10 a 1 ". [171] Em 22 de janeiro de 2015, o júri foi dispensado depois de não chegar a veredictos sobre as acusações pendentes. O Crown Prosecution Service (CPS) anunciou que tentaria um novo julgamento. [172]

Em 6 de fevereiro de 2015, foi anunciado que o juiz Richard Marks seria substituído pelo juiz Charles Wide no novo julgamento. Dois dias antes, Marks havia enviado um e-mail ao advogado dos réus, dizendo-lhes: "Foi decidido (não por mim, mas pelos meus mais velhos e superiores) que não vou fazer o novo julgamento". Reportando a decisão em jornal do Reino Unido O guardião, Lisa O'Carroll escreveu: "Wide é o único juiz até agora a ter presidido um caso que viu a condenação de um jornalista em relação a alegações de pagamentos ilegais a funcionários públicos por histórias. O jornalista, que não pode ser nomeado por razões jurídicas, está apelando da sentença ". O advogado de defesa dos quatro jornalistas ameaçou levar a decisão de revisão judicial, com o advogado representando Pharo, Nigel Rumfitt QC, dizendo: "A maneira como isso aconteceu dá a impressão de que algo está acontecendo nos bastidores que deveria não tem acontecido nos bastidores e que deveria ter sido tratada com transparência ". Ele acrescentou que os réus estavam "extremamente preocupados" e "autorizados" a saber por que Marks estava sendo substituído por Wide. [173]

Em um teste separado, sol O repórter Nick Parker foi inocentado em 9 de dezembro de 2014 por auxiliar e incitar má conduta em um escritório público, mas foi considerado culpado por manusear um telefone celular roubado pertencente ao parlamentar trabalhista Siobhain McDonagh. [174]

Em 22 de maio de 2015, sol O repórter Anthony France foi considerado culpado de auxílio e cumplicidade de má conduta em um cargo público entre 2008 e 2011. O julgamento da França seguiu-se à Operação Elveden da Polícia Metropolitana de Londres, uma investigação em andamento sobre supostos pagamentos a policiais e oficiais em troca de informações. Ele pagou um total de mais de £ 22.000 para PC Timothy Edwards, um policial antiterrorismo baseado no aeroporto de Heathrow. O policial já havia se declarado culpado de improbidade em um cargo público e condenado a dois anos de prisão em 2014, mas o júri do julgamento da França não foi informado disso. Após a aprovação do veredicto de culpado, o oficial que liderou a Operação Elveden, o detetive-chefe superintendente Gordon Briggs, disse que a França e Edwards tinham um "relacionamento corrupto de longo prazo". [175]

A BBC informou que a França foi o primeiro jornalista a enfrentar julgamento e ser condenado pela Operação Elveden desde que o Crown Prosecution Service (CPS) revisou sua orientação em abril de 2015 para que os processos só fossem iniciados contra jornalistas que fizeram pagamentos a policiais durante um período de tempo. Como resultado da mudança na política do CPS, as acusações contra vários jornalistas que haviam feito pagamentos a outros tipos de funcionários públicos - incluindo funcionários públicos, trabalhadores da saúde e funcionários penitenciários - foram retiradas. [175] Em julho de 2015, Olho privado a revista relatou que, em uma audiência de custas em Old Bailey, O sol A empresa-mãe da empresa recusou-se a pagar os custos da acusação relativos ao julgamento da França, o que levou o juiz presidente a expressar sua "considerável decepção" com a situação. O juiz Timothy Pontius disse no tribunal que as ações ilegais da França faziam parte de um "procedimento claramente reconhecido em O sol", acrescentando que," Não pode haver dúvida de que a News International tem alguma medida de responsabilidade moral, senão de culpabilidade legal, pelos atos do réu ". Olho privado relatório observou que, apesar disso O sol A organização-mãe estava "considerando ações disciplinares" contra a França, ao mesmo tempo que se preparava para levar um caso ao Tribunal de Poderes de Investigação contra o Serviço de Polícia Metropolitana de Londres por suas ações relacionadas a ele e dois outros jornalistas. [176]

Fim do recurso da página 3 (janeiro de 2015) Editar

O sol defendeu a Página 3 por mais de 40 anos, com o (então) editor Dominic Mohan contando ao Leveson Inquiry sobre os padrões de imprensa, em fevereiro de 2012, que a "Página 3" era uma "instituição britânica inócua, considerada com afeto e tolerância". [177] Para marcar o 40º aniversário do filme, a autora feminista Germaine Greer escreveu um artigo em O sol em 18 de novembro de 2010, publicado com o título: "Se eu perguntar ao meu biscateiro o que ele ganha na página 3, ele me diz simplesmente: 'Isso me alegra'". [178]

Em agosto de 2013, The Irish Sun acabou com a prática de apresentar modelos de topless na página 3. [179] O principal jornal foi relatado como tendo seguido em 2015 a edição de 16 de janeiro, supostamente a última a publicar tais fotografias, após uma reportagem em Os tempos fez tal afirmação. [180] [181] Após uma cobertura substancial na mídia sobre uma suposta mudança na política editorial, a página 3 voltou ao seu formato usual em 22 de janeiro de 2015. [182] Algumas horas antes da publicação da edição, o chefe de RP do O jornal disse que o suposto fim da página 3 foi apenas "especulação". [183]

Com exceção da edição de 22 de janeiro, o convencional Page 3 recurso de um modelo topless não voltou e está efetivamente encerrado. [184]

Acusações de xenofobia Editar

Em 17 de abril de 2015, O sol A colunista Katie Hopkins chamou os migrantes para a Grã-Bretanha de "baratas" e "humanos selvagens" e disse que eles estavam "se espalhando como o norovírus". [185] [186] Seus comentários foram condenados pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. Em uma declaração divulgada em 24 de abril de 2015, o Alto Comissário Zeid Ra'ad Al Hussein afirmou que Hopkins usou "uma linguagem muito semelhante à empregada por Ruanda Kangura jornal e Radio Mille Collines durante a corrida para o genocídio de 1994 ", e observou que ambas as organizações de mídia foram posteriormente condenadas por um tribunal internacional de incitação pública para cometer genocídio. [187]

Em agosto de 2017, O sol publicou uma coluna de Trevor Kavanagh que questionava quais ações a sociedade britânica deveria tomar para lidar com "O Problema Muçulmano". Numerosas fontes sugeriram que a coluna usava uma linguagem que lembra a propaganda nazista e frases nazistas. [188] Uma queixa conjunta foi feita à Independent Press Standards Organization pelo Conselho de Deputados dos Judeus Britânicos, Tell MAMA e Faith Matters. Uma declaração dos grupos disse: "A impressão da frase 'O Problema Muçulmano' - particularmente com maiúsculas e itálico para dar ênfase - em um jornal nacional estabelece um precedente perigoso e remete ao uso da frase 'O problema Judaico 'no século passado, ao qual os nazistas responderam com' A Solução Final '- o Holocausto ”. [189] Um grupo multipartidário de mais de 100 parlamentares dos conservadores, trabalhistas, liberais democratas e verdes assinou posteriormente uma carta ao editor do O sol exigindo ação sobre a coluna. A carta afirmava que os parlamentares "estavam verdadeiramente indignados com o ódio e a intolerância" na coluna de Kavanagh. [190] Em comparação, em 2019, O sol publicou várias histórias em apoio aos cristãos. Cobriu a perseguição global aos cristãos, enviou um repórter ao Bruderhof por um dia e cobriu a história de um médico que perdeu o emprego por se recusar a aceitar o gênero preferido de um paciente. [191] [192] [193]

Brexit Edit

Em 9 de março de 2016, O sol A primeira página de 'proclamava que a Rainha Elizabeth II estava apoiando o Brexit, um termo comum para a retirada britânica da União Europeia. Afirmou que em 2011 no Castelo de Windsor, enquanto almoçava com o vice-primeiro-ministro Nick Clegg, o monarca criticou o sindicato. Clegg negou que a Rainha tenha feito tal declaração, e um porta-voz do Palácio de Buckingham confirmou que uma queixa foi feita à Independent Press Standards Organization sobre uma violação das diretrizes relacionadas à exatidão. [194]

O sol endossou oficialmente a campanha de licença no referendo britânico para permanecer ou sair da União Europeia em 23 de junho de 2016, exortando seus leitores a votarem para que o Reino Unido deixe a UE. [195] O título de primeira página "BeLeave in Britain" estava presente apenas em cópias distribuídas nas edições da Inglaterra e do País de Gales para a Escócia, Irlanda do Norte (e a República da Irlanda) conduzidas em outros tópicos. [196]

Em 4 de abril de 2017, O sol imprimiu um título "Up Yours, Senors" (referência cruzada com o título de 1990 "Up Yours, Delors" em relação ao ECU). Foi em relação a disputas sobre a soberania de Gibraltar após o referendo da UE. As páginas do meio apresentavam um pôster com a mensagem "Tire as mãos da rocha". [197]

Editar novo design do site

Em junho de 2016, uma reformulação do O sol o site de foi lançado. [198]

Jovem atriz sexualizadora Editar

Em junho de 2018, O sol provocou polêmica após criticar o vestido usado por uma atriz de 17 anos, Isobel Steele, no British Soap Awards. O jornal criticou Steele por sua decisão de "cobrir da cabeça aos pés" e disse a ela para "mostrar um pouco de carne". O jornal e a jornalista responsável pela matéria, Tracey Lea Sayer, posteriormente se desculparam. Sayer relatou que, quando escreveu o artigo, não sabia da idade de Steele. [199]

Ben Stokes e Gareth Thomas Editar

Em setembro de 2019, O sol foi fortemente criticado por uma reportagem de manchete sobre a família do jogador de críquete Ben Stokes. Tom Harrison, presidente-executivo do Conselho de Críquete da Inglaterra e País de Gales (BCE), afirmou estar "enojado e horrorizado" com as ações do jornal. A história gerou uma declaração de Stokes, chamando o artigo de "a forma mais inferior de jornalismo" que tratou de "eventos profundamente pessoais e traumáticos" que afetaram sua família baseada na Nova Zelândia há mais de 30 anos. O sol defendeu seu jornalismo apontando que havia recebido a cooperação de um membro da família, comentou que os eventos descritos eram "um assunto de registro público" e "assunto de ampla publicidade de primeira página na Nova Zelândia na época". [200]

Quando o jogador de rúgbi galês Gareth Thomas disse à BBC Radio 5 Live que um jornalista não identificado revelou sua sorologia para o HIV a seus pais antes que ele mesmo tivesse a oportunidade de fazê-lo. [201] Embora Thomas tenha se recusado a nomear o jornal envolvido, ele disse "todos saberão, especialmente nos últimos tempos", liderando o Press Gazette para sugerir que poderia ser O sol, com base na cobertura da Stokes. [201]

Edição da eleição da liderança conservadora de 2019

Suspensão de uso por edição da Wikipedia

Em 2019, O sol foi preterido como fonte não confiável pela comunidade da Wikipedia. [203]

Editar incidente de conspiração de extrema direita

Em dezembro de 2019, Do sol o editor político, Tom Newton Dunn, escreveu um artigo para o jornal intitulado "Hijacked Labor", alegando que "Jeremy Corbyn está no centro de uma rede extraordinária de extremistas de extrema esquerda reunidos por ex-oficiais da inteligência britânica", uma rede que vai desde Ash Sarkar, colaborador da Novara Media, para o filósofo francês Michel Foucault, morto desde 1984, que supostamente puxava os cordões de Corbyn.[204] Posteriormente, foi descoberto que as fontes finais para esta alegação incluíam os sites anti-semitas de extrema direita o Relatório do Milênio e Unidade Ariana. As alegações foram descritas pelo autor Daniel Trilling como "uma teoria da conspiração de extrema direita". [205] A revista de esquerda Tribuna sugeriu que tais artigos poderiam fazer com que jornalistas ou membros da esquerda política fossem agredidos ou mesmo mortos. [206] Mais tarde no mesmo dia em que o artigo foi publicado, ele também foi excluído, sem comentários do jornal ou de Newton Dunn. [205] [207] [208]

Na eleição de dezembro de 2019 O sol endossou o Partido Conservador. [209]

Caroline Flack Editar

Em 14 de fevereiro de 2020, um dia antes de Caroline Flack ser encontrada morta em seu apartamento em Stoke Newington, O sol publicou um artigo sobre um cartão "brutal" do Dia dos Namorados zombando de Flack em seu site. Não está claro quando o artigo, que foi substituído por uma advertência legal na noite de sábado - em meio a preocupações sobre como a mídia lidou com a cobertura de sua prisão - foi retirado. [210] Dias após a morte de Flack, mais de 200.000 pessoas assinaram uma petição pedindo um inquérito do governo na imprensa britânica e a hashtag #DontBuyTheSun começou a ser tendência no Twitter. [211]

J. K. Rowling Editar

Em junho de 2020, pouco depois de J. K. Rowling publicar um blog no qual descreveu seu primeiro casamento como "violento", O sol entrevistou Jorge Arantes, o ex-marido de Rowling, e publicou um artigo de primeira página intitulado "Eu dei um tapa em JK e não sinto muito". Em resposta, várias instituições de caridade para abusos domésticos criticaram o jornal por lidar com a história. A assessoria de imprensa Ipso informou ter recebido mais de 500 reclamações sobre o artigo. [212] O artigo também foi criticado por políticos britânicos com o parlamentar da oposição trabalhista Jess Phillips chamou a manchete de "horrível", e Ed Davey, o líder interino dos liberais democratas, acrescentando: "Este relatório é inaceitável, glorifica a violência doméstica e deprecia o milhões de vítimas de violência doméstica. " [213]

O sol dominou os números de circulação de jornais diários no Reino Unido desde o final dos anos 1970, às vezes ultrapassando facilmente seus rivais mais próximos, o Espelho diário e a Correio diário. Por um breve período no final dos anos 1990 e no início dos anos 2000, essa vantagem era de mais de um milhão de cópias por dia. O declínio sustentado começou em 2004, em linha com o jornalismo impresso como um todo, e perdeu mais de um milhão de cópias de seus números diários no período de seis anos de 2012 a 2018. O sol O longo prazo da empresa no topo foi finalmente quebrado em fevereiro de 2018, quando foi anunciado que a circulação do Metro o jornal o ultrapassou pela primeira vez. No entanto, continua a ser o jornal mais vendido no Reino Unido. [214]

Em fevereiro de 2020, foi revelado que as vendas diárias de O sol havia caído 8%, para 1,38 milhão no ano até julho, mas na época a publicação continuava sendo o papel pago mais vendido do Reino Unido. O sol no domingo vendeu em média 1,16 milhão de cópias por semana, 111.000 a menos que no ano anterior. [215] Jornais do News Group relataram que O sol perdeu £ 68 milhões em 2019 com as vendas caindo, pois a empresa continuou a lidar com os custos decorrentes do escândalo de hackeamento de telefones. [215]

Em abril de 2020, a News UK instruiu o Audit Bureau of Circulations que seus dados de circulação deveriam ser mantidos em sigilo e só seriam compartilhados com agências de publicidade em sigilo. [216] Em maio de 2020, o O sol o período de 42 anos como o jornal mais vendido chegou ao fim quando eclipsado pelo Correio diário. [217]

No ano que terminou em junho de 2020, o jornal divulgou uma perda de £ 202 milhões antes dos impostos, um aumento significativo de £ 67,8 milhões no ano anterior. A maior parte da perda, 80%, foi considerada como resultado de pagamentos por danos causados ​​por invasão de telefones, embora a receita de vendas e publicidade tenha sido afetada pela pandemia COVID-19. O valor do jornal foi reduzido em ₤ 84 milhões, com efeito a zero, com a empresa acreditando que O sol e Sol no domingo não vai voltar a crescer. [218] [219]

    (1964-1965, ex-editor do Daily Herald antes da mudança de nome) (1965-1969) (1969-1972) (1972-1975 Lamb foi diretor editorial, supervisionando tanto o sol e Notícias do mundo)
  • Larry Lamb (1975–1980 Lamb tirou um ano sabático obrigatório de seis meses antes de ser demitido por Murdoch) (1981–1994) (1994–1998) (1998–2003), 2003–2009) (2009–2013) (2013–2015) [220] (2015-2020) [3] (2020-presente)

Eleições gerais do Reino Unido Editar

Inglaterra / País de Gales Escócia
Eleições gerais de 1966 Trabalho Nenhuma edição separada [221]
Eleição geral de 1970 Trabalho
Eleições gerais de fevereiro de 1974 Conservador
Eleições gerais de outubro de 1974 Trabalho
Eleições gerais de 1979 Conservador
Eleições gerais de 1983 Conservador
Eleições gerais de 1987 Conservador Conservador
Eleições gerais de 1992 Conservador Conservador
Eleições gerais de 1997 Trabalho Trabalho
Eleições gerais de 2001 Trabalho Trabalho
Eleição geral de 2005 Trabalho Trabalho
Eleição geral de 2010 Conservador Sem endosso [140]
Eleição geral de 2015 Conservador SNP
Eleição geral de 2017 Conservador SNP
Eleição geral de 2019 Conservador Sem endosso [222]

Edição de referendos

The Scottish Sun Editar

Uma edição escocesa de O sol lançado em 1987, conhecido como The Scottish Sun, reconhecendo a distinção do mercado de mídia escocês. [221] Com sede em Glasgow, ele duplica muito do conteúdo da edição principal, mas com cobertura alternativa de notícias e esportes escoceses. O editor de lançamento foi Jack Irvine, que havia sido recrutado na Recorde diário, seu principal rival no mercado escocês de tablóides. Em meados da década de 2000 The Scottish Sun havia se tornado o jornal de maior venda na Escócia, ultrapassando o Registro. [221]

No início, a edição escocesa seguiu a edição de Londres em apoio aos conservadores e Margaret Thatcher, mas em 1992 declarou apoio à independência escocesa. [221] No entanto, não apoiou o Partido Nacional Escocês pró-independência (SNP). [221] Na época das eleições gerais no Reino Unido de 1997, as edições escocesa e de Londres apoiavam o Partido Trabalhista, liderado por Tony Blair. [221] Essa atitude continuou durante todo o mandato de Blair (1997–2007). Por exemplo, durante a eleição para o Parlamento escocês de 2007, a página inicial exibia um laço da forca na forma de um logotipo do SNP e dizia "Vote hoje no SNP e coloque a cabeça da Escócia no laço". [221] [224]

o Scottish Sun mudou antes das eleições para o Parlamento escocês de 2011, declarando apoio ao SNP. [221] Tomou uma posição neutra no referendo sobre a independência escocesa, comentando: "O que não podemos fazer é dizer-lhe como pensamos que deve votar". [223] Nas eleições gerais do Reino Unido de 2015, The Scottish Sun instou seus leitores a apoiar o SNP. Enquanto na Inglaterra e no País de Gales, o jornal viu um voto nos conservadores como um meio de "impedir [o] SNP de governar o país", a edição ao norte da fronteira disse que o SNP "lutaria mais pelos interesses da Escócia em Westminster". [158] Retirou o apoio ao SNP na eleição de 2021 para o Parlamento escocês, criticando-o por "depreciação, escândalos, fracasso e um IndyRef2 tóxico". [ citação necessária ]

Após o descarrilamento de Stonehaven em 12 de agosto de 2020, a Independent Press Standards Organization recebeu um "grande volume" de reclamações sobre uma manchete do jornal, referindo-se ao trem descarrilado como o "Expresso da Morte". [225] Em 14 de agosto, o editor do jornal, Alan Muir, apresentou um pedido de desculpas. [226]

The Irish Sun e The Irish Sun no domingo Editar

A edição irlandesa do jornal, com sede em Dublin, é conhecida como a Irish Sun, com uma subedição regional para a Irlanda do Norte, onde é exibida como O sol, com sede em Belfast. [227] A edição da República da Irlanda compartilha algum conteúdo - nomeadamente glamour e showbiz - com as edições publicadas na Grã-Bretanha, mas tem principalmente notícias irlandesas e conteúdo editorial, bem como esporte e publicidade.

Freqüentemente, ele vê as histórias sob uma luz muito diferente daquelas que estão sendo relatadas nas edições do Reino Unido. Edições do jornal na Grã-Bretanha descreveram o filme O vento que sacode a cevada (2006) como sendo "projetado para arrastar a reputação de nossa nação pela lama" e "o mais pró-IRA de todos os tempos" [228], por outro lado, a edição da República da Irlanda elogiou o filme e o descreveu como dando "um bronzeado aos britânicos " [229]

The Irish Sun, ao contrário de seus jornais irmãos na Grã-Bretanha, não tinha um site designado até o final de 2012. Um site de notícias não afiliado com o nome Irish Sun está em operação desde meados de 2004. [230]

Há também uma edição irlandesa do Sol no domingo, a Irish Sun no domingo, que foi lançado em fevereiro de 2012. [ citação necessária ]

Polski Sun Editar

Polski Sun foi uma versão em polonês do jornal, que teve seis edições em junho de 2008 durante o torneio de futebol UEFA Euro 2008, nos dias após e nos dias seguintes aos jogos da Polônia. Cada edição teve uma circulação de 50.000–75.000, em relação aos 600.000 poloneses estimados no Reino Unido na época. [231] [232]


Uma definição de termos

Uma história em quadrinhos é uma coleção encadernada de tiras, cada uma das quais normalmente conta uma única história ou uma piada (piada) em alguns painéis ou então um segmento de uma história contínua. A maioria das histórias em quadrinhos dos jornais mais populares acaba sendo coletada por um período variável e publicada na forma de livro.

Só na língua inglesa a palavra é quadrinho usado em conexão com essas tiras. Embora agora firmemente estabelecido, é enganoso, pois as primeiras tiras (pré-século 19) raramente eram cômicas, tanto na forma quanto no conteúdo, e muitas tiras contemporâneas não são, em nenhum sentido, principalmente humorísticas. Os termos histórias em quadrinhos e tirinha foi estabelecido por volta de 1900 nos Estados Unidos, quando todas as tiras eram realmente cômicas. O termo francês é bande dessinée (ou seja, "tira desenhada" ou BD para breve). O termo alemão mais antigo é Bildergeschichte (“História da imagem”) ou Bilderstreifen (“Tira de fotos”), mas os alemães agora tendem a empregar a palavra inglesa, assim como os falantes de muitas outras línguas. O termo italiano para esta forma de arte é fumetto (literalmente, “pequena nuvem de fumaça”, após o balão dentro do qual a maioria das tiras modernas encerram o diálogo verbal). Em espanhol, tanto a história em quadrinhos quanto o livro são chamados historieta.


Obras Famosas e Interessantes do Passado

Mais de um século e meio atrás, os fotógrafos já desenvolveram algumas habilidades de edição de fotos necessárias para diversos fins. Por exemplo, era difícil definir uma exposição para fotografia de paisagem em que o céu não fosse superexposto.

Portanto, eles combinaram duas imagens, cada uma exibindo uma exposição diferente, e então as conectaram ao longo da linha do horizonte. A indústria da publicidade tem recorrido à manipulação de fotos para melhorar a aparência da mercadoria que está sendo promovida.

A comunidade artística também encontrou potencial para manipular narrativas e imagens surrealistas na manipulação de imagens. Preparei 10 exemplos, como me pareceram, interessantes e criativas manipulações de fotos do passado.

1. O Fantasma de Lincoln

Provavelmente a foto mais famosa da história da edição de fotos. Esta é uma foto da esposa de Abraham Lincoln e rsquos tirada em 1870 depois que ele faleceu e naquela época as pessoas estavam convencidas de que um fantasma real foi capturado nesta foto. Você está se perguntando se isso é uma ótima piada ou um fenômeno de outro mundo?

2. Dupla exposição do passado

Esta fotografia pode ser considerada o ancestral da Exposição Dupla, que também foi tornada bastante realista para o ano de 1855. O autor da foto permaneceu desconhecido.

3. Dedos do destino - o punho de aperto

Em um cartão-postal de Munique de 1914, um gigantesco soldado alemão está esmagando as cabeças dos soldados da Tríplice Entente que representam a França, a Inglaterra e a Rússia. O cartão postal tem uma legenda bem-humorada que diz & ldquopowerful collision. & Rdquo

Um dos maiores exemplos de edição de fotos ocorreu alguns anos depois na Inglaterra, onde uma editora distribuiu um cartão retratando uma mão grande que segurava com força o Kaiser Wilhelm II, com fotos dos líderes Aliados cuidadosamente colocadas nas unhas e no pulso .

4. Bomba

Nesta imagem de 1899, um autor desconhecido decidiu adicionar um pouco de humor e criou o efeito de uma cabeça inflada do personagem principal.

5. Uma mulher em uma taça de champanhe

Howard S. Redell criou esta manipulação de fotos em 1930 e ele conseguiu colocar uma garota nua em um belo vidro transparente de forma bastante realista. Ao mesmo tempo, podemos ver que o retocador tentou criar pequenas gotas de água ao redor do modelo.

6. Um dirigível atracado no Empire State Building, Nova York

Um truque interessante de edição fotográfica, que não parece imediatamente enganoso por preservar o tamanho realista do dirigível e do arranha-céu. A fotografia é de 1930, o autor, infelizmente, é desconhecido.

7. Um homem em um telhado com 11 homens em seus ombros

A foto de um autor desconhecido, que data de 1930 e é bastante reconhecível entre os usuários por parecer muito incomum, e os homens ao redor conseguem criar um círculo perfeito com quase todas as partes do corpo.

8. Sonho nº 1: Eletrodomésticos elétricos

Um exemplo interessante de manipulação de fotos de 1948 em que o suporte da lâmpada é substituído por uma jovem atraente. É importante notar que o retocador foi capaz de conectar a mão de um homem e a própria menina de forma muito realista.

9. Eu + o Gato

Parece-me que uma foto de Wanda Walz de 1932 é um antigo protótipo de aplicativos modernos que adicionam animais e várias máscaras ao rosto da pessoa.

10. Jerry N. Uelsmann, 1976

Jerry N. Uelsmann é um fotógrafo, um dos primeiros na América a se interessar pela montagem fotográfica, e esta foto é a prova do seu profissionalismo. Parece que suas fotos não foram criadas no século passado, mas hoje com o Photoshop.


As 5 coisas mais desconcertantes sobre o Pinterest: explicadas

Provavelmente, você já ouviu alguém, provavelmente sua namorada, mãe, irmã ou oficial de condicional, elogiar sem fôlego as glórias do Pinterest. "Mudou minha vida!" Eles dizem, seguido por um barulho de orgasmo gorgolejante e uma saída rápida e úmida. Com 20 milhões de visitantes mensais no site, o Pinterest é agora o site de mídia social que mais cresce - mais rápido do que o Facebook, mais rápido do que o Twitter. Talvez você tenha ido ao Pinterest para ver do que se tratava o rebuliço, apenas para ser esmagado por uma onda de miniaturas aleatórias de biscoitos, roupas e artesanatos feitos de rolos de papel higiênico reaproveitados.

Se você estiver confuso, e ficará se olhar por muito tempo, o Pinterest é basicamente um "quadro de visão" virtual - e um quadro de visão é um pôster no qual você cola recortes de revistas que expressam sua personalidade, esperanças e desejos. Houve um tempo em que apenas aspirantes a sequestradores podiam usar recortes de revistas para expressar suas esperanças e desejos, mas, você sabe, OBAMA. Graças ao Pinterest, mulheres (e um pequeno número de homens, mas vamos chegar até eles em um minuto) de todo o mundo estão virtualmente "fixando" seus "Pinterests" em seus "pinboards" por meio do "Pinternet". Até agora tudo bem? Pinterrífico.

Em seguida, outras pessoas ficam livres para compartilhar suas receitas fixadas, artesanato, fotos inspiradoras, etc. seus placas, e assim por diante, a uma taxa de vários bilhões de vezes por segundo (provavelmente). Entendi? OK, agora é aqui que fica estranho. Por exemplo, você provavelmente está se perguntando.


Em 1966, Huey P. Newton e Bobby Seale formaram o Partido dos Panteras Negras para Autodefesa em Oakland, Califórnia, pegando seu símbolo de identificação de um grupo anterior de direitos de voto totalmente negros no Alabama, a Organização de Liberdade do Condado de Lowndes. Dois anos depois, o diretor do FBI J. Edgar Hoover chamou os Panteras Negras & # 8220 a maior ameaça à segurança interna dos Estados Unidos. & # 8221 Criada, nas palavras de Newton & # 8217s, & # 8220 para atender às necessidades das pessoas oprimidas em nossas comunidades e defendê-los contra seus opressores, & # 8221 os Panteras patrulhavam áreas negras de Oakland com armas de fogo visíveis e carregadas & # 8212 na época de acordo com a lei & # 8212 para monitorar ações policiais envolvendo negros. A organização se espalhou pelo norte da Califórnia na forma de pequenos grupos de bairro. Eles ganharam destaque nacional em maio de 1967, quando chegaram armados à legislatura do estado da Califórnia em Sacramento para protestar contra um projeto de lei que proibia armas carregadas em locais públicos. Em outubro de 1967, Newton foi ferido em um tiroteio com a polícia e acusado de matar um oficial. Seu encarceramento de três anos se tornou um causar c & # 233l & # 232bre para muitos jovens afro-americanos e capítulos do Partido abriram rapidamente em todo o país. Os Panteras iniciaram programas sociais comunitários, como café da manhã gratuito para crianças, publicaram um jornal e treinaram recrutas com armas, livros jurídicos e textos que defendiam a revolução mundial. Nos anos seguintes, a polícia e agentes do FBI prenderam mais de 2.000 membros em batidas nos escritórios da Panther que resultaram em várias mortes. Embora os Panteras tenham se envolvido na política eleitoral na década de 1970, o Partido morreu no final da década devido à repressão e conflitos internos. No depoimento a seguir perante o Congresso, um ex-editor-chefe do jornal Party & # 8217s discutiu o grupo e debateu o significado de um slogan e de um desenho animado horrível.

Sr. PREYER. É objetivo desta audiência desenvolver informações sobre as atividades e objetivos do escritório nacional do Partido dos Panteras Negras. Estamos particularmente interessados ​​em saber se as declarações e pronunciamentos de violência revolucionária que emanam de líderes nacionais ou são impressos no jornal do Partido dos Panteras Negras pretendem ser mera retórica ou a defesa de um curso recomendado de ação revolucionária. . . .

Durante o período de 10 anos, 1960 e # 82111969, houve 561 policiais assassinados criminalmente enquanto protegiam vidas e propriedades. Em 1969, último ano para o qual existem estatísticas completas, houve 35.202 agressões a policiais, 11.949 com ferimentos. Oitenta e seis policiais, um aumento de 34% em relação a 1968, foram mortos. Embora não haja estatísticas completas para 1970, a tendência parece estar aumentando.Os noticiários alegam que alguns desses assassinatos e agressões resultaram das atividades dos Panteras. Declarações dos líderes dos Panteras e comentários em seus jornais parecem deixar poucas dúvidas de que os Panteras tentam encorajar ataques físicos à polícia.

Existem atualmente pelo menos 10 projetos de lei pendentes na Câmara e 3 no Senado que considerariam crime federal matar ou agredir um policial ou bombeiro estadual ou local. . . .

TESTEMUNHO DE FRANK BENSON JONES

Sr. ROMINES. Sr. Jones, você é agora ou já foi membro do Partido dos Panteras Negras?

Sr Jones. Sim, estive, mas não estou agora.

Sr. ROMINES. Quando você se juntou à Festa dos Panteras Negras?

Sr Jones. A data é um pouco difícil, não consigo dar uma data exata, em maio ou junho de 1968.

Sr. ROMINES. Por que você entrou na festa?

Sr Jones. Em Oakland, Califórnia.

Sr. ROMINES. Por que você entrou na festa?

Sr Jones. Achei que o Partido dos Panteras Negras estava fazendo algo que precisava ser feito. Eles se opunham ao racismo e eu achava que, como o racismo era um problema nos Estados Unidos, o partido estava atendendo às necessidades necessárias.

Sr. ROMINES. Por que você selecionou o Partido dos Panteras Negras em vez de outras organizações que existiam na época?

Sr Jones. Bem, as outras organizações que eu conhecia já existiam há um bom tempo e o problema ainda existia. O Black Panther Party era novo e pensei que talvez uma nova abordagem pudesse resolver o problema.

Sr. ROMINES. O Partido dos Panteras Negras teve alguma abordagem que você viu naquela época que você pensou que talvez fosse mais vantajosa ou benéfica?

Sr Jones. Sim, assumindo a posição de que tínhamos e temos o direito de autodefesa em oposição à não-violência.

Sr. ROMINES. Quando você saiu da Festa dos Panteras Negras?

Sr Jones. Aproximadamente um ano depois, provavelmente maio ou junho, provavelmente maio de 1969.

Sr. ROMINES. Por que motivo você saiu da festa?

Sr Jones. Basicamente, principalmente porque eu acho que o partido mudou de ênfase e não estava mais enfatizando o racismo como o problema a ser combatido e eu senti que era aí que eu queria continuar a colocar minha ênfase.

Sr. ROMINES. Você indicou uma mudança na ênfase, o que pelo menos inferiria uma mudança de uma ênfase no racismo para uma ênfase em outra coisa?

Sr. ROMINES. O que seria essa outra coisa?

Sr Jones. O partido começou a se opor ao capitalismo, dizendo que esse era o problema principal.

Sr. ROMINES. E você achou isso incorreto?

Sr. ROMINES. Você poderia explicar para o comitê, por favor, como foi a sua entrada na festa?

Sr Jones. OK. Acho que começou com o fato de eu ser dono de uma livraria.

Sr. ROMINES. Onde isso estaria?

Sr Jones. Isso foi em Berkeley, Califórnia. Eu me especializei em livros negros. A maioria dos livros que eu tinha em minha loja eram livros sobre consciência negra, história negra, e várias pessoas entravam e saíam de minha loja me contando sobre a existência do Partido dos Panteras Negras. Em uma ocasião, uma senhora que era uma cliente frequente me disse que tinha acabado de ir à prisão do condado de Alameda para falar com Huey Newton e disse se eu realmente queria saber o que os Panteras Negras representavam e o que eles representavam, que eu deveria falar. para Huey. Com isso, eu fui e conversei com Huey, e ele se ofereceu para se corresponder e nós escrevemos um para o outro. Acho que escrevi para Huey duas vezes e recebi uma resposta em uma ocasião. Enquanto isso, eu ainda iria visitá-lo na prisão do condado de Alameda. Ele me perguntou se eu começaria a escrever para o jornal e eu respondi que sim.

Acho que com isso eu meio que me tornei um membro do Partido dos Panteras Negras.

Sr. ROMINES. Basicamente, como resultado de suas conversas com Huey, certo?

Sr. ROMINES. Você poderia nos dar uma ideia das conversas gerais, do que falou?

Sr Jones. Conversamos sobre os problemas que ambos sentimos que existiam nos Estados Unidos, o problema basicamente do racismo e o fato de que os negros eram desfavorecidos e, em muitos casos, não podiam obter proteção total perante a lei ou igualdade total perante a lei ou sob a aplicação da lei. . . .

Sr Jones. sim. Geralmente, a ênfase era colocada em explicar por que servir ao povo é mais importante do que servir a si mesmo e tentar fazer com que uma pessoa seja politicamente orientada de um ponto de vista altruísta em vez de do ponto de vista do ganho pessoal.

Sr. ROMINES. Como foram CITAÇÕES DO PRESIDENTE MAO TSE-TUNG relacionadas às atividades da Black Panther Party?

Sr Jones. Em essência, eu acho que o fato de o presidente Mao Tse-tung ter pedido ao povo chinês para servir a outros chineses, e nós estávamos pedindo aos negros que estivessem dispostos a servir a outros negros.

Sr. ROMINES. Houve alguma discussão nas aulas sobre o termo & # 8220revolução & # 8221?

Sr. ROMINES. Qual foi a discussão em termos de revolução?

Sr Jones. Em termos de revolução, isso precisava haver algumas mudanças, como eu disse, na lei e na aplicação da lei nos Estados Unidos.

Sr. ROMINES. Houve alguma discussão sobre como essa revolução seria realizada?

Sr. ROMINES. Só que precisamos de uma revolução, ponto final?

Sr Jones. Não é uma revolução, é preciso haver algum movimento revolucionário feito e alguma mudança. Quando você diz uma revolução, penso imediatamente que está dizendo que é necessário algum confronto físico ou violento. Não era para isso que serviam as aulas de educação política. . . .

Sr. ROMINES. O Partido dos Panteras Negras incentiva os membros da comunidade negra a possuir armas?

Sr Jones. Para legítima defesa. O Partido dos Panteras Negras, quando entrei, era intitulado & # 8220 Partido dos Panteras Negras para Autodefesa. & # 8221 Esse título foi escolhido devido às atividades de policiais na cidade de Oakland, principalmente. Freqüentemente, eles demonstraram desrespeito pelas casas e pessoas da comunidade negra. O Partido dos Panteras Negras foi instituído com o intuito de incutir nos negros daquela região o direito de defender suas casas e a necessidade de fazê-lo.

Sr. ROMINES. O Partido dos Panteras Negras ainda é conhecido como o Partido dos Panteras Negras para Autodefesa?

Sr. ROMINES. O termo & # 8220 para autodefesa & # 8221 foi retirado, está correto?

Sr. ROMINES. Você sabe por que o termo foi abandonado?

Sr Jones. Disseram-me que o motivo pelo qual foi retirado foi para anular a impressão que muitas pessoas têm do partido de que era uma organização paramilitar e queriam adotar a postura de ser mais político do que militar. A autodefesa implica uma ação do tipo militar. . . .

Sr. ROMINES. Você está ciente, Sr. Jones, de alguma tentativa por parte do Partido Comunista dos EUA de influenciar o Partido dos Panteras Negras?

Sr. ROMINES. Você está ciente de alguma tentativa por parte do Partido Socialista dos Trabalhadores de influenciar os Panteras?

Sr Jones. Ouvi dizer que em 1968 o Partido Socialista dos Trabalhadores queria concorrer aos membros do Partido dos Panteras Negras na chapa do Partido Socialista dos Trabalhadores. O que resultou disso eu não sei, exceto que, em vez de concorrer com a chapa do Partido Socialista dos Trabalhadores, os membros do Partido dos Panteras Negras concorreram com a chapa da Paz e Liberdade.

Sr. ROMINES. Você conhece algum membro do Partido dos Panteras Negras que é membro do Partido Comunista?

Sr. ROMINES. Você conhece algum membro do Black Panther Party que seja membro do Socialist Workers Party?

Sr. ROMINES. Você está familiarizado com o programa de café da manhã da Black Panther Party?

Sr. ROMINES. Qual é o objetivo do programa de café da manhã da Black Panther Party?

Sr Jones. Para fornecer café da manhã para crianças que não podem obter o café da manhã em qualquer outra fonte antes de ir para a escola.

Sr. ROMINES. Sr. Jones, este comitê recebeu certo testemunho em audiências anteriores no sentido de que o programa de café da manhã está, pelo menos indiretamente e talvez diretamente, não tanto em alimentar as crianças, mas com a intenção de doutrinar ou educar as crianças na filosofia Pantera . Você concorda ou discorda dessa afirmação?

Sr Jones. Eu farei esta declaração. Acho que cobri para o jornal o primeiro café da manhã para crianças realizado em Oakland e não vi nenhuma tentativa de doutrinação. As crianças foram alimentadas e autorizadas a continuar na escola. Em Richmond, também ajudei a preparar o café da manhã para as crianças, e não houve tentativa de doutrinação na época. As crianças foram meramente alimentadas e autorizadas a continuar na escola. . . .

Sr. ROMINES. O Partido dos Panteras Negras faz alguma diferença entre policiais negros e brancos?

Sr Jones. Não nessa base, não. Eu acho que eles diferenciam entre bons e maus policiais.

Sr. ROMINES. A grande maioria dos desenhos animados que vi retratam policiais brancos.

Sr Jones. Acho que não, acho que a grande maioria representaria um porco vestido com um uniforme de policial.

Sr. ROMINES. E nenhuma intenção da parte do Partido Pantera de dizer que este é um policial branco?

Sr. ROMINES. Qual, Sr. Jones, em sua opinião, é o propósito dos desenhos animados?

Sr Jones. Eu os considero uma espécie de sátira política. Quantas vezes eu já tive que explicar isso antes e costumo usar a analogia de, digamos, um cartoon político declarando: & # 8220Estimule os insetos de lixo. & # 8221 Você pode ver um sapato gigante prestes a esmagar um inseto, mas isso não bom senso significa que você deve matar o próximo cara que vir jogar papel na rua, sabe. É assim que os desenhos animados do jornal Black Panther são usados. Tem havido alguma discussão sobre como isso afeta as pessoas, e costumo dizer que a maneira como os desenhos animados afetam uma pessoa depende de sua inclinação psicológica.

Sr. ROMINES. Vamos voltar e ir em frente da maneira que foram planejados. Você diz como uma sátira política?

Sr. Romines. Você usa sua analogia, mas me diga exatamente o que você acha que eles estão tentando satirizar.

Sr Jones. Acho que eles estão dizendo que os policiais que não se comportam como policiais e que se envolvem em atividades criminosas na comunidade negra podem ser removidos da comunidade negra.

Sr. ASHBROOK. Esse é realmente o caso? Tenho diante de mim um cartoon que mostra, como você observou, um policial representado como um porco, e suponho que eles se referem como um dos irmãos apunhalando-o pelas costas com todo tipo de sangue escorrendo. E está escrito embaixo dele: & # 8220O único porco bom é um porco morto. & # 8221 Não há nenhuma maneira real de interpretar isso como uma sátira ou um comentário. Isso é tão definitivo quanto alguém poderia ser. & # 8220O único porco bom, é um porco morto, & # 8221 e aqui está ele no chamado Livro de colorir Pantera Negra. Como isso poderia ser interpretado como sátira no contexto do que você acabou de dizer, que está tudo na mente de uma pessoa? Que possível conotação poderia haver na mente de um observador que não seria propenso à violência, ao assassinato ou, em certo sentido, abrir um diálogo. Isso é o que deduzo de sua declaração, mas não é confirmado por alguns fenômenos.

Sr Jones. Isso é do jornal Black Panther?

Sr. ASHBROOK. É do livro para colorir Black Panther.

Sr Jones. Alguns desses desenhos podem ter sido usados ​​no jornal. Mas, para responder à sua pergunta, você disse que a legenda afirma que o único porco bom é um porco morto. Em seguida, você terá que recusar o que significa & # 8220 porco. & # 8221 Se porco se destina a ser ou se você acredita que um porco é um policial que se comporta de maneira inadequada e criminosa em uma comunidade negra ou em qualquer comunidade, então eu gostaria que você me contasse como você poderia chamar essa pessoa, se ela estiver viva, de fato um bom policial, sabe.

Sr. ASHBROOK. Isso não é o que diz. Diz que o único porco bom é um porco morto.

Sr Jones. Isso mesmo, porque porco seria o porco mais criminoso, entende? Ou o porco que vai entrar e brutalizar as pessoas & # 8212

Sr. ASHBROOK. Cima é baixo, justo é ruim, dentro está fora.

Sr Jones. Você pode dizer que o único germe da poliomielite bom é o germe da poliomielite morto.

Sr. ASHBROOK. Esse é o ponto que você está começando com a conotação de que ele tem que ser mau.

Sr Jones. Eles não dizem que o único policial bom é um policial morto, mas sim que o único porco bom é um porco morto. Em outras palavras, você está usando a frase: o único policial bom e mau é um policial morto e mau.

Sr. ASHBROOK. Em seu jornal Black Panther, você já se referiu a um policial como policial ou a um bom policial? Não há quase um uso incessante da palavra & # 8220pig & # 8221? Eu li com bastante atenção e não me lembro de ter visto a palavra policial.

Sr Jones. Acredito que a palavra policial tenha sido usada no jornal e acredito que tenha sido usada enquanto eu era editor. Mas na maioria das vezes eles usarão o termo & # 8220 porco & # 8221 sim.

Sr. ASHBROOK. Achei particularmente interessante por causa da sua resposta, que eu acho uma resposta razoável, que está tudo na mente de uma pessoa, é o que uma pessoa pensa, mas eu simplesmente não vejo nenhuma conotação, para ser honesto com você, isso seria interpretado nisso, particularmente alguém apunhalando a faca nas costas e dizendo: & # 8220O único porco bom é um porco morto. & # 8221 Talvez a pessoa média passe por um exercício semântico que você está sugerindo, mas eu realmente não consigo ver, para ser bem honesto com você. Eu teria que discordar respeitosamente dessa conotação.

Sr Jones. Realmente depende do seu ponto de partida. Se você começar com a suposição de que os Panteras Negras defendem a matança de policiais, então provavelmente tiraria desse desenho, você pensaria que o cartum implica que os Panteras Negras estão defendendo a morte de policiais.

Sr. ASHBROOK. Normalmente, se você tem uma faca nas costas de alguém, normalmente a pessoa comum estaria defendendo a morte de alguém.

Sr Jones. Se você começar com a suposição ou a crença de que o Partido dos Panteras Negras é a favor da remoção de policiais da comunidade que não se comportam de maneira adequada, você verá que este é um cartoon que descreve a remoção de um policial que não se comporta em uma maneira adequada. . . .

Sr Jones. Posso dar outro exemplo, possivelmente, de como os desenhos animados têm sido usados ​​para representar isso. Durante a Segunda Guerra Mundial, não era incomum ver um cartoon nas histórias em quadrinhos de GI Joe matando um soldado japonês que poderia ter sido atraído por algumas proporções ultrajantes ou ter características físicas absurdamente étnicas, e isso foi aceito porque na época o Os japoneses eram considerados inimigos dos Estados Unidos. Então, agora, se você pensar nisso, se você visse aquele mesmo desenho animado agora, enquanto há paz entre o povo japonês e o povo americano, você não seria influenciado por esta representação de cartunista em particular & # 8217s.

Agora, se você começar com a suposição de que deve haver algo errado para fazer as pessoas visualizarem a polícia dessa maneira, como um inimigo, você verá o que realmente motiva uma pessoa a fazer esse tipo de imagem e por que ela seria aceita por qualquer um. Só seria aceito por quem acredita que a polícia é realmente sua inimiga. Você não defende a morte do policial, e eu não. . . .

Sr Jones. O uso popular alterou o uso do termo & # 8220 porco & # 8221 Então, quando você vê o desenho animado lá e vê um porco em um uniforme de policial & # 8217s, isso não significa necessariamente para você um policial que se comporta de maneira inadequada, apenas carrega a conotação ou indica a inferência de que ser qualquer policial.

Sr. ASHBROOK. Isso é correto, eu compraria isso.

Sr Jones. O que você está fazendo em essência é aplicar uma espécie de lógica ex post facto.

Sr. ASHBROOK. Assassinar alguém, seja ele bom ou mau, não é ex post facto.

Sr Jones. Depende do status do assassinato. Por exemplo, está acontecendo no Vietnã.

Sr. ASHBROOK. Aqui está um homem apunhalando-o pelas costas - não há como você fazer isso algo pelo qual está desferindo um golpe.

Sr Jones. Se um vietcongue se virasse e fugisse, você atiraria nele pelas costas.

Sr. ASHBROOK. Você vai admitir que os Panteras Negras praticamente descartam a possibilidade de um policial ser um cara legal?

Sr Jones. Não, eu não & # 8217t, porque o Partido dos Panteras Negras fez circular uma petição em Oakland pedindo o controle da polícia pela comunidade. Eles estão apenas dizendo que a polícia deve responder à comunidade que está servindo. Quando eles não respondem e vivem fora dessa comunidade e têm a oportunidade de se comportar de maneira violenta, então estamos dizendo que eles devem mudar essa situação.

Sr. ASHBROOK. Como leitor de longa data do Pantera Negra, não acho que as colunas transmitam essa mensagem.

Se isso na verdade é um credo ou tese de crença dos Panteras Negras, não se reflete muito bem em suas colunas. Eu diria que, ao contrário, as colunas são inflamadas, indicam muito pouca esperança de redenção do policial e, na maioria das vezes, consideram-nos porcos que deveriam ser exterminados.

Sr Jones. Acho que isso também tem alguma explicação. Você tem que lembrar que os artigos que aparecem no jornal Black Panther são artigos enviados por pessoas da comunidade. Esses artigos vão refletir os sentimentos das pessoas que os escrevem. Na comunidade negra, vi e experimentei muita frustração em minha associação com a polícia. Essa frustração é provocada pelo fato de que muitos negros sentem que não têm onde levar suas queixas ao jornal Black Panther. Quando um homem está frustrado e sente que não receberá a devida consideração no curso normal dos procedimentos legais, ele encontrará outras maneiras de corrigir sua situação.

Você pode olhar para o papel dos Panteras Negras assim: pode servir como um apito para uma chaleira que está fervendo, você vê, e desde que haja uma saída para esse tipo de frustração e o papel sirva como uma saída para as pessoas para desabafar suas frustrações, a chaleira não explodiu. Você silencia aquele apito de vapor e a chaleira explodirá.

Sr. ASHBROOK. Não creio que seja uma questão de silencia-lo. No meu escritório, por exemplo, há muitos jornais, recebo um de alguém na Virgínia que ligou Statecraft isso é radicalmente anti-semita e anti-negro. Consigo um jornal de cidadãos brancos em Augusta, Geórgia.O que me ocorre o tempo todo é que muitos dos meus colegas americanos brancos olham para o Conselho de Cidadãos Brancos & # 8217s Statecraft, e publicações desse tipo, como sendo apenas um pouco mais do que publicações malucas, mas há uma tendência de tantas pessoas na comunidade negra de olhar para A pantera negra não nesse contexto, mas como algo que você diz é o que as pessoas pensam na comunidade. Você critica abertamente? Você acha que é errado fazer isso?

Acontece que eu penso Statecraft é a coisa mais maluca que existe.

Sr Jones. Tento dizer isso, senhor, atribuo à comunidade negra a mesma inteligência que o senhor atribui aos seus amigos brancos: que qualquer homem pode interpretar por si mesmo.

Sr. ASHBROOK. Você não vai bater na publicação Pantera Negra?

Sr Jones. Sempre tento não fazer nada, a não ser entender.

Sr. ASHBROOK. O lugar mais quente do inferno é reservado para aqueles que, em tempos de crise moral, mantêm a neutralidade. Acho que você tem que ser de um jeito ou de outro.

Sr Jones. Isso só será um problema se você for para o inferno. Se você for para o céu, não se preocupe com isso. . . .

Sr. PREYER. O único ponto que quero tentar esclarecer é que você deixou o partido, você diz, porque a ênfase mudou do racismo para a oposição ao capitalismo. Para tentar obter um significado um pouco mais prático sobre isso, deixe-me perguntar se este seria um exemplo disso. Ontem tivemos depoimentos de que, quando os Panteras foram montados, uma das coisas que fizeram foi formar patrulhas de porcos, cujo trabalho era impedir a polícia de brutalizar os negros. Eles pegariam gravadores quando o homem negro fosse preso por um policial eles teriam um gravador no local eles avisariam um homem negro sobre seus direitos eles o seguiriam até a prisão em um carro para se certificar de que ele não foi maltratado em o caminho para a prisão. Certamente este é um exemplo de autoajuda na comunidade contra o qual ninguém brigaria. Acho que seria um exemplo também de combate ao racismo, como você diz.

Sr. PREYER. Ontem, os comentários de [Eldridge] Cleaver & # 8217s, suas entrevistas em Argel, foram registrados, no qual ele está fazendo comentários muito duros. Isso é o que você quer dizer com ir em direção ao capitalismo oposto? Eles estão se afastando da atividade de serviço na comunidade para a retórica e teoria revolucionárias?

Sr Jones. Para começar, o serviço que os Panteras Negras oferecem à comunidade inicialmente, o de patrulhar a polícia em Oakland, essa atividade particular não foi interrompida porque os Panteras acharam que era necessário. Foi descontinuado porque foram instituídas leis que tornavam esse tipo de tratamento ou atividade basicamente ilegal porque a lei de armas de Mumford foi instituída no estado da Califórnia, muitas pessoas acreditam, especificamente para combater os Panteras e impedir que os Panteras vejam isso os negros não foram brutalizados. Agora a mudança que me fez deixar o partido não foi que eu [sic] passei do serviço à comunidade para o da revolução, foi justamente o que eu disse, do combate ao problema do racismo, que considero um problema primordial para negros e dando ênfase ao capitalismo, que eles consideram ser o problema geral que causa o racismo.

Se você puder usar uma analogia que Eldridge usou na ocasião & # 8212 Acho que li em um dos livros do exterior & # 8212Eldridge disse que você pode olhar para o problema que os negros têm como o de usar uma tornozeleira presa a uma bola por uma corrente . Ele diz que devemos remover a bola. A bola, diz ele, é capitalismo e a tornozeleira é, na verdade, racismo. Ele diz que devemos remover essa bola para dar ao homem liberdade de movimento.

Eu escolho atacar a tornozeleira, dizendo que uma vez que você remove a tornozeleira, você não se importa com o peso da bola. Uma vez que você esteja livre do capitalismo, você ainda será marcado pela tornozeleira, que é o racismo. Eu digo: vamos remover a tornozeleira e você também ficará livre do racismo. Esse foi o meu motivo de renúncia. . . .

Na época eu era membro do partido, como eu disse, a ênfase era no capitalismo, devemos remover a exploração econômica, o que eu concordo que deve ser feito. Mas não concordo que isso deva ser feito às custas da remoção do racismo institucionalizado ou mesmo individual que afeta toda a comunidade. . . .

Sr. PREYER. Deixe-me fazer uma última pergunta. Temos tentado determinar se os Panteras são um grupo revolucionário ou se são realmente reformistas. Ontem o testemunho que recebemos veio com força ao afirmar que eles eram realmente um grupo revolucionário. Eu deduziria que você concordaria com esta afirmação. Isto é de um artigo em The Washington Post por Bernard D. Nossiter. Ele tem falado sobre a Convenção Constitucional do Povo Revolucionário dos Panteras Negras & # 8217s na Filadélfia recentemente. Ele diz & # 8212

os Panteras são reformadores, não radicais. Apesar de toda a conversa e do uso esporádico de armas, de toda a repetição de & # 8220proletariado & # 8221 e & # 8220 opressão & # 8221, sua visão não é & # 8212 ou pelo menos ainda & # 8212, em que uma classe inferior toma o poder à força de um classe dominante. Em vez disso, buscam uma sociedade mais congruente com a visão que ouviram na escola primária, que oferece aos negros & # 8220 vida, liberdade e a busca da felicidade & # 8221

Suponho que você concordaria com isso?

Sr Jones. Em certo sentido, sim. Gostaria de lidar novamente com as palavras & # 8220reform & # 8221 e & # 8220revolution. & # 8221 A única diferença que vejo nos dois é o intervalo de tempo envolvido. A reforma, é claro, pode ocorrer por um longo período de tempo e a revolução implica uma mudança imediata. A história passada dos Panteras indicou que eles são, de fato, reformistas porque não houve nenhum confronto real em uma base de classe ou raça. Então, eu concordaria que eles são reformadores, sim.

Fonte: Congresso, Câmara, Comissão de Segurança Interna, Black Panther Party, parte 4, 91º Congresso, 1970 (Washington, DC: Government Printing Office, 1971).


Correções e esclarecimentos 2021

Reconhecemos que erros podem acontecer - ou que novas informações podem surgir após a publicação de uma história - e nos comprometemos a abordar todas as questões de forma rápida, justa e transparente. Se for necessária uma correção ou esclarecimento, destacaremos isso no arquivo original e explicaremos aos leitores por que a alteração foi feita. Qualquer correção ou esclarecimento também seria publicado em nosso registro de correções.

Para relatar correções e esclarecimentos, entre em contato com:

Indique se você está respondendo a conteúdo online ou no jornal.

As seguintes correções e esclarecimentos foram publicados em matérias produzidas pela redação do USA TODAY:

Notícia: Uma versão anterior desta história superestimou o número de "Sonhadores" que poderiam ser ajudados pelo American Dream and Promise Act. Existem mais de 3 milhões de Sonhadores entre 11 milhões de americanos indocumentados. https://www.usatoday.com/in-depth/news/nation/2021/04/14/immigration-reform-dreamers-daca-recipients-hope-stay-us/7004644002/

Entretenimento: Uma legenda de foto em uma versão anterior deste relatório identificou incorretamente a irmã de Amanda Kloots. O nome dela é Anna Kloots. https://www.usatoday.com/in-depth/entertainment/books/2021/06/14/amanda-kloots-gets-real-grief-shares-sign-late-nick-cordero/7597484002/

Viajar por: A partir de 10 de junho, os americanos ainda não podiam entrar na Alemanha para fins turísticos. Os visitantes devem comprovar o motivo urgente da viagem até lá. https://www.usatoday.com/story/travel/news/2021/05/19/covid-travel-restrictions-countries-fully-vaccinated-americans-europe/7284487002/

Viajar por: Esta história foi atualizada para refletir que, embora a Celebrity Cruises tenha anunciado a viagem do Celebrity Millennium como "totalmente vacinada", algumas crianças não vacinadas estão a bordo do navio. https://www.usatoday.com/story/travel/cruises/2021/06/10/passengers-positive-covid-after-sailing-100-vaccinated-cruise/7645511002/

Vida: Uma história na página 1D em 9 de junho afirmava incorretamente por que um paciente precisava de uma cirurgia de emergência. Era para miomas inflamados.

Esportes: Uma citação de exibição que acompanha uma história sobre a luta Logan Paul-Floyd Mayweather Jr. em algumas edições de 4 de junho identificou erroneamente a pessoa que disse isso. A afirmação foi feita por Logan Paul.

Esportes: Uma versão anterior desta história identificou erroneamente a rede de TV doméstica dos Arizona Diamondbacks. É Bally Sports Arizona. https://www.usatoday.com/story/sports/mlb/2021/06/02/diamondbacks-announcer-bob-brenly-mocks-marcus-stromans-durag/7503646002/

Esportes: Uma legenda de foto incluída em uma história sobre Michelle Wie West na edição de junho revelou erroneamente o número de torneios de golfe que ela jogou em 2021 antes do Aberto Feminino dos EUA. Ela havia jogado em três.

Esportes: Uma coluna sobre Joe West na edição de 25 de maio divulgou erroneamente o número recorde de jogos que ele deveria arbitrar naquele dia. É 5.376.

Notícia: Esta história foi atualizada para incluir uma foto aprovada para uso pelos pais e aluno. Uma versão anterior incluía fotos alteradas para ocultar a identidade de menores. https://www.usatoday.com/story/news/nation/2021/05/23/florida-female-students-yearbook-photos-bartram-trail-high-school/5237009001/

Entretenimento: Uma versão anterior deste relatório identificou erroneamente a caminhonete Ford vista no final da série de "Last Man Standing". O veículo é um 1956 F-100. https://www.usatoday.com/story/entertainment/tv/2021/05/21/last-man-standing-series-finale-recap-tim-allen-interview/5135396001/

Notícia: Uma história de 20 de maio na página 3A continha um título incorreto para Ken Cooper. Ele é diretor da THT de Nova York, uma academia de armas de fogo e treinamento de segurança certificada pelo estado de Nova York. https://www.usatoday.com/story/news/2021/05/19/andrew-brown-bodycam-video-police-civil-liberties-experts-weigh/5165158001/

Esportes: As classificações de poder do playoff da NHL na edição de 17 de maio distorceram o recorde do Minnesota Wild contra o Vegas Golden Knights nesta temporada. O Wild foi 5-2-1 contra os Knights, e uma das derrotas veio no regulamento. https://www.usatoday.com/restricted/?return=https%3A%2F%2Fwww.usatoday.com%2Fstory%2Fsports%2Fnhl%2F2021%2F05%2F14%2Fnhl-stanley-cup-playoffs-power-rankings % 2F5016621001% 2F

Notícia: Uma história na página 3A em 18 de maio incluiu incorretamente a Flórida entre os estados que Joe Biden realizou nas eleições presidenciais de 2020. Donald Trump venceu a Flórida. https://www.usatoday.com/in-depth/news/politics/2021/05/15/target-joe-biden-donald-trump-gop-find-hard-hurt-his-image/5042821001/

Notícia: Uma versão anterior desta história descaracterizou parte da posição do virologista Jesse Bloom. Ele disse que não pode descartar a possibilidade de o coronavírus ser uma ocorrência natural ou acidentalmente liberado de um laboratório na China. https://www.usatoday.com/story/news/health/2021/05/14/covid-origins-chinese-lab-leak-animals-us-scientists-want-answers/5056422001/

Entretenimento: Uma versão anterior deste relatório distorceu quando os ingressos para novas datas na turnê mundial de Justin Bieber foram colocados à venda. Eles estarão à venda no final deste mês. https://www.usatoday.com/story/entertainment/music/2020/07/23/justin-bieber-reveals-rescheduled-world-tour-adds-new-show-dates-2021/5497174002/

Entretenimento: Uma versão anterior deste relatório caracterizou incorretamente um anterior tiroteio fatal na boate X-clusive em Shively, Kentucky, em agosto passado. A polícia diz que Ronnie T. O'Bannon é "uma pessoa de interesse" nesse caso. https://www.usatoday.com/story/entertainment/music/2021/05/11/jack-harlow-dj-charged-louisville-nightclub-shooting/5045655001/

Notícia: Esta história foi atualizada em 11 de maio para esclarecer a natureza da eliminação viral conectada ao COVID-19 e às vacinas. Pessoas vacinadas com COVID-19 não liberam partículas virais da vacina, sejam elas vírus vivos ou proteínas de pico. A atualização não afeta a classificação "falsa". https://www.usatoday.com/story/news/factcheck/2021/05/07/fact-check-covid-19-vaccinated-people-dont-shed-virus/4971413001/

Mídia social: Um tweet anterior revelou erroneamente a origem dos confrontos em Gaza. https://twitter.com/USATODAY/status/1391897178038095874

Notícia: Uma história de 7 de maio na Página 1A identificou incorretamente os locais regionais da Ilha Wake e do Havaí. As ilhas estão no Pacífico Norte. https://www.usatoday.com/in-depth/news/politics/2021/05/06/trump-navy-secretary-kenneth-braithwaite-spent-2-3-million-travel/4860333001/

Notícia: Este artigo foi atualizado para corrigir as informações fornecidas pela administração Biden relacionadas à pré-escola no Missouri e à pobreza infantil no Arizona. https://www.usatoday.com/story/news/politics/2021/05/06/biden-using-state-specific-data-sell-child-care-education-plan/4956903001/

Notícia: Este artigo foi atualizado em 5 de maio para detalhar as novas diretrizes do CDC e como as restrições anteriores às reuniões eram definidas em nível estadual, não federal. A classificação foi alterada de "Falso" para "Contexto ausente". https://www.usatoday.com/story/news/factcheck/2021/04/28/fact-check-biden-didnt-say-july-fourth-celebrations-canceled/4854599001/

Viajar por: Uma versão anterior desta história distorcida de onde as viagens serão restritas. A administração do presidente Joe Biden planeja restringir as viagens da Índia aos Estados Unidos. https://www.usatoday.com/story/travel/airline-news/2021/04/30/india-travel-us-restrict-flights-india-due-covid-19-surge/4892115001/

Viajar por: Uma versão anterior desta história caracterizou incorretamente um estudo sobre a falta de moradia em aeroportos. O estudo de $ 400.000 está sendo conduzido pelo Transportation Research Board. https://www.usatoday.com/story/travel/airline-news/2021/04/18/covid-travel-and-stress-airports-step-up-mental-health-assistance/7239029002/

Notícia: Esta história foi atualizada para refletir que acusações adicionais foram feitas contra o ex-deputado em janeiro de 2020. https://www.usatoday.com/story/news/nation/2021/04/27/accused-drug-planting-deputy -slapped-two-dozen-new-charges / 4852722001 /

Mídia social: Um tweet anterior desta citação identificou incorretamente a atriz. https://twitter.com/USATODAY/status/1386504898741735427

Notícia: Uma versão anterior desta história referenciava incorretamente a legalidade das metralhadoras nos Estados Unidos. Metralhadoras registradas no ATF antes de 1986 ainda podem ser compradas e vendidas com a aprovação do governo. https://www.usatoday.com/story/news/factcheck/2021/04/22/fact-check-post-missing-context-ar-15-rifles-and-mass-shootings/7039204002/

Notícia: Elvis Presley recebeu uma vacina contra a poliomielite em 1956 antes de se apresentar no "The Ed Sullivan Show". Um artigo de 20 de abril na página 1A continha informações incorretas. https://www.usatoday.com/in-depth/news/health/2021/04/19/covid-vaccine-tracker-available-widely-hesitancy/7187382002/

Notícia: Um gráfico de 14 de abril na página 2A, comparando uma Taser X26P e uma pistola Glock 17, incluía pesos incorretos. O Taser com cartucho e bateria pesa 1,74 libras. A Glock carregada pesa 2,02 libras. https://www.usatoday.com/in-depth/news/2021/04/14/daunte-wright-shooting-brooklyn-center-minnesota-taser-accidental-discharge-firearm-mistake/7201753002/

Notícia: Uma versão anterior desta história afirmava incorretamente o nome e a idade de Jasvinder Kaur, de 50 anos, com base em informações fornecidas pelo Departamento de Polícia Metropolitana de Indianápolis. https://www.usatoday.com/story/news/nation/2021/04/16/deadly-indianapolis-fedex-shooting-what-we-know-suspect-victims/7250410002/

Notícia: Uma versão anterior desta história identificou incorretamente as instalações da FedEx onde o tiroteio ocorreu na noite de quinta-feira. https://www.usatoday.com/story/news/nation/2021/04/15/fedex-shooting-indianapolis-international-airport-police/7249620002/

Esportes: Uma versão anterior desta história descaracterizou a nova receita gerada desde que Deion Sanders chegou ao estado de Jackson. O departamento de esportes da escola gerou o equivalente a US $ 185 milhões em publicidade e exposição, disse uma porta-voz da universidade. https://www.usatoday.com/story/sports/nfl/columnist/bell/2021/04/17/deion-sanders-star-power-paying-off-jackson-state-football/7266362002/

Vida: O autor de uma crítica de "Gutfeld!" foi identificado incorretamente em 14 de abril. Bill Keveney escreveu a crítica.

Opinião: Uma versão anterior desta coluna distorceu onde estava a mão do ex-policial Derek Chauvin. https://www.usatoday.com/story/opinion/2021/04/13/how-view-george-floyds-drug-addiction-column/7199523002/

Viajar por: Uma versão anterior desta história listava um local incorreto para o The Grove Resort & amp Water Park, que fica em Winter Garden, Flórida. https://www.usatoday.com/story/travel/hotels/2021/04/11/floridas-best-water-parks-margaritaville-tradewinds-grove/7160444002/

Notícia: Esta história foi atualizada para refletir que o Brasil foi o segundo país a ter 4.000 mortes de COVID-19 em um único dia. https://www.usatoday.com/story/news/world/2021/04/07/brazil-covid-19-deaths-exceed-4-000-daily-variant-rages/7125324002/

Notícia: Uma história na página 3D em 8 de abril descreveu incorretamente a experiência de Lindsay Fox, que trabalhava em um pronto-socorro em Newark, New Jersey. Ela atendeu até 100 pacientes positivos para COVID-19 em um turno e um caminhão refrigerado cheio de cadáveres. https://www.usatoday.com/story/news/nation/2021/04/07/hillsboro-new-mexico-covid-19-vaccine-community-comes-together/7121695002/

Esportes: Uma versão anterior desta história relatou incorretamente os anos em que Jordan Burroughs ganhou títulos mundiais. Ele ganhou em 2011, 2013, 2015 e 2017. https://www.usatoday.com/story/sports/olympics/2021/04/03/olympic-wrestler-jordan-burroughs-fails-make-us-team-tokyo / 7080854002 /

Esportes: Uma versão anterior desta história afirmava incorretamente o recorde de Shaka Smart como técnico de basquete masculino no Texas. Ele tinha 109-86. https://www.usatoday.com/story/sports/ncaab/2021/03/26/shaka-smart-marquette-basketball-coach/7013415002/

Notícia: Desde dezembro, os EUA compraram mais 200 milhões de doses de cada uma das vacinas Moderna e Pfizer-BioNTech. A administração Trump encomendou 100 milhões cada em dezembro, e a administração Biden outros 100 milhões cada em fevereiro. Um artigo na edição de 26 de março continha informações incorretas.

Esportes: Uma história sobre Jerry Jones e o Museu Nacional da Medalha de Honra e o Instituto de Liderança na edição de 25 de março afirmava incorretamente o número de anos que se passaram desde que a primeira Medalha de Honra foi concedida. Já se passaram 158 anos. https://www.usatoday.com/story/sports/nfl/cowboys/2021/03/25/cowboys-jerry-jones-national-medal-honor-museum-giving-20-million/6986461002/

Notícia: Esta história foi atualizada para corrigir o nome da escola onde F. King Alexander foi presidente antes de sua gestão na LSU. Ele trabalhou na California State University, Long Beach. https://www.usatoday.com/story/news/investigations/2021/03/23/oregon-state-university-president-alexander-resigns-amid-lsu-scandal/6965847002/

Notícia: Esta história foi atualizada para refletir a menção do secretário de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, na quarta-feira, sobre possíveis ações executivas relacionadas ao controle de armas. https://www.usatoday.com/story/news/politics/2021/03/24/gun-control-where-president-biden-stands-legislation-executive-orders/6989667002/

Notícia: Uma versão anterior informava erroneamente a hora da chegada da polícia e informava sobre o assassinato do policial em Boulder, Colorado. https://www.usatoday.com/in-depth/news/2021/03/23/boulder-shootings-10-killed-suspect-surrenders/6963259002/

Notícia: Uma versão anterior desta história escrevia incorretamente o nome de Thao Nguyen e onde ela residia durante a pandemia de coronavírus em 2020. https://www.usatoday.com/story/news/education/2021/03/20/covid-19-college- estudante-jornais-coronavírus / 4503367001 /

Viajar por: Uma versão anterior desta história descaracterizou as recomendações da California Attractions and Parks Association para mitigar os efeitos da gritaria em passeios em parques temáticos. https://www.usatoday.com/story/travel/news/2021/03/16/covid-and-theme-parks-try-not-scream-rides-group-advises/4720336001/

Esportes: Uma história sobre a família Drew e o torneio da NCAA na edição de 17 de março distorceu o ano em que Bryce Drew atingiu The Shot for Valparaiso. Era 1998. https://www.usatoday.com/story/sports/ncaab/2021/03/15/scott-drew-bryce-drew-baylor-grand-canyon-ncaa-tournament/4697397001/

Mídia social: Postagens anteriores declararam incorretamente a nova data limite para declaração de impostos. A Receita Federal adiou o prazo para 17 de maio. Https://www.facebook.com/usatoday/posts/10159299124870667 https://twitter.com/USATODAY/status/1372334587192471553

Esportes: Uma versão anterior desta história distorceu a última aparição do torneio da NCAA da Carolina do Norte. O Tar Heels apareceu pela última vez no torneio em 2019. https://www.usatoday.com/story/sports/ncaab/tourney/2021/03/14/march-madness-ncaa-tournament-bracket-analysis-south-region / 4678604001 /

Notícia: Uma história que foi veiculada nas edições de 11 de janeiro citou incorretamente o presidente Donald Trump durante uma conversa com um oficial da Geórgia com base em informações incorretas fornecidas ao USA TODAY. Uma gravação subsequente da ligação publicada pelo The Wall Street Journal mostra que Trump pediu ao oficial para procurar por "desonestidade". https://www.usatoday.com/story/news/politics/2021/01/09/trump-phone-call-pressured-georgia-election-investigator/6610212002/

Viajar por: Uma versão anterior desta galeria de fotos tinha informações incorretas sobre a altura das Torres Decker de Vermont. O edifício Burlington tem 11 andares e 124 pés de altura. https://www.usatoday.com/picture-gallery/travel/news/2021/03/11/tallest-building-in-every-state/115502164/

Esportes: Uma versão anterior desta história identificou incorretamente o locutor que fez comentários racistas durante um jogo de basquete feminino entre Norman (Oklahoma) e Midwest City. O locutor foi Matt Rowan. https://www.usatoday.com/story/sports/2021/03/12/announcer-directs-racist-comments-toward-norman-girls-basketball-kneeling-during-national-anthem/4666770001/

Esportes: A localização do Drive On Championship do LPGA Tour nas pontuações do torneio foi identificada incorretamente nas edições de 8 e 9 de março. Foi realizado em Ocala, Flórida.

Esportes: Uma legenda da foto na edição de 1º de março que acompanha uma história do LPGA identifica incorretamente a irmã Korda comemorando com a vencedora do torneio Nelly Korda. A irmã era Jessica Korda.

Notícia: Uma versão anterior desta história da The Associated Press relatou incorretamente que a vítima do tiroteio havia morrido. https://www.usatoday.com/story/news/nation/2021/03/01/arkansas-school-shooting-student-killed-pine-bluff/6878759002/

Dinheiro: Esta história foi atualizada para refletir que esta é a primeira vez que a Reese's oferece uma xícara de manteiga de amendoim sem chocolate. https://www.usatoday.com/story/money/2021/03/02/reeses-peanut-butter-cups-without-chocolate-back-hershey-company/6884001002/

Fevereiro de 2021

Notícia: Uma foto de 24 de fevereiro na página 1A mostrou uma clínica de testes móveis COVID-19 pelo Community-University Health Care Center em Minneapolis em setembro. A legenda descreveu incorretamente o tipo de clínica.

Notícia: Esta história foi atualizada para refletir o número correto de terroristas envolvidos nos ataques de 11 de setembro de 2001, que entraram nos EUA com visto de estudante. Era apenas um. https://www.usatoday.com/story/news/nation/2021/02/20/dhs-ice-sued-over-international-students-enter-us/4493742001/

Esportes: Um tweet anterior identificou incorretamente o time pelo qual David Ayres jogou. https://twitter.com/usatodaysports/status/1363884866618732545

Notícia: Uma história da Página 1A em 15 de fevereiro descreveu incorretamente a filiação política do senador Bernie Sanders. Ele é um independente registrado que concorda com os democratas.

Dinheiro: Uma versão anterior desta história identificou erroneamente uma das corretoras on-line que restringia a compra e venda de ações. https://www.usatoday.com/story/money/2021/02/18/gamestop-hearing-robinhood-reddit-ceos-testify-before-congress/6770118002/

Esportes: Uma história sobre Jordan Spieth em algumas edições de 11 de fevereiro distorceu sua pontuação na terceira rodada do Phoenix Open. Ele atirou em 10-under 61.

Notícia: Algumas edições de 10 de fevereiro identificaram erroneamente a filiação política de Kevin Madden, um estrategista político independente e ex-conselheiro da campanha presidencial de Mitt Romney, em uma matéria na página 1A.

Esportes: Uma história sobre o piloto da NASCAR Cup Series Denny Hamlin na edição de terça-feira errou o número de seu carro. Ele dirige o carro nº 11. https://www.usatoday.com/story/sports/ftw/2021/02/08/nascar-denny-hamlin-seeks-daytona-500-winning-history/115441624/

Notícia: Uma versão anterior desta história deu o estado incorreto para a Rep. Rosa DeLauro. DeLauro representa o 3º distrito de Connecticut. https://www.usatoday.com/story/news/politics/2021/02/08/covid-19-relief-democrats-propose-3-600-per-child-tax-credit/4434504001/

Esportes: Uma história na edição de 5 de fevereiro sobre os fãs que foram a todos os Super Bowl distorceu o Super Bowl em que Tony Dungy e Lovie Smith treinaram um contra o outro. Era o Super Bowl 41. https://www.usatoday.com/story/sports/nfl/2021/02/02/super-bowl-2021-five-fans-attend-55th-consecutive-game/6657265002/

Notícia: O item Missouri no comparativo dos 50 estados da edição de 4 de fevereiro incluiu uma cidade incorreta. O prefeito de Kansas City, Quinton Lucas, está procurando garantir que os residentes negros e hispânicos tenham oportunidades iguais de receber a vacina COVID-19.

Esportes: Uma versão anterior desta história descaracterizou a natureza da bolsa de estudos de Francesca Jones com o LTA. O apoio que ela recebe beneficia Jones e sua atual equipe de coaching. https://www.usatoday.com/story/sports/tennis/aus/2021/02/08/australian-open-debut-francesca-jones/4420665001/

Entretenimento: Uma versão anterior desta história identificou erroneamente um filme de 2018 intitulado “The Nightingale”. A adaptação do livro de mesmo nome de Kristin Hannah ainda não foi lançada. https://www.usatoday.com/story/entertainment/books/2021/02/02/the-four-winds-review-kristin-hannahs-epic-dust-bowl-era-novel/4345865001/

Entretenimento: Uma versão anterior desta história distorceu o momento do segmento da Fox News desmascarando as alegações de fraude eleitoral envolvendo máquinas da Dominion Voting Systems. A rede transmitiu seu segmento sobre a Dominion em novembro, antes de a empresa escrever uma carta levantando a possibilidade de uma ação legal contra aqueles que fazem ou fornecem uma plataforma para o que ela afirma serem declarações difamatórias. https://www.usatoday.com/story/entertainment/tv/2021/02/02/newsmax-anchor-walks-out-after-my-pillow-ceo-mike-lindell-rant/4363781001/

Viajar por: Um magistrado federal não concedeu permissão para Jenny Cudd deixar o país, conforme indicado em uma versão anterior desta história. https://www.usatoday.com/story/travel/news/2021/02/02/capitol-rioter-wants-go-mexican-vacation-and-court-lets-her/4358889001/

Janeiro de 2021

Entretenimento: Uma versão anterior deste relatório caracterizou incorretamente o status do acordo judicial de Rod Stewart. Os advogados de defesa dizem que os detalhes do acordo foram acertados e os promotores confirmam que as negociações estão em andamento. https://www.usatoday.com/story/entertainment/music/2021/01/29/rod-stewart-avoids-trial-reaches-plea-deal-florida-altercation/4316404001/

Notícia: Esta história foi atualizada para refletir uma mudança no tom de vermelho oficial do Tampa Bay Buccaneers. A classificação foi alterada para Contexto ausente. https://www.usatoday.com/story/news/factcheck/2021/01/27/fact-check-super-bowl-lv-chiefs-bucs-logos-same-primary-pantone-color/4276067001/

Viajar por: Uma versão anterior desta história descaracterizou a ação do presidente Joe Biden ao rescindir a proibição de viagens aos muçulmanos. Foi uma proclamação presidencial. https://www.usatoday.com/story/travel/news/2021/01/21/biden-executive-order-ends-muslim-travel-ban-donald-trump/4240420001/

Notícia: Esta história foi atualizada para esclarecer que o folheto satírico do evento foi enviado por e-mail para uma lista de estudantes de direito em 25 de janeiro. Https://www.usatoday.com/story/news/factcheck/2021/01/27/fact-check -flyer-call-capitol-riot-stanford-event-satire / 4267449001 /

Esportes: Uma versão anterior desta história distorceu a equipe para a qual Leslie Frazier trabalha. Ele é o coordenador defensivo do Buffalo Bills. https://www.usatoday.com/story/sports/nfl/texans/2021/01/27/houston-texans-hire-ravens-assistant-david-culley-head-coach/4288346001/

Esportes: Tweets anteriores compartilhavam relatos sobre o acidente de helicóptero que matou Kobe Bryant e outros oito. Nossa intenção era compartilhar novos relatórios sobre a linha do tempo do dia. Nossos tweets vieram sem aviso ou contexto. Retiramos esses tweets e lamentamos a insensibilidade do conteúdo. https://twitter.com/usatodaysports/status/1354133575050944512

Esportes: Uma versão anterior do título e esta história distorcem a oferta do Mets a Trevor Bauer. A oferta se aproximaria do valor médio de US $ 36 milhões de Gerrit Cole em seu contrato de nove anos, US $ 324 milhões, assinado há um ano. https://www.usatoday.com/story/sports/mlb/mets/2021/01/26/trevor-bauer-mets-offer-contract/4258036001/

Vídeo: Uma versão anterior deste vídeo distorceu os termos da ordem executiva de Biden, que formaliza um requisito de teste de viagem COVID-19 internacional e recomenda quarentena para viajantes internacionais na chegada aos EUA https://www.usatoday.com/videos/travel/news/ 2021/01/25 / presidente-biden-esperado-reintegrado-covid-19-restrições de viagem / 6698470002 /

Viajar por: Uma versão anterior desta história distorceu os termos de uma das ordens executivas do presidente Joe Biden, que formaliza um requisito de teste de viagem COVID-19 internacional e recomenda quarentena para viajantes internacionais na chegada aos EUA https://www.usatoday.com/story/ viagens / notícias / 2021/01/24 / joe-biden-covid-19-restrições de viagens-não-nos-viajantes / 6695664002 /

Esportes: Uma coluna nas edições de 18 de janeiro sobre Colin Kaepernick e Martin Luther King Jr. referiu-se ao apoio que King mostrou a Tommie Smith e John Carlos. Deve-se ter notado que, de acordo com as notícias, Carlos se encontrou com King no início de 1968 para discutir o protesto não violento. King foi assassinado antes da realização das Olimpíadas na Cidade do México.

Notícia: Esta versão corrige a hora do relatório C-Span de manifestantes dentro do Statuary Hall para 2:33. Também corrige o conteúdo de um tweet do presidente em 19 de dezembro: "Esteja lá, será uma loucura!" https://www.usatoday.com/in-depth/news/2021/01/06/dc-protests-capitol-riot-trump-supporters-electoral-college-stolen-election/6568305002/

Instagram: As autoridades federais disseram na sexta-feira que não há "nenhuma evidência direta de equipes de matar e capturar" entre os desordeiros do Capitólio, retrocedendo alegações delineadas em documentos judiciais de que os agressores tentaram prender e "assassinar funcionários eleitos". ⁠Este post foi atualizado para esclarecer a alegação. https://www.instagram.com/p/CKFFJC8srZt/

Notícia: Devido a uma mudança nos relatórios do CDC, esta página exibia temporariamente o número total de doses de vacina administradas como uma parcela da população, em vez do número de primeiras doses administradas. https://www.usatoday.com/in-depth/graphics/2021/01/14/covid-vaccine-distribution-by-state-how-many-covid-vaccines-have-been-given-in-us- quantas pessoas / 6599531002 /

Dinheiro: Uma história publicada em algumas edições de 12 de janeiro identificou erroneamente a empresa que deveria ser adquirida pela Staples. A empresa-alvo é Office Depot.


Como tirar a selfie perfeita

1. Haja luz: A fotógrafa Mindy Stricke diz que a iluminação é a chave: & quotA luz natural é a melhor. A & # x27hhora mágica & # x27 é a hora após o nascer do sol e um pouco antes do pôr do sol, e produzirá a luz do sol mais favorável. & Quot Se a luz natural estiver faltando, fique próximo a uma fonte de luz artificial e certifique-se de que o flash esteja desligado.

2. Fora do braço & # x27s caminho: “Ter o braço estendido para um tiro só vai ser muito lisonjeiro”, diz Stricke. Ela aconselha experimentar um minitripé para o smartphone ou baixar um aplicativo de temporizador gratuito.

3. Regra dos terços: “Tente pensar em como compor em terços, como olhos a um terço de cima, a um terço do caminho para a foto - de preferência de cima ou de lado”, diz o fotógrafo Stuart Kearey, que vive em Bedford. Ele aconselha garantir um espaço entre você e o fundo, para conseguir uma profundidade de imagem.


Assista o vídeo: ESTA EMPREGADA NÃO SABIA QUE ESTAVA SENDO FILMADA 2 (Pode 2022).