A história

Waltheof

Waltheof


We are searching data for your request:

Forums and discussions:
Manuals and reference books:
Data from registers:
Wait the end of the search in all databases.
Upon completion, a link will appear to access the found materials.

Waltheof, era o filho mais novo do conde Siward da Nortúmbria. Após a Batalha de Hastings, ele se submeteu a Guilherme, o Conquistador, e foi autorizado a manter suas propriedades.

Em 1072, Waltheof tornou-se conde da Nortúmbria. William também providenciou para que ele se casasse com sua sobrinha Judith. Essa estratégia não funcionou e em 1075 ele se juntou a uma revolta liderada por Ralph, conde de Norfolk e Roger, conde de Hereford. Waltheof foi capturado e executado em 31 de maio de 1076. Waltheof foi o único inglês proeminente a ser executado no reinado de Guilherme.


Waltheof - História

Edward o Confessor: Rei da Inglaterra, casado com a irmã de Harold, Edith. Ele morreu em janeiro de 1066 sem herdeiro.

King Cnut: Rei da Inglaterra 1016-1035. Cnut era o rei da Dinamarca, que explorou a natureza fragmentada da Inglaterra para tomar o trono em 1016. Ele governou com a ajuda dos condes ingleses Godwine e Leofric.

Guilherme da Normandia: Filho bastardo do Duque Ricardo II, sogro de Eduardo, o Confessor. William tinha uma reivindicação muito instável ao trono inglês, mas o que ele tinha a seu favor era um ducado cheio de cavaleiros normandos, todos ansiosos por uma parte das terras recém-conquistadas.

Harold Godwinson: Filho de Godwine e Conde de Wessex. Harold era muito poderoso em 1066. Ele era possivelmente mais rico que o rei e havia estabelecido alianças com todos os principais magnatas da Inglaterra. Ele poderia reivindicar apenas um vínculo tênue pelo casamento com a família de Cnut, mas ele era o cunhado do rei Eduardo e apesar de ter o direito mais fraco à Coroa, ele estava na posição mais forte. Guilherme afirmou que Haroldo havia jurado entregar a Coroa a Guilherme com a morte do rei Eduardo. Provavelmente é uma ficção.

Edwin e Morcar: Netos de Leofric, Condes de Mercia e Northumbria. Anteriormente arquiinimigos dos Godwinsons, eles parecem ter feito um acordo com Harold em 1065, que ajudou Morcar a entrar no Conde da Nortúmbria em troca de seu apoio quando Eduardo morreu.

Tostig: Irmão de Harold e ex-conde da Nortúmbria. Deposto pelos nortumbrianos em favor de Morcar, Tostig fugiu para a Noruega, onde planejou vingança contra seu irmão Harold.

Harald Hardrada: Rei da Noruega. Persuadido a invadir a Nortúmbria em 1066 por Tostig. Sua vitória em Fulford e sua derrota e morte em Stamford Bridge provavelmente garantiram o sucesso da invasão de William em Hastings.

Waltheof: Conde de Huntingdon e legítimo conde da Nortúmbria. Waltheof era muito jovem para assumir o condado da Nortúmbria quando seu pai morreu em 1055, então foi para Tostig. Ele tinha idade suficiente para o condado em 1066, mas foi dado a Morcar. Suas ações subsequentes após a Conquista podem ser interpretadas (até certo ponto) como tentativas de recuperar seu Conde.

Edgar, o Aetheling: Aetheling significa 'trono' e foi o título dado ao legítimo herdeiro da Coroa. Edgar, entretanto, era muito jovem em 1066 e ninguém queria uma regência instável.

Swegn Estrithson: Rei da Dinamarca. Indiscutivelmente o mais poderoso dos contendores, Swegn poderia reivindicar descendência direta do Rei Cnut. No entanto, ele foi distraído por seu próprio reino, e só depois de morrer é que seu segundo filho, Cnut, o Santo, se concentrou na Inglaterra.

Arcebispos Stigand e Ealdred: Arcebispos de Canterbury e York. Primatas da Inglaterra.


ExecutedToday.com

Nesse dia de 1076, Guilherme, o Conquistador, decapitou o conde Waltheof II da Nortúmbria por traição & # 8212 o único nobre importante executado pelo rei normando.

Quando a Conquista Normanda trouxe Guilherme, o Conquistador, ao poder, os nobres não sabiam que os normandos seriam capazes de manter o que eles & # 8217d ganharam & # 8230 e sendo nobres, eles começaram a conspirar.

Múltiplas revoltas abalaram as marchas ao norte onde Waltheof tinha seu domínio, e o corpulento Northumbrian, de acordo com skald Thorkill Skallason, era uma máquina de matar normandos.

Waltheof queimou cem
Dos guerreiros normandos William & # 8217s
Enquanto as chamas ardentes se enfureciam
Que queimação houve naquela noite!

Nosso diretor do dia foi gentil com a Conquistadora e até mesmo se casou dinasticamente com a sobrinha de William, Judith.

Mas sua fama como guerreiro e propriedades estrategicamente posicionadas logo teve conspiradores o cortejando para outra corrida à rebelião & # 8212 a Revolta dos Condes, que viria a ser a última resistência séria à última invasão bem-sucedida da Grã-Bretanha.

Waltheof (as contas estão radicalmente em desacordo) se inscreveu e depois se arrependeu, ou ficou preso nele, ou não se inscreveu, mas também não relatou quando descobriu ou foi comprado por motivos políticos por sua noiva normanda . (Judith, suspeitosamente, conseguiu manter suas enormes extensões de terra depois que Waltheof perdeu a cabeça pelo delito de traição de confisco de propriedade.)

Seja qual for o caso, ele logo foi obrigado a se entregar à misericórdia do rei. Ele ganhou uma esposa real como seu primeiro prêmio por um encontro com a traição. Seu segundo prêmio foi, ele foi decapitado.

Supõe-se que Waltheof atrasou tanto no cadafalso com a Oração do Senhor & # 8217s que o carrasco ficou impaciente e cortou sua cúpula após as palavras & # 8220Não nos deixe cair em tentação. & # 8221 A lenda devocional diz que a cabeça decepada foi concluída a oração.

Thorkill Skallason lembrou-se do último conde inglês ainda mantendo-o real sob o governo de William & # 8217.

William cruzou o canal frio
e avermelhou as espadas brilhantes,
e agora ele traiu
nobre Earl Waltheof.
É verdade que matar na Inglaterra
vai demorar muito para terminar
Um senhor mais corajoso do que Waltheof
Nunca será visto na terra.

Outro quarto de milênio se passou antes que outro conde inglês & # 8212 Thomas Plantagenet, Conde de Lancaster & # 8212 fosse executado no reino.

A história de Waltheof é contada em detalhes no contexto de A história da conquista normanda da Inglaterra, disponível gratuitamente nos livros do Google e diretamente nos documentos primários relevantes aqui.


Waltheof

Waltheof (d. 1076). Waltheof era filho de Siward, conde de Northumberland e vencedor de Macbeth, que morreu em 1055. Waltheof não herdou o condado, provavelmente porque era muito jovem, e ele passou para Tostig, irmão de Harold Godwineson. Mas no exílio de Tostig em 1065, Waltheof tornou-se conde de Huntingdon. Em 1069, ele se juntou ao ataque dinamarquês a York, mas se submeteu a Guilherme, o Conquistador, em 1070, e foi nomeado conde de Northumberland dois anos depois. Ele também recebeu uma sobrinha do rei em casamento. Mas em 1075 ele estava à margem de outra conspiração contra William, que o executou em Winchester no ano seguinte. A causa de sua queda foi discutida, mas presumivelmente Guilherme ficou exasperado com um homem que se rebelou uma vez, recebeu uma noiva real e foi desleal novamente. Um homem de grande força e piedade, Waltheof foi reverenciado por alguns após sua morte e considerado um herói para os ingleses, embora sua ascendência fosse dinamarquesa. Nessa exibição, ele foi tecnicamente o último inglês a ser conde no período normando.

Cite este artigo
Escolha um estilo abaixo e copie o texto para sua bibliografia.


A execução de Waltheof, o último conde inglês

Clique em qualquer imagem para obter detalhes sobre o licenciamento para uso comercial ou pessoal.

Este artigo editado sobre Norman England apareceu pela primeira vez no Look and Learn número 580 publicado em 24 de fevereiro de 1973.

Se Guilherme, o Conquistador, tivesse escrito suas memórias, como tantos velhos soldados fazem hoje, ele poderia ter tido uma ou duas coisas ressentidas a dizer sobre os súditos ingleses que conquistou. Por 20 anos, eles tornaram a vida o mais desagradável possível para ele. Ao longo de seu reinado, muitos deles nunca perderam a esperança de expulsar o rei normando e substituí-lo por um inglês.

Sempre dispostos a ajudá-los a se rebelar estavam os dinamarqueses. O interesse deles, é claro, não tinha nada a ver com ajudar um vizinho, eles simplesmente esperavam que, no furor de uma rebelião, pudessem navegar rapidamente e pegar algum butim enquanto ninguém estava olhando!

Três anos depois da chegada dos normandos, os ingleses no norte se levantaram contra eles e os dinamarqueses correram para seus navios para ver o que havia para eles. Aterrissando, eles se juntaram aos ingleses em sua marcha sobre York, onde William construiu dois castelos e os encheu de soldados normandos.

Ao saber do grande número de rebeldes, o comandante normando em York decidiu queimar a cidade. O fogo, ele pensou, iria de qualquer forma dificultar o ataque e mantê-los longe dos castelos.

O plano não funcionou. Pois com os ingleses naquele dia de 1069 havia um homem que não tinha medo dos normandos e do fogo. Ele era Waltheof, o grande conde de Northampton e Huntingdon e era alto e forte como um gigante, com braços de ferreiro.

Sem vacilar, zombando das chamas raivosas, Waltheof conduziu seus homens através do fogo e forçou os normandos a atacá-lo. E enquanto eles corriam para fora, ele parou no portão da cidade atacando-os com seu machado de batalha.

A cada golpe, uma cabeça rolava de seu corpo e, dizem, no final daquele dia o grande conde, com o rosto brilhando de suor e as roupas chamuscadas pelo fogo, matou cem dos odiados normandos. Seus corpos foram então alimentados para os lobos da Nortúmbria.

A Batalha de York foi uma derrota lamentável para os normandos. Ao todo, naquele dia, eles perderam 3.000 homens, e os ingleses incendiaram seus dois castelos.

Quando Guilherme, convulsionado pela raiva, saiu correndo de Londres para o local do ultraje, os dinamarqueses haviam partido com seus navios cheios de pilhagem e os ingleses se espalharam silenciosamente por todos os cantos. O Conquistador entrou em uma cidade em ruínas, onde o fedor de fumaça acre ainda pairava no ar e as brasas carbonizadas ainda empolavam as mãos mais duras.

A retribuição contra as pessoas comuns foi rápida e devastadora, mas foi a retribuição irritada de um homem enfurecido que sabia que não poderia ganhar uma discussão e atacou tudo o que viu. Quando ele deixou York, ele deixou um condado em ruínas para trás. Durante nove anos, nenhum campo foi cultivado, nenhum milho foi cultivado em Northambria. Onde antes tudo estava cheio de vida e alegria, apenas as ruínas enegrecidas de casas e aldeias podiam ser vistas.

William assegurou-se de que não haveria mais levantes do norte para perturbá-lo e, saciada sua raiva, voltou para Londres exausto e ansioso para esquecer, talvez até mesmo perdoar.

Pois esse homem severo e obstinado às vezes podia perdoar e, com o passar do tempo, perdoou Waltheof. Ele devolveu ao conde suas terras e para tornar sua amizade mais segura, deu-lhe sua sobrinha Judith como esposa.

A generosidade de William & # 8217 fez de Walthe um inglês único na Inglaterra. Todas as terras importantes da Inglaterra foram dadas aos normandos e Waltheof foi o último inglês a ser um grande proprietário de terras sob o domínio do Conquistador. Os barões normandos, sempre ávidos por mais, não gostaram nada dessa situação.

Por alguns anos, Waltheof desfrutou de seus privilégios e manteve a amizade do Conquistador. Mas um dia William teve que fazer uma viagem para a Normandia e, enquanto ele estava fora, Waltheof recebeu um convite para comparecer ao casamento de Ralph, o conde de Norfolk, com Emma, ​​a irmã de Roger, conde de Hereford.

Waltheof sabia muito bem o perigo representado por este convite. Ele sabia que várias vezes antes de William declarar que o casamento não aconteceria, e ele havia proibido expressamente antes de sua partida para a Normandia.

Mas os condes de Norfolk e Hereford, embora ambos fossem normandos, estavam cansados ​​da regra estrita de William & # 8217 e estavam ansiosos para encontrar uma razão para derrubá-lo. Eles pensaram que teriam uma boa chance enquanto ele estivesse na Normandia e, sem obedecer às suas ordens, eles organizaram o casamento.

A festa de casamento foi celebrada com grande esplendor. Quando os nobres convidados foram todos aquecidos com vinho, o conde de Norfolk se levantou e começou a fazer um discurso inflamado atacando o rei ausente.

& # 8220Ele fez muitas coisas ruins & # 8221 declarou o conde. & # 8220Todos os homens o odeiam e se alegrariam com sua morte. & # 8221 Então, voltando-se para Waltheof, ele disse: & # 8220 Vamos nos unir para expulsar o rei tirano da Inglaterra. Quando tivermos êxito, dividiremos a terra de três maneiras & # 8211 entre os Condes de Norfolk e Hereford e nosso bom amigo Earl Waltheof. & # 8221

Waltheof parece ter hesitado a princípio e depois mal sabendo o que fazia, pois havia bebido tanto vinho, por ter concordado em se juntar a eles.

Assim que voltou a ser ele mesmo, sentiu-se cheio de remorso. Ansioso, ele foi a Lanfranc, o arcebispo de Canterbury, e contou-lhe o que acontecera na festa de casamento ilegal. Com alguma noção da maneira como sabia que William reagiria, Lanfranc aconselhou o conde penitente a ir imediatamente à Normandia e pedir o perdão do rei.

Foi um bom conselho, e Waltheof o aceitou. Ele foi para a Normandia e lá, ajoelhado aos pés de William & # 8217, recebeu um perdão duvidoso do indignado rei, que agora estava muito mais preocupado com a virada dos acontecimentos na Inglaterra.

Enquanto Waltheof viajava para a Normandia, os condes de Hereford e Norfolk haviam levantado uma rebelião contra o rei ausente. Os dinamarqueses, sempre se esgueirando pela costa, correram para dar seu próprio tipo de ajuda.

Guilherme imediatamente zarpou para seu reino, mas antes de chegar à Inglaterra novamente, Lanfranc liderou o exército real contra os rebeldes e os esmagou. Quando o navio do King & # 8217 atracou, havia paz na Inglaterra novamente.

Waltheof esperava que esse fosse o fim de um incidente constrangedor, mas esperava demais. A verdade era que William não confiava mais no conde inglês. A frota dinamarquesa ainda estava na costa da Inglaterra e Guilherme temia que Waltheof pudesse formar uma aliança com os dinamarqueses. O conde não voltou à Inglaterra por muitos dias antes de ser capturado e preso.

Winter retirou temporariamente seu desafio e o substituiu por um pequeno e frio sol no dia em que o Conselho se reuniu para julgar o caso do conde Waltheof. Não era fácil mostrar que ele havia feito algo digno de grande punição, visto que se apressou em ir ao rei confessar sua culpa. Mas havia aqueles inimigos invejosos, os gananciosos barões normandos que queriam as terras de Waltheof.

E havia Judith, a esposa normanda do conde. Ela era sua principal acusadora, condenando em voz alta o marido, pois, dizia-se, ela havia se apaixonado por um nobre normando e queria se casar com ele.

William, como chefe do Conselho, não conseguiu se decidir sobre um veredicto. Durante meses, enquanto Waltheof adoecia na prisão, ele deliberou. Por fim, temendo deixar o conde inglês ir em liberdade, ele decretou a sentença de morte.

Foi dada ordem para que ele fosse decapitado imediatamente, pois temia-se que, se o povo soubesse o que estava para acontecer, os ingleses se levantariam para salvar seu herói dos inimigos. Era assim que os homens ainda estavam em suas camas quando, no último dia de maio, o grande conde foi levado para morrer em uma das colinas que dominam a cidade de Winchester.

Ele saiu vestido com todas as insígnias e emblemas de um conde. Estas, quando chegou ao local da execução, deu aos poucos pobres que se reuniam naquela hora para vê-lo morrer. Então ele se ajoelhou e orou, por tanto tempo que os normandos que estavam em volta ficaram impacientes.

O carrasco temeu que a notícia de que o conde estava para morrer logo se espalhasse, pois já se ouvia a voz estridente do galo à distância. O conde ainda estava orando, tendo caído com o rosto no chão na seriedade de suas orações, quando o carrasco o interrompeu, dizendo: & # 8220 Levante-se, devemos cumprir as ordens de nosso mestre. & # 8221

& # 8220Aguarde ainda, & # 8221 respondeu Waltheof. & # 8220Deixe-me pelo menos dizer a oração do Senhor & # 8217s. & # 8221

Ele se levantou e se ajoelhou novamente, mas quando começou a orar novamente, o carrasco perdeu a paciência. A lâmina caiu e a cabeça de Waltheof rolou para o chão. Homens disseram que a cabeça foi ouvida para terminar a oração.

Assim morreu o último conde inglês & # 8211, um herói para seus conterrâneos oprimidos e uma ameaça para seus senhores. Os ingleses choraram por ele como um mártir e após sua morte o honraram como um santo e falaram dos milagres que aconteceram em seu túmulo.

Esta entrada foi postada na quinta-feira, 6 de março de 2014 às 8h56 e está arquivada em Artigos históricos, História, Realeza. Você pode acompanhar quaisquer comentários sobre este artigo através do feed RSS 2.0. Comentários e pings estão fechados no momento.


História

O Domesday Book registra que Walthamstow na época da Conquista Normanda era composta de quatro aldeias separadas, em clareiras na floresta conectadas por trilhas. A paróquia na época era chamada de Wilcumestou ', provavelmente inglês antigo para' o lugar de boas-vindas ', e compreendia duas mansões. O maior dos dois foi detido por Waltheof, do conde saxão de Huntingdon, que se casou com a sobrinha do rei Guilherme Judith em 1070. Waltheof foi executado em 1076 por conspirar contra o rei e através do casamento de sua filha Alice e Ralph de Toni em 1103 o manor passou para as mãos da família de Toni, onde permaneceu pelos próximos duzentos anos. Ralph tornou-se Lord of the Manor, renomeado Walthamstow Toni, e é creditado com a fundação da igreja atual.

Existente no século 12, a Igreja de Santa Maria elevou o status de assentamento Church End, e hoje é o único dos assentamentos originais ainda reconhecível como um núcleo de aldeia. Como o "centro" de Walthamstow, a área de Church End prosperou e cresceu. A mansão de Walthamstow Toni foi construída na orla de Berry Field, onde a antiga casa está hoje. A Casa Antiga em si é uma casa de 'hall' com estrutura de madeira que data do século 15 e foi erguida depois que a nova casa senhorial 'Toni Hall' foi construída na Rua Shernhall. Em 1730, a sacristia de Walthamstow (o governo local da época) ergueu uma casa simples de oito cômodos em um local de um acre, anteriormente parte do Church Common, para uso como uma casa de trabalho e para reuniões da sacristia. O prédio foi ampliado em 1756, 1779 e 1814 e teve uma infinidade de usos: delegacia de polícia de Walthamstow, arsenal, pátio de construção, casa particular e, desde 1931, um museu local.

A pousada da vila (o Nags Head original) foi estabelecida na esquina adjacente à Casa Antiga em algum momento durante o período Tudor, assim como os Almshouses de Monoux e a escola ao norte da igreja. George Monoux é uma figura importante na história de Walthamstow e foi um grande benfeitor para a área. Ele era um rico comerciante da cidade do período Tudor, membro e mestre da Drapers Company, Lord Mayor of London 1514 e 1528, e MP da City de Londres em 1523. Ele viveu grande parte de sua vida em 'Moones', seu propriedade no que hoje é Billet Road, e foi responsável pelos Almshouses e pela escola que leva seu nome, uma ponte e duas primeiras pontes sobre o Lea, e a grande restauração e ampliação da Igreja de Santa Maria na qual ele está enterrado.

No século 18 e no início do século 19 Berry Field, parte da qual era a Igreja Comum, foi gradualmente sendo invadida, com a construção da Casa de Trabalho (agora Museu da Casa da Sacristia) em 1730, os Squires Almshouses em 1795 e a Escola Nacional em 1819 A St.Mary's Infants School foi construída em 1828 nos Vigários de Glebe, e o restante ainda é reconhecido hoje como o local da Walthamstow Girls School, um edifício neo-georgiano listado como Grau II do início do século XX. Em 1830, o 10 Church Lane foi construído em um terreno que fazia parte dos jardins da Ancient House. É uma típica casa georgiana tardia e foi ocupada até os primeiros anos do século 20 pela família de construtores Reed. O Nags Head original permaneceu na esquina da Orford Road / Church End até a construção do novo pub em 1859, quando a pousada e as casas adjacentes do século 18 foram demolidas e substituídas por uma mercearia e quatro casas. As quatro casas sobrevivem hoje, mas a mercearia foi demolida em 1959.

O ano de 1850 viu o início de uma transformação dramática em Walthamstow quando a Igreja Comum ao sul de Vestry House foi primeiro fechada e depois dividida para fins de construção em 1853. A chegada da ferrovia Great Eastern em 1869/70 acelerou a já rápida urbanização do área como campos, áreas comuns e os terrenos das grandes casas foram transformados nas ruas em socalcos de Walthamstow que conhecemos hoje. No final da década de 1870, a área de Orford Road com sua nova prefeitura, lojas, escola e mais tarde hospital e salão da igreja se tornou o centro da cidade, e a antiga vila já era uma relíquia do passado. É notável que a vila tenha sobrevivido a este período dramático de mudanças praticamente ilesa, e ela é corretamente considerada a Área de Conservação mais importante do Borough.


Dicionário de biografia nacional, 1885-1900 / Waltheof (d.1076)

WALTHEOF, ou Lat. Waldevus ou Guallevus (d. 1076), conde de Northumberland, era o único filho sobrevivente de Siward [q. v.], conde da Nortúmbria, por sua primeira esposa, Elfleda, Ælflaed ou Æthelflaed, uma das três filhas do conde Ealdred ou Aldred, filho do conde Uhtred [q. v.] Waltheof era um mero menino com a morte de seu pai em 1055. Pelo fato de ter aprendido o saltério em sua juventude, pode-se conjeturar que ele foi destinado à vida monástica, que a morte de seu irmão mais velho [ver abaixo Siward] fez com que essa intenção fosse abandonada, e que seu treinamento inicial teve alguma influência em sua vida. Posteriormente, ele foi o conde de Huntingdonshire e Northamptonshire, sendo a data mais provável para sua nomeação a da queda de Tostig [q. v.] em 1065 (Freeman, conquista Normanda, ii. 559–60). Que ele participou da batalha de Fulford contra os dinamarqueses é improvável (é afirmado apenas por Snorro, Laing, iii. 84, onde parece haver uma confusão entre ele e Edwin, o irmão de Morcar [qv]), e não há evidência confiável de que ele estava na batalha de Hastings (ib. p. 95 Freeman, EUA iii. 352, 426, 526). Junto com outros grandes ingleses, ele foi levado pelo Conquistador para a Normandia em 1067.

Quando a frota dinamarquesa estava no Humber em setembro de 1069, Waltheof juntou-se a ela com alguns navios, e na luta em York com a guarnição do castelo tomou sua posição em um dos portões, e como os fugitivos franceses saíram do incêndio cidade os cortou um por um, pois ele era de imensa força, sua destreza nesta ocasião é celebrada por um poeta nórdico contemporâneo, que diz que "ele queimou no fogo quente cem dos capangas do rei" (Corpus Poeticum Boreale, ii. 227). Depois que os dinamarqueses deixaram a Inglaterra, ele foi ao encontro do rei, que estava acampado pelos Tees em janeiro de 1070, submeteu-se a ele, fez um juramento de fidelidade e foi restaurado ao seu condado (Orderic, p. 515). William deu-o como esposa sua sobrinha Judith, filha de sua irmã Adelaide, por Enguerrand, conde de Ponthieu, e em 1072 nomeou-o para suceder Gospatric [q. v.] como conde de Northumberland. Ele era amigo de Walcher [q. v.], bispo de Durham, e estava sempre pronto para fazer cumprir os decretos do bispo.

Por meio de sua mãe, Waltheof herdou a rixa de sangue iniciada pelo assassinato de seu bisavô, conde Uhtred, e, ao ouvir em 1073 que os filhos de Carl, o assassino de seu avô Ealdred, se reuniram com seus filhos para um banquete na casa de seu irmão mais velho em Settrington em East Riding, ele enviou um forte bando de homens, que caíram sobre eles desprevenidos, matando todos eles, exceto dois dos filhos de Carl - Canute, que era extremamente popular, e Sumorled, que por acaso não para estar lá e voltou para seu senhor carregado com despojos de todos os tipos. Em 1075 ele estava presente na festa de casamento de Ralph Guader [q. v.] ou Wader, conde de Norfolk e ele foi convidado a se juntar à conspiração, que foi feita naquela ocasião, para dividir todo o país entre ele e o conde de Norfolk e Hereford, um deles para ser o rei e o outros dois condes. Ele parece ter sido aprisionado contra sua vontade para dar seu consentimento (Flor. Wig. An. 1074 Orderic, pp. 534-5, o representa como recusando seu consentimento, mas jurando segredo). Ele se arrependeu e, assim que pôde, foi para Lanfranc [q. v.] e confessou-lhe o juramento ilegal que tinha feito. O arcebispo prescreveu-lhe uma penitência e aconselhou-o a ir até o rei, que então estava na Normandia, e apresentar-lhe todo o assunto. Ele foi até William, contou-lhe o que tinha feito, ofereceu-lhe um tesouro e implorou seu perdão. O rei encarou o assunto com leviandade e Waltheof permaneceu com ele até seu retorno à Inglaterra, quando a rebelião acabou. Em pouco tempo, porém, a frota dinamarquesa, que havia sido convidada pelos rebeldes, apareceu no Humber, e o rei fez com que Waltheof fosse preso e encarcerado.

No Natal, ele foi levado a julgamento perante o rei em Winchester, sob a acusação de ter sido informado e ter incitado a rebelião tardia, sua esposa Judith denunciando ele. Ele admitiu que sabia da conspiração, mas negou categoricamente que a tivesse incitado de alguma forma. A sentença foi adiada e ele foi levado a uma custódia mais estrita em Winchester do que antes. Na prisão, ele passou seu tempo procurando fazer as pazes com Deus por meio de orações, vigílias, jejuns e doações de esmolas, muitas vezes chorando amargamente e, diariamente, diz-se, recitando todo o saltério, que havia aprendido em sua juventude (ib. p. 536 For. Peruca. ) Ele também disse ter suplicado ao rei para permitir que ele se tornasse um monge (Liber de Hyda, p. 294).

Lanfranc expressou sua convicção de que o conde era inocente de traição e que sua penitência foi sincera (para. Wig.) Que ele fez o juramento de conspiração parece tão certo quanto que ele rapidamente se arrependeu de fazê-lo. É provável que os outros conspiradores, com ou sem seu consentimento, usaram seu nome para induzir os dinamarqueses, com os quais teria grande influência, a invadir a Inglaterra que ele não disse isso ao rei, e possivelmente não estava ciente disso. e que quando William descobriu que a frota dinamarquesa havia chegado, ele pensou muito mais seriamente na parte de Waltheof na conspiração do que antes, e foi levado por sua sobrinha, a esposa do conde, a acreditar, verdadeira ou falsamente, que seu marido era a causa de sua vinda.

Em 15 de maio de 1076 seu caso foi considerado na corte do rei, ele foi condenado à morte por ter consentido quando homens tramavam contra a vida de seu senhor, por não ter resistido a eles e por ter renunciado publicamente a denunciar sua conspiração. A ordem de execução foi logo enviada para Winchester, e na manhã do dia 31 ele foi retirado da prisão antes que os cidadãos se levantassem de suas camas, pois seus guardas temeram que um resgate pudesse ser tentado, e foi levado para Colina de St. Giles, com vista para a cidade. Ele vestia as túnicas de seu posto de conde e, quando chegou ao lugar onde seria decapitado, distribuiu-as entre o clero e os poucos homens pobres que por acaso estavam presentes. Ele pediu que pudesse dizer a oração do Senhor. Quando ele disse ‘não nos deixes cair em tentação’, sua voz estava embargada pelas lágrimas. O carrasco não esperou mais, ele desembainhou a espada e com um golpe cortou a cabeça do conde. Os espectadores declararam que ouviram a cabeça decepada pronunciar claramente as últimas palavras da oração, "mas livra-nos do mal, amém."

Waltheof era alto, bem feito e extraordinariamente forte. Inigualável como guerreiro, ele era fraco e instável em caráter, ele parece ter sido transformado em uma ferramenta pelos conspiradores em 1075, e provavelmente era tão deficiente em visão a ponto de interpretar a clemência do Conquistador para com ele em 1070 como um sinal de fraqueza, e o subsequente favor que ele lhe mostrou como prova de que sua importância era muito maior do que realmente era. Apesar de sua vingança sobre a família de Carl, que deve ser vista em conexão com o estado bárbaro do norte e com os feitos de seus ancestrais imediatos, ele era um homem religioso, um assistente constante e devoto dos serviços divinos, e muito liberal para o clero, monges e pobres. Ele enriqueceu a abadia de Crowland em South Lincolnshire, conferindo-lhe o senhorio de Bar nack em Northamptonshire, para ajudar o Abade Ulfcytel na construção de sua nova igreja, e colocou seu primo Morkere, o filho mais novo de Ligulf [ver abaixo de Walcher] por Waltheof's irmã da mãe, em Jarrow para ser educada como monge, dando ao convento com ele a igreja e senhorio de Tynemouth (Symeon, Historia Regum, c. 166 Monasticon, eu. 236). No entanto, ele injustamente manteve a posse de duas propriedades em Northamptonshire que haviam sido dadas a Peterborough por sua madrasta, e depois de sua morte foram mantidas, com o consentimento do convento, por seu pai Siward para sua vida. Ele fez um acordo com o abade Leofric, na presença de Eduardo, o Confessor, pelo qual recebeu cinco marcos de ouro em consideração a desistir imediatamente de uma das propriedades, mantendo a outra por sua vida, mas quebrou o acordo e manteve ambos. Durante o reinado de Harold, ele se arrependeu e, indo para Peterborough, assegurou ao convento que ambos deveriam comparecer em sua morte (Codex Diplomaticus, 4. No. 927) eles foram, no entanto, ambos detidos pela viúva (conquista Normanda, 4. 257).

A execução de Waltheof foi um evento sem precedentes, e o Conquistador, que, embora terrível em suas punições, nunca condenou ninguém à morte, deve ter sido influenciado em seu caso por alguma consideração especial, tal como seria proporcionada pela crença de que ele era o causa principal de uma invasão estrangeira. O ato de severidade foi considerado o ponto de inflexão no reinado de Guilherme, e acredita-se que tenha sido relacionado com seus problemas subsequentes e mal-sucesso (Freeman, u.s. p. 605 Orderic, p. 544). Embora seu pai fosse dinamarquês de nascimento, Waltheof era considerado um campeão da liberdade inglesa e um herói nacional, e sua penitência e morte o fizeram ser venerado pelos ingleses como um santo e mártir. Seu corpo foi enterrado às pressas no local da execução quinze dias depois, o Conquistador, a pedido de Judith, permitiu que o abade Ulfcytel o removesse para Crowland, onde foi enterrado na capela da abadia. Dez anos depois, Ulfcytel foi deposto, possivelmente porque encorajou a reverência prestada à memória do conde em Crowland (Freeman). Seu sucessor, Ingulf [q. v.], fez com que o corpo de Waltheof fosse trasladado e colocado na igreja em 1092, quando, ao ser aberto o caixão, foi encontrado intacto e com a cabeça unida a ele, uma linha vermelha apenas marcando o local da separação . Milagres começaram a ser operados em grande número na nova tumba do mártir (Ordem de Ordem. Malm. Miracula S. Waldevi) O próximo abade, Geoffrey (d. 1124), embora fosse um francês, não permitiu que uma palavra fosse dita em depreciação do conde, e foi recompensado com uma visão de Waltheof na companhia de São Bartolomeu e São Guthlac, quando o apóstolo e o eremita se reconciliaram por suas observações alternativas, uma linha hexâmetro informando que Waltheof não era mais sem cabeça e, embora tivesse sido um conde, era então um rei (Orderico). Sob o próximo abade, Waltheof, filho de Gospatric, os monges enviaram ao Orderic nascido na Inglaterra, que havia anteriormente visitado sua casa, para escrever um epitáfio para o conde, o que ele fez e inseriu em sua "História".

Waltheof left three daughters. The eldest, Matilda, married, first, Simon de Senlis, who was in consequence made earl of Northampton [q. v.] by him she was mother of Waltheof (d. 1159) [q. v.] she married, secondly, David I [q. v.] king of Scotland. The second, Judith, married Ralph of Toesny, the younger and the third married Robert FitzRichard [see under Clare, Richard de , (d. 1090?)] ( William of Jumièges , viii. 37). His widow Judith founded a house of Benedictine nuns at Elstow, near Bedford (Monasticon, iii. 411).

[Flor. Wig. (Engl. Hist. Soc.) A.-S. Chron. ed. Plummer Orderic, Will. of Jumièges (both ed. Duchesne) Sym. Dunelm., Will. of Malmesbury's Gesta Regum, Liber de Hyda (all Rolls Ser.) Will. of Poit. ed. Giles Vita et Passio Wadevi, Miracula S. Waldevi ap. Chron. Angl.-Norm. vol. ii. ed. Michel, of no historical value except as regards the cult Corp. Poet. Bor. Freeman's Norm. Conq.]


The History of Fotheringhay Castle

While in the UK on my Mary Queen of Scots tour, we visited many historic sites associated with her life story. This included a trip to Fotheringhay Castle, the scene of her execution on February 8, 1587. There is virtually nothing left of this significant castle but I climbed twenty three feet up to the top of the motte, looking down on the River Nene and across to the village and church and couldn’t help but feel something significant happened here. It turns out this castle has a pretty incredible history encompassing more than just Mary’s execution.

The motte of Fotheringhay Castle (Photo by the author)

From the north, we entered the site through one of those crisscross gates. The land is a working sheep farm. To the west, there was a picturesque view of the village with the lantern tower of the church in full view. To the east, there was a field but you could tell there were some buildings existed on the spot at one time. Most likely this was the location of the Great Hall where Mary’s execution took place. And to the south the River Nene was lazily flowing by.

It is believed that in the time of the Angles and the Danes there was a ford over the river here before the bridge was built and a mound was erected to oversee and defend the crossing. Domesday Book which was commissioned by William the Conqueror indicates that Judith of Lens owned the manor at Fotheringhay. Judith was a niece of William, being the daughter of his sister Adelaide of Normandy, Countess of Aumale. In 1070, Judith married Earl Waltheof of Huntingdon and Northumbria. They had three children, their eldest daughter being named Maud.

The River Nene flows by the south of the site of Fotheringhay Castle (Photo by the author)

Maud was married to Simon de St. Liz (Senlis), the Earl of Huntingdon and Northampton and he was the first to build a castle at Fotheringhay. This building was most likely made of wood and the present motte and inner bailey are possibly his work. The site was chosen to control an important river crossing but the castle probably was never considered an important military stronghold.

After Simon de St. Liz died in 1113, King Henry I of England arranged for his widow Maud to marry Prince David of Scotland. David gained domination over Maud’s vast estates in England including Fotheringhay. David became King of Scots in 1124 and Fotheringhay was passed on to his son Henry and his grandsons King Malcolm IV and King William the Lion. William gave the castle to his brother David, 8th Earl of Huntingdon who was one of the barons who rebelled against King John in 1215. King John seized Fotheringhay and it was granted to William Marshal, 2nd Earl of Pembroke. He managed to hang on to the property until December 1219 when he gave the castle to King Henry III.

View of the village and church of Fotheringhay from the top of the motte of the castle (Photo by the author)

At some point in the thirteenth century, the wooden castle was replaced with stone. Fotheringhay was considered to be part of the dowry of King Henry’s sister Joan when she was married to Alexander II, King of Scots although control was never actually transferred to Alexander. In 1221, custody of the castle was given to Hubert de Burgh, 1st Earl of Kent. William II de Forz, 3rd Earl of Albemarle rebelled against King Henry III and captured Fotheringhay, installing his own garrison. Henry raised a royal army which he took to Fotheringhay and Forz fled rather than meet them. King Henry retained control of the castle and it remained in royal possession until the reign of King Edward II when it was granted to John of Brittany, Earl of Richmond.

When John of Brittany died, his granddaughter Mary St. Pol inherited it. Mary was an interesting woman. In 1321 she married Aymer de Valance, the 2nd Earl of Pembroke and half-brother of King Henry III. Aymer died three years later. They had no children and Mary lived at Fotheringhay in her widowhood devoting herself to religion. In a charter from King Edward III in 1347, Marie was given the authority to found a house of scholars in Cambridge. In memory of her husband, she gave part of her fortune to the university, allowing students to study there and also gave property for them to live in. It is known as Pembroke College and it is the oldest college with an unbroken constitution from its foundation to survive on its original site.

There are historical records from 1341 indicating a stone tower stood on the motte. Also mentioned, within the inner bailey, are two chapels, a great hall, chambers and a kitchen. A group of buildings known as The Manor lay north west of the motte on the site of the Castle Farm. When Mary St. Pol died in 1377, by Royal Grant the castle was passed on to Edmund Langely, the fourth surviving son of King Edward III. Edmund was responsible for spending a great deal of money considerably enlarging and rebuilding the castle. In 1385, Edmund was granted the title of Duke of York and Fotheringhay became the principal seat of the Yorkists. Edmund died in 1402 and was succeeded by his eldest son Edward. Edward died at Agincourt in 1415 supposedly of the heat from being locked in his armor. His dying wish was to be buried in the collegiate church at Fotheringhay and he was interred there in December 1415.

Fotheringhay passed on to Edward’s brother Richard Plantagenet, Earl of Cambridge who was beheaded on suspicion of conspiracy against King Henry V. His son, Richard, Duke of York inherited the castle and it became the favored home of the Yorkist family. King Richard III was born at Fotheringhay in 1452 and Margaret of York, the future Duchess of Burgundy is believed to have been born here in 1446. During the height of the War of the Roses, Richard, Duke of York fought for the throne of England and his wife, Cecily Neville supported her husband’s efforts. Richard died at the Battle of Wakefield along with his son Edmund, Earl of Rutland in December 1460. Cecily’s eldest son did become King Edward IV and she soon received confirmation of her lands and rights. As a widow with enormous personal wealth she continued her patronage of religious houses and the college founded by her husband at Fotheringhay. She outlived her husband by thirty six years and adopted the role of Yorkist matriarch and entertained guests at the castle.

After her daughter Margaret left to marry Charles the Bold, Duke of Burgundy in June of 1468, Cecily moved to Berkhamstead Castle. Fotheringhay was granted to her son King Edward along with other estates. By 1469, King Edward IV and his wife Elizabeth Woodville would occasionally make Fotheringhay their residence. After Cecily Neville died in 1495, King Henry VII gave Fotheringhay to his wife, Elizabeth of York, King Edward IV’s daughter. King Henry VIII gave the castle to his wife Katherine of Aragon as part of her dower and she spent a great deal of money restoring the castle.

Under Queen Mary I, Fotheringhay became a state prison when Edward Courtenay was held in custody there on the charge of being implicated in the rebellion of Sir Thomas Wyatt. Queen Elizabeth I visited Fotheringhay in 1566. She may have remembered this visit when later in her reign she chose the castle as the place to hold the trial and execution of Mary Queen of Scots. The castle site was in a marshy landscape and access was difficult, especially during the heart of winter. The authorities thought it was a secure place and would discourage rash attempts to rescue her.

Execution of Mary Queen of Scots

Mary Queen of Scots was forced to abdicate her throne in July of 1567, turning it over to her infant son who became James VI, King of Scots. For unexplained reasons, after a daring escape from Lochleven Castle, she rode south to England, placing herself at the mercy of Queen Elizabeth I. Queen Elizabeth never forgave Mary for claiming the throne of England and held her in genteel custody. For the nearly twenty years of her captivity, Mary was the subject of many conspiracies and plots to kill Elizabeth and put herself on the throne. Eventually, through the efforts of a spy network orchestrated by Sir Francis Walsingham, Mary was implicated in what was called the Babington Plot. There was written confirmation that Mary was willing to kill Elizabeth and take the throne.

The Great Hall of Fotheringhay Castle most likely stood on this grassy area below the motte (Photo by the author)

After the intercession of the English Parliament, Mary was brought to trial at Fotheringhay in the Great Hall on October 14 and 15, 1586. She was found guilty on October 25 and sentenced to death. Queen Elizabeth signed the death warrant on February 1, 1587 and her ministers hastened the execution before she changed her mind. Mary was told on February 7 that her execution was set for the next day. Mary spent the night executing her will and attending to her affairs.

There are different accounts of the execution but the tradition is that the executioner botched the job and it took several blows to sever the head. When the executioner went to pick up the head, he picked it up by the hair, only to have the hair remain in his hand and the head roll away as Mary was wearing a wig. One version of the story has one of Mary’s dogs emerging from underneath her skirts, refusing to leave her corpse. Mary’s corpse was kept at the castle until July when it was taken to Peterborough Cathedral and buried there.

A description of the castle exists from 1625. After that, Fotheringhay was abandoned and gradually all its stone masonry and walls were demolished with the materials being used to build other buildings. The Great Hall was stripped of its furnishings in 1628. The staircase Mary Queen of Scots had descended to her execution was used in the Talbot Inn in Oundle and can still be seen there today. The castle was fully gone by the eighteenth century.

All that is left of the masonry of Fotheringhay Castle. Plaques commemorate King Richard III on the left and Mary Queen of Scots on the right (Photo by the author)

A large block of limestone rubble, all that exists of the castle, sits beside the river surrounded by an iron fence. It was put there in 1913. There are three plaques on the fence. One states this is all that remains of Fotheringhay castle. One was placed there by the Stuart History Society and commemorates the death of Mary Queen of Scots. The third plaque was set up by the Richard III Society and commemorates the birth of King Richard. This is a small memento of the momentous events that occurred here. It’s a pity there isn’t more of this historic monument left.

Further reading: “Fotheringhay and Mary Queen of Scots” by Cuthbert Bede, “Cecily Neville, Mother of Kings” by Amy License


History of the Tower Gardens Estate

“Tottenham is first mentioned in written records in Domesday Book (1086), when the Lord of the Manor was Waltheof, son of Gospatric, Earl of Northumberland. Both father and son are commemorated in local street names.” (Haringey Before Our Time, Ian Murray, 1993)

Note: Waltheof Road, Waltheof Gardens and Gospatrick Road are all on the Tower Gardens Estate. The main gates of Lordship Rec are directly opposite Waltheof Road.

In the second half of the 19th century the population of Tottenham increased approximately ten-fold, and by the end of 1900 Tottenham was a village suburb of London, still surrounded by fields, but connected to London by railway and tramline. With the establishment of White Hart Lane Estate (now Tower Gardens Estate) and the Urban

District of Tottenham in the 1920s the last of the remaining farmland was lost. Today, Tottenham forms part of the Borough of Haringey lying within Greater London one of the world’s largest conurbations.

Tower Gardens Estate itself was built in two principal phases, the first occurring between 1899 and 1914 the second, somewhat extended phase, involving the northern streets, including Gospatrick and Henningham Roads, was essentially completed in the late thirties, although De Quincey Road and Morteyne Road were built as early as 1914-15, and Topham Square was developed as a special project in 1924 to house families coming from poor housing in Shoreditch.

The estate occupies a special place in history as one of the world’s first garden suburbs. It consists of low rise and almost entirely residential buildings, and possesses high architectural standards. Most of the estate (the whole southern side, and part of the northern side), was designated as a Conservation Area by the Council in 1978.

The area south of Risley Avenue was designed by W. E. Riley mainly as a rectangular grid of terraced houses with two storeys and constructed with red or yellow London stock brickwork some of these houses are gabled and faced by slate and ceramic tiling in a style that reflects the Arts and Crafts movement.

Many of the flats and houses north of Risley Avenue were designed by G. Topham Forrest after 1918, and much influenced by Belgian trends compared with the earlier layout the housing is less dense, initially incorporated four allotment gardens, and is organized around a central axis, namely Waltheof Gardens, which provided for tennis
courts and a community club.

The ‘butterfly’ junction of Risley Avenue and Awlfield Avenue is very characteristic of the Garden City approach to housing initiated by Ebenezer Howard in his classic work: ‘Garden Cities of To-morrow’ from which first the Garden City movement and later the notion of a Garden Suburb emerged. (The book was first published in 1898 with the title: ‘To-morrow: A Peaceful Path to Real Reform’.)

“Its object is, in short to raise the standard of health and comfort of all true workers of whatever grade – the means by which these objects are to be achieved being a healthy, natural, and economic combination of town and country life, and this on land owned by the municipality.” (Ebenezer Howard 1898)

HISTORY OF SOCIAL ACTIVITIES AND EVENTS ON THE TOWER GARDENS ESTATE (N17) 1900-2004

1900

  • 1903: First house built on the estate, on the north side of Lordship Lane in North Tottenham. The whole area was fields and farmland. London County Council are given land in order to build quality housing and gardens an ‘urban garden estate’ – for working class people currently in overcrowded homes in Tower Hamlets (despite opposition from the local press and Councillors). hence the estate is named Tower Gardens. However, from the beginning many people refer to it as the ‘White Hart Lane Estate’, which later comes to cover a much wider area of homes built later on.

Década de 1910

  • 1910-11 Local allotment sites laid out.
  • 1914: First wave of 954 homes completed, and put on the rented market. The rents are fairly expensive for many who had hoped to move to the estate, and tend to be occupied by working class artisans and the ‘working poor’.
  • 1914: Residents send delegation to the London County Council to demand a public hall be built on the estate for residents, as originally agreed by the architect in 1911.

Década de 1920

  • White Hart Lane Estate Welfare Association [WHLEWA], based on the Tower Gardens Estate, is formed in 1919 and organises a wide range of well-supported activities, events, sub-committees etc over the next 20-30 years, including whist drives, dances, sports clubs (including cricket, bowls, netball, tennis, football, cycling and swimming), annual sports days, ‘mums and dads’ days in August, flower competitions/garden club and a savings/loan club. A monthly Newsletter (delivered by street reps to all homes) is produced up to the 1950s.
  • In particular residents continue to campaign unsuccessfully for their own meeting hall, and to be able to meet in the council-run estate office (which the Council refuse).
  • Fireworks and bonfires are organised annually in many streets on Nov 5 th (at least up to 1945 when the LCC set up ‘anti-bonfire patrols’).
  • Another long-running tradition (which may have continued up till the ‘80s) is by neighbours commemorating a local death by making financial collections, and laying wreaths on the pavement outside the home of the deceased.
  • 1924: Topham Square flats completed.
  • New, poorer residents begin to arrive, via LCC waiting lists, in the 1920s and ‘30s from demolished areas of central London.
  • 1929: After 10 years of proudly holding their own garden competitions, the Garden Club is invited by the LCC to take part in an LCC one for local residents. There is controversy when LCC judges produce a disparaging, negative report.

Década de 1930

  • The WHLEWA lobbies the LCC for improvements for domestic electric lighting, baths, hot water, rent reductions. All requests refused.
  • 1938: the Loan Club has 800 members it removes £18,000 from their bank for a xmas payout.
  • Street parties held throughout the estate on the date of the royal ‘silver jubilee’ and also the 1937 coronation (dates tbc).
  • Many ‘better off’ residents move out to the new suburbs in the ‘30s and ‘40s.
  • 1936: 10,000 people attend the public opening of Lordship Recreation Ground, opposite the estate.

Década de 1940

  • Bomb dropped on The Roundway, killing at least one resident. Street parties held throughout the estate at the end of the war to celebrate peace.
  • Local Garden Club and Loan Club continue to flourish
  • Residents take over the Waltheof Club (which had been a private building) for a community centre.

Década de 1950

  • Large and lively sports days organised in 1952 and ‘53 in the Tower Gardens by the WHLE Residents Association (note name change).
  • The Garden Club and Loan club continue to be very active. But the WHLERA newsletter ceases.
  • 1959: The Morris House surgery opens one of the first purpose built health clinics in the country.

Década de 1960

  • The WHLERA has a brief revival and successfully lobbies Tottenham Council for safety barriers in Tower Gardens park, repairs to local roads and improvements to school toilets and playgrounds.

Década de 1970

  • 1978: The pre-1915 parts of the estate (the southern areas i.e. most of the homes) are designated a Conservation Area.
  • Haringey Council take over the management of the estate (from the GLC).

1980s

  • 1980: New ‘Right to Buy’ laws lead to increasing percentage of private ownership of local homes. In 1981 Haringey Council bring in Design Guidelines to protect the historic character of the homes in the conservation area.
  • Early ‘80s: Tower Gardens Estate Conservation Committee very active.
  • Tower Gardens Residents Association and other residents campaign for the regeneration of the Tower Gardens park, and for a new Playcentre.
  • June 1985 ‘House and Home’, a BBC programme about the estate, is broadcast
  • Residents blockade prevents traveller caravans occupying Waltheof green.
  • 1988-90 30-40 local residents in ‘short-life’ accommodation campaign, with some success, for full tenancies. They hold local protests and some evictions are resisted. A well-supported residents petition calls for all local empty properties to be brought into use for the homeless.

Década de 1990

  • 1990: Waltheof Club members campaign for Roundway crossing.
  • A neighbours dispute in Tower Gardens Rd leads to a tragic murder.
  • Mid -1990s: A neighbourhood watch group is formed for a couple of years.
  • Playcentre parents group organise summit meeting over safety in the TGs park.
  • 1998: Tower Gardens Residents Network [TGRN] formed. Meets at least monthly throughout the next 5 years. Organises a wide range of activities, public meetings and campaigns, and regularly leaflets the estate. Members receive monthly bulletins.
  • The Tower Gardeners gardening club formed. Organises trips, new planting on verges around the estate, and campaigns for improvements to the TGs park.

Década de 2000

  • 2000: The TGRN and a firm of consultants each separately conduct a successful survey of residents views and concerns – with similar results. They show traffic calming and better facilities (especially for youth) as top priorities.
  • 2000: TGRN launch campaign for traffic calming and Home Zone improvements. Estate officially designated as a ‘Home Zone’ development area. Major works programme (£1m) starts in 2001, and continues until 2005.
  • 2001: The association actively helps to launch the Haringey Federation of Residents Associations
  • Regeneration works are done in the Tower Gardens park following a series of public planning meetings involving the Tower Gardeners, TGRN and Haringey Council.
  • TGRN continues to be active until the end of Dec 2003 [membership – 212 households], but declines during 2004.
  • 2006. A residents association is re-formed.

Info from ‘A History of Life on the Tower Gardens Estate’ by Diana Bligh (1996) – based on source documentation and oral history. [Copy in Bruce Castle Museum]. Updated to 2004 from TGRN archives.


2 Inaccurate: Blood Feuds

Uhtred the Bold was still surrounded by blood feuds, don't be mistaken. But he wasn't necessarily the one who saw them through. Uhtred the Bold was killed in Thurbrand the Hold in 1016 after Ethelred had lost control of England to King Sweyn Forkbeard of Denmark a few years earlier.

Thurbrand was then killed by one of Uhtred's sons, Ealdred. He was then killed by Thurbrand's son, Carl. Ealdred's grandson then took vengeance for his family years later. Such a loving family.

RELATED: The Last Kingdom: 10 Changes They Made To The Characters From The Books


Assista o vídeo: Dota 2 - Waltheof. Morphling vs Akasha (Pode 2022).