A história

James III da Escócia com Santo André



A mais antiga e mais nobre ordem do cardo

Nossos editores irão revisar o que você enviou e determinar se o artigo deve ser revisado.

A mais antiga e mais nobre ordem do cardo, a ordem de cavalaria escocesa cujo período moderno data do Rei Jaime VII da Escócia (Jaime II da Inglaterra), que a reviveu em 1687, e da Rainha Anne, que a reviveu novamente em 1703.

Como acontece com muitas ordens de cavalaria, suas origens estão muito mais longe no tempo. Diz a tradição que, no final do século VIII, Achaius, rei dos escoceses, fundou uma ordem cavalheiresca e introduziu a veneração de Santo André na Escócia, mas poucos estudiosos aceitam isso. O mais provável é que a Ordem do Cardo esteja relacionada a uma ordem fundada pelo Rei Davi I dos Escoceses no século 12, pois esse rei respondeu (como fez em muitas outras coisas) à influência flamenga em sua corte (o cardo foi reivindicado como um emblema flamengo na época). Mais tarde, Jaime III da Escócia (reinou de 1460 a 1488) criou uma ordem de cavalaria e usou o cardo como um emblema real, portanto, há pelo menos três possíveis fundadores da antiga ordem. Quando o fundador moderno, Jaime II da Inglaterra, foi deposto em 1688, a versão moderna adormeceu, mas foi revivida mais uma vez pela Rainha Anne em 1703.

Os membros da ordem estabelecida em 1687 compreendiam o soberano escocês e oito cavaleiros. A Rainha Anne aumentou o número de cavaleiros para 12 e, em 1827, o número foi aumentado para 16, que é o número atual. O único estrangeiro admitido foi o rei Olaf V da Noruega. A atribuição da ordem implica a indução ao título de cavaleiro, se o candidato ainda não for um cavaleiro, e o direito de usar o título de “Senhor”. Os proprietários adicionam KT (Cavaleiro da Ordem do Cardo) após o nome. Em ordem de precedência entre os cavaleiros, os Cavaleiros do Cardo são classificados logo abaixo dos Cavaleiros da Jarreteira, sendo essas duas ordens as mais antigas e honradas da Grã-Bretanha. (Os Cavaleiros do Cardo e da Jarreteira são Cavaleiros da Grande Cruz quando comparados com outras ordens e, portanto, podem ter direito ao uso de apoiadores com suas armas.)

Há cinco oficiais - Chanceler, Decano, Secretário, Lyon King of Arms e Gentleman Usher of the Green Rod. A ordem, dedicada a Santo André, padroeiro da Escócia, celebra sua festa em 30 de novembro (Dia de Santo André). A bela capela Thistle, construída em 1911, fica na Catedral de St. Giles, em Edimburgo.

A insígnia compreende uma estrela com a cruz de Santo André, no centro da qual está um cardo verde em um campo de ouro, um emblema retratando Santo André e sua cruz e um colar que consiste em cardos alternando com ramos de arruda. Todas as insígnias são devolvidas após a morte do titular. O lema da ordem, "Nemo me impune lacessit" ("Ninguém me provoca com impunidade"), também é o lema de todos os regimentos escoceses, embora seja mais popularmente traduzido como "Wha daur intromete-se comigo?"


James Edward, o Velho Pretendente

Nossos editores irão revisar o que você enviou e determinar se o artigo deve ser revisado.

James Edward, o Velho Pretendente, na íntegra James Francis Edward Stuart, (nascido em 10 de junho de 1688, Londres, Eng. - falecido em 1 de janeiro de 1766, Roma, Estados Papais [Itália]), filho do deposto monarca católico romano Jaime II da Inglaterra e pretendente aos tronos inglês e escocês. Denominado Jaime III da Inglaterra e Jaime VIII da Escócia por seus apoiadores, ele fez vários esforços desanimados para ganhar sua coroa.

No seu nascimento, acreditava-se amplamente e erroneamente que ele era um impostor que foi colocado na cama da rainha em uma frigideira para fornecer um sucessor para o monarca católico romano. Quando o governante protestante Guilherme de Orange, stadtholder da Holanda, depôs Jaime II em 1688, o jovem príncipe foi levado para a França, onde seu pai estabeleceu uma corte no exílio. Após a morte de Jaime II em 1701, o rei francês Luís XIV proclamou Jaime rei da Inglaterra. A adesão de Tiago ao catolicismo romano fez com que o Parlamento inglês aprovasse um projeto de lei contra ele em 1701.

Em 1708, o Pretendente partiu em navios franceses para invadir a Escócia, mas foi expulso pelos britânicos antes que pudesse desembarcar. Ele se destacou lutando no exército francês na Guerra da Sucessão Espanhola (1701-14). Em 1714, ele se recusou a aceitar as sugestões de Robert Harley e do visconde Bolingbroke de que renunciasse ao catolicismo romano e se tornasse anglicano para ser designado herdeiro da rainha Anne ao trono da Inglaterra.

John Erskine, 6º Conde de Mar, levantou uma rebelião jacobita (do equivalente latino do nome James) na Escócia em 1715, e o Pretendente desembarcou em Peterhead, Aberdeen, em 22 de dezembro. Em 10 de fevereiro de 1716, o levante havia desabou e James voltou para a França. Ele passou o resto de sua vida em ou perto de Roma.

Em 1719, James casou-se com Maria Clementina Sobieska, uma neta de João III Sobieski da Polônia. Eles produziram dois filhos, Charles Edward, chamado de Young Pretender, e Henry, mais tarde o cardeal duque de York. Charles Edward precipitou uma última e fútil rebelião jacobita na Grã-Bretanha em 1745.


The Royal Arms of Scotland

O rei Jaime VI da Escócia subiu ao trono após a abdicação de sua mãe, Maria, Rainha dos Escoceses, no final de julho de 1567, então, com apenas treze meses de idade, foi coroado em Stirling apenas três dias depois. Em 13 de março de 1603, Elizabeth, Rainha da Inglaterra morreu e, mencionando quem deveria segui-la como soberana, dizem ter dito & # 8220, desejo que um rei me suceda, e quem, senão meu parente, o rei dos escoceses & # 8221. Poucas horas depois de sua morte, de acordo com os arranjos feitos pelo Conselho Privado, James foi considerado como tendo entrado em sua herança e assim se tornou o primeiro de seu nome a governar o reino do sul. Naquela noite, fogueiras foram acesas nas ruas de Londres e Sir Robert Carey cavalgou a toda velocidade para Edimburgo com a notícia.

The Royal Arms of Scotland

Foi dito com alguma autoridade 1 que as armas reais como & # 8220Ensigns of Public Authority & # 8221 são regidas por suas próprias regras especiais. Eles não são hereditários, mas passam por “sucessão, eleição ou conquista”: e assim foi no caso das Armas Reais da Escócia ao longo da história, e da mesma forma as Armas Reais da Grã-Bretanha usadas na Escócia depois de 1603.

Informalmente e amplamente descrito como & # 8220o leão avermelhado subindo em seu campo de ouro trançado & # 8221, este escudo tem sido o símbolo & # 8220 do Domínio e Soberania dos Reis da Escócia & # 8221 desde pelo menos o reinado de Alexandre II (1214- 1249) e talvez até antes, e indica & # 8220 a autoridade do governo escocês, investido no rei dos escoceses como pater patriae & # 8221. 2

O design nem sempre foi o mesmo, no entanto. Por volta de 1244, Matthew Paris representou o escudo cercado por uma orla com dez flor-de-lis, todas apontando para dentro, e não foi até o reinado de Alexandre III (1249-1286) que a fronteira se tornou a agora conhecida flor de duas tressuras. . Mesmo então, houve uma mudança, pois em fevereiro de 1471 um Ato do Parlamento declarou que & # 8220 o Rei, [Jaime III] com o conselho dos três Estados ordenou que no futuro não deveria haver nenhuma dupla trança sobre suas armas, mas que ele deve carregar os braços inteiros do lyoun sem mais & # 8221. Este curioso estado de coisas, possivelmente desencadeado para desmentir qualquer sugestão de que a Escócia era um feudo francês em consequência de a tia do rei Margaret ter se casado com o futuro Luís XI, não durou muito, e por um curto período o a tressura dupla foi reintroduzida sem tampo, 3 antes de ser totalmente reinstalada.

As armas reais são oficialmente usadas na Escócia.

A soberania de Jaime VI e eu sobre seus dois reinos criou uma nova situação exigindo a consideração do desenho das armas reais. Como é frequente o caso em que as circunstâncias são conflituosas, chegou-se a um elegante compromisso, tendo-se decidido ter armas um tanto diferentes para os dois países.

The Royal Arms 1541-1542 (James V)

O escudo é rodeado por um colar que consiste em cabeças de cardo e nós, Escócia. Não há nenhuma evidência conhecida para considerar esta como sendo a Ordem do Cardo. Algumas autoridades acreditam que pode representar uma Ordem da Escócia, posteriormente renomeada como Ordem Mais Antiga e Nobre do Cardo pelo Rei James VII e II em 1687. Outras autoridades afirmam o & # 8220revival & # 8221 ou renomear foi, de fato, o fundação da Ordem, sendo a insígnia baseada em colares, possivelmente de natureza pessoal, usados ​​por vários monarcas anteriores.

Robert Gayre em sua St Andrew Lecture de 1983 chegou a sugerir que a insígnia representava uma Ordem Francesa que de uma forma ou de outra foi transferida da França para a Escócia

Para uso na Inglaterra, o primeiro e o quarto grande trimestre carregavam o três leões passantes guardiões como assumido pelo rei Ricardo I (1189-1199) dividido com o três flor-de-lis da França marcando a antiga reivindicação a esse país. O segundo quarto foi ocupado pelo crescente leão vermelho da Escócia, enquanto o terceiro representou a harpa da Irlanda, regularmente incorporada pela primeira vez. Para uso na Escócia, o leão desenfreado dentro da dupla trança recebeu o primeiro e o quarto quartos, a Inglaterra esquartejou a França no segundo e a Irlanda, como antes, no terceiro.

O brasão da versão escocesa da conquista foi On uma coroa imperial propriamente dita, um leão sejant affrontée gules, impericamente coroado ou, segurando no o destro empunha uma espada e na sinistra pata um cetro ereto e adequado. Para a Inglaterra, a crista permaneceu Em uma coroa imperial propriamente dita, um leão guardião estatal ou, impericamente coroado, enquanto os apoiadores se tornaram um leão inglês, coroado, no dexter, e um unicórnio escocês no sinistro.

Para o reino do norte, o unicórnio escocês foi colocado ao dexter, imperialmente coroado e segurando uma lança inclinada voando a cruz de Santo André, enquanto no lado inferior o leão inglês da mesma forma coroado suportava uma lança inclinada voando a Cruz de São Jorge.

O Grande Selo de Jaime VI de 1603, mostrando sua soberania sobre a Escócia e a Inglaterra

O escudo é cercado por um colar de cabeças de cardo e o colar da Ordem da Jarreteira, indicando que Jaime se tornou soberano da Ordem ao suceder ao trono inglês. O apoiador do leão ainda não é o guardião.

Em 1672, um célebre Estatuto previa o estabelecimento de um único Registro público de todos os braços e rolamentos que viria a ser & # 8220A Regra Verdadeira e Irrepetível de Todas as Armas e Rolamentos & # 8221 na Escócia. Em conformidade com a nova legislação, o rei Carlos II deu um bom exemplo ao apresentar o brasão do Leão Tressurado Rampant com seu escudo de Leão e apoiadores de Unicórnio. Isso foi registrado no fólio 14 do primeiro volume e registrado como propriedade exclusiva do soberano, como tal, manteve seu & # 8220 status individual, [ainda havendo] muitas ocasiões em que tanto o escudo quanto o brasão são oficialmente empregados & # 8221. 4 Além disso, o rei ofereceu & # 8220O Blason da Expiação de Sua Majestade da Grã-Bretanha & # 8221, cujo casaco esquartejado ocupava o fólio 18 do novo registro. O texto era o seguinte:

O mais alto e poderoso Monarca Carlos o Segundo Seja a graça de Deus, Rei da Grã-Bretanha, França e Irlanda, defensor da fé. Etc. Para a conquista de suas Majestades de Soveraigne insígnias armoriall Beares estes mais Royall Coats quarterlie viz. Primeiro, Or, um Lyon desenfreado dentro de um tressur duvidoso, gules delineados em contraflor, armados com azur definhado. Como os braços Royall da Escócia, o segundo quartelou o primeiro e o último azul três flores de lis Ou como os braços Royall da França. Segundo e terceiro gules três Lyons passant guardant em pálido ou para as insígnias Royall da Inglaterra, terceiro azur uma harpa irlandesa ou argênteo de cordas para a insígnia de suas Majestades Reino da Irlanda, quarto e último em todos os pontos como o primeiro. Tudo sob as ordens de Santo André e da Jarreteira. Acima do mesmo, um elmo responsável perante a jurisdição de suas Majestades Soveraigne e sobre ele um manto de capa de ouro arminho dobrado. Adornado com um Imperiall Crowne encimado no

topo, para o escudo de Sua Majestade, de um gules fullface de Lyon sejant coroado ou, erguido. Apoiado no destro, esteja um Unicorne argent coroado com um Imperiall e Goarged com um Crowne aberto a este uma corrente afixada passando entre suas patas dianteiras e refletida sobre suas costas ou, e no Sinistro, o outro. O primeiro abraçando e segurando um Banner azur carregado com St. Andrews cruz argento, e o último e outro Banner argent acusado de uma cruz (chamada de St. George) gules: ambos em pé em um rico compartimento colocado abaixo do meio do qual um cardo e rosa como os dois emblemas de Royall da Escócia e da Inglaterra. E para suas Majestades Royall lema & # 8217s Em ane escroll sobretudo Em defesa pela Escócia e na Mesa do compartimento Dieu et mon droit, pela Inglaterra, França e Irlanda.

Em 1707, o Tratado da União estabeleceu as Armas Reais sob o Capítulo XXIV da Lei e o anterior foi confirmado em todos os seus aspectos essenciais. Hoje, quando todas as pretensões ao trono da França há muito foram relegadas à história, as Armas Reais da Grã-Bretanha, como oficialmente usadas na Escócia, são simples, lógicas e atraentes, como mostrado abaixo. As armas reais usadas na Inglaterra também o são.

O autor agradece a Lyon Clerk e Keeper of the Records por uma cópia do texto extraído ao longo do Registro público de todos os braços e rolamentos.


James III

Nossos editores irão revisar o que você enviou e determinar se o artigo deve ser revisado.

James III, (nascido em maio de 1452 - morreu em 11 de junho de 1488, perto de Stirling, Stirling, Scot.), rei dos escoceses de 1460 a 1488. Um monarca fraco, ele foi confrontado com duas grandes rebeliões porque não conseguiu ganhar o respeito da nobreza .

James recebeu a coroa aos oito anos com a morte de seu pai, o rei James II. A Escócia foi governada primeiro pela mãe de Jaime, Maria de Gueldres (m. 1463), e James Kennedy, bispo de St. Andrews (m. 1465), e depois por um grupo de nobres chefiados pelos Boyds de Kilmarnock, que capturaram o rei em 1466. Em 1469, James derrubou os Boyds e começou a governar por si mesmo. Ao contrário de seu pai, ele foi, no entanto, incapaz de restaurar um governo central forte após sua longa minoria. Ele evidentemente ofendeu seus nobres por seu interesse pelas artes e por escolher artistas como seus favoritos. Em 1479, ele prendeu seus irmãos, Alexandre, duque de Albany, e João, conde de Mar, sob suspeita de traição. Albany fugiu para a Inglaterra e, em 1482, as tropas inglesas entraram na Escócia e forçaram Jaime a devolver Albany a seus domínios. Durante esta invasão, nobres escoceses dissidentes enforcaram os favoritos de James. Em março de 1483, o rei recuperou poder suficiente para expulsar Albany.

No entanto, mesmo sem a ajuda inglesa aos seus súditos descontentes, James foi incapaz de repelir as revoltas. Em 1488, duas poderosas famílias fronteiriças, os Homes e os Hepburns, levantaram uma rebelião e ganharam para a causa o seu filho de 15 anos, o futuro rei Jaime IV. James III foi capturado e morto após sua derrota na Batalha de Sauchieburn, Stirling, em 11 de junho.


Um ícone jacobita

Imagens de Santo André também podem ser encontradas em nossa coleção jacobita, em particular nos emblemas da Ordem do Cardo, a maior Ordem de Cavalaria da Escócia. A Ordem foi estabelecida por James VII e II em 1687, para recompensar os pares escoceses que apoiaram seus objetivos políticos e religiosos. Após seu exílio na França, o rei deposto continuou a usá-lo para encorajar a lealdade entre seus partidários.

A Ordem continua hoje e você pode saber mais sobre ela aqui.

Acima: Emblema oval de latão dourado, com imagens de uma cabeça de cardo e a figura de Santo André, associada à Ordem do Cardo. Fabricado no final do século 17 - início do século 18.

Acima: Emblema pendente de ouro e esmalte da Ordem do Cardo, feito por John James Edington, Londres, 1825–1826.

Você pode descobrir mais sobre o Colar da Ordem do Cardo neste curta-metragem.

A inscrição na lâmina desta espada, feita por volta de 1715, mostra Santo André e proclama o apoio à causa jacobita.

Acima: A inscrição nesta espada jacobita diz: "Prosperidade para Schotland e sem União" e "Por Deus, meu país e o rei Jaime, o 8". Acima está uma imagem de Santo André.

Esta luxuosa cantina de viagem ou conjunto de piquenique, presenteado ao Príncipe Charles Edward Stuart por um apoiador jacobita, apresenta Santo André na tampa.

Acima: Cantina de prata feita por Ebenezer Oliphant c.1740-1749.

A cantina é estampada com símbolos que representam a posição do Príncipe, incluindo as três penas do Príncipe de Gales e um padrão de cardos - o Príncipe foi nomeado Cavaleiro do Cardo logo após seu nascimento em 1720.

Acima: Padrão de cardo na cantina de viagem.

Acima: Estas pinturas do Príncipe Charles Edward Stuart quando criança o mostram usando um distintivo da Ordem do Cardo.

Bonnie Prince Charlie fez questão de enfatizar suas raízes escocesas para encorajar o apoio, vestindo tartan durante seu período infeliz na Escócia, que terminou com sua derrota na Batalha de Culloden.

Acima: Esta rara cor Jacobita, ou bandeira, foi carregada pelo Regimento Appin Stewart na Batalha de Culloden, uma batalha que viu a derrota do Príncipe Bonnie Charlie e da causa Jacobita.


História

Parece provável que a Divindade seja ensinada em St Andrews desde antes de 921, quando a Universidade registrou pela primeira vez um mosteiro em Culdee. É praticamente certo que existe uma tradição ininterrupta de ensino desde 1140, quando os cônegos agostinianos chegaram e o bispo Robert estabeleceu a extensa Biblioteca do Priorado.

Dito isso, a história real da Escola não começa até 1410, quando o Bispo Wardlaw estabeleceu seu Studium Generale, a Faculdade de Divindade foi incorporada ao mesmo tempo que a Universidade em 28 de agosto de 1413. Lawrence de Lindores foi o primeiro professor de teologia em a nova Universidade, embora seja mais lembrado agora por suas contribuições filosóficas John Mair (falecido em 1550) é o mais notável dos primeiros teólogos.

Em 1537 a 1538, o arcebispo James Beaton recebeu a bula do Papa Paulo III fundando o Colégio de Santa Maria, e o ensino começou no local da primeira sala de ensino de Wardlaw. O início da história do Colégio foi turbulento. James Beaton morreu poucos dias após a chegada da bula papal. Ele foi sucedido por seu sobrinho, David Beaton, que continuou a trabalhar para estabelecer a faculdade, mas foi morto em 1546 na agitação que se seguiu ao martírio de Wishart. Um ano depois, o diretor fundador, Archibald Hay, morreu lutando contra os ingleses na Batalha de Pinkie Cleugh. Apesar de tais contratempos, o College ganhou reputação internacional, atraindo, por exemplo, Richard Smyth, o primeiro Regius Professor of Divinity em Oxford, quando o progresso da Reforma Inglesa o tirou de sua cadeira anterior. Em 1552, o primeiro livro impresso em St Andrews foi o do Arcebispo John Hamilton Catecismo, que foi essencialmente escrito pelo corpo docente de St Mary's.

Em 1579, quando a Universidade foi reconstituída após a Reforma, o St Mary’s College tornou-se a casa da Faculdade de Divindade da Universidade, que permanece até hoje. Entre os primeiros poucos diretores do reformado College estavam Andrew Melville e Samuel Rutherford, ambos grandes estudiosos e jogadores importantes na história eclesial escocesa (algumas das obras de Rutherford permanecem publicadas até hoje). Ambos também foram politicamente controversos, Rutherford defendendo a legitimidade de súditos pegando em armas contra um monarca despótico (ou seja, Charles I) em sua obra Lex Rex. Quando ele morreu em 1661, ele aguardava julgamento por traição contra Carlos II. Melville também havia sido acusado de traição, em seu caso, por Jaime VI, e foi preso na Torre de Londres de 1607 a 1611 antes de ser exilado na França.

De 1579 a cerca de 1960, o papel de Santa Maria era essencialmente treinar ministros para a Igreja da Escócia. Durante esses séculos, o Colégio desempenhou um papel importante nos assuntos eclesiais nacionais e internacionais (foi representado, por exemplo, no Sínodo de Dort e na Assembleia de Westminster, e forneceu vários líderes competentes do Partido Moderado da Igreja da Escócia). O Colégio também, é claro, teve momentos difíceis. Em 1679, o Professor de Divindade, James Sharp, foi emboscado e morto por Covenanters após aceitar o Archepiscopado de St Andrews de Charles II, pelo que a Escola sabe, ele continua sendo o único professor a ter sido assassinado enquanto estava no posto. Com ou sem razão, o College resistiu à incorporação ao United College em 1747. Provavelmente a época mais conturbada da história recente, no entanto, ocorreu em 1745 a 1746, quando a morte de James Hadow, que era Diretor de St Mary's desde 1707, coincidiu com vários professores e vários alunos apoiando Bonnie Prince Charlie no Levante Jacobita.

Mais recentemente (sob o reitor Struther Arnott), o St Mary's foi constituído como uma escola, bem como um corpo docente e um colégio. Nas últimas décadas, a Escola continuou a treinar ministros para o Kirk, mas isso se tornou uma vertente muito menor de seu trabalho. Os alunos de graduação da Escola são cada vez mais atraídos por alunos que abandonam a escola, achando a Divindade uma opção atraente dentro das humanidades gerais. Os pós-graduados da Escola às vezes têm experiência no ministério da igreja, mas geralmente pretendem seguir uma carreira na academia.

Estudiosos notáveis ​​nas últimas décadas incluem:

  • Donald Baillie, Professor de Teologia Dogmática 1934-1954
  • Matthew Black, FBA, Professor de Crítica Bíblica 1954-1978
  • Daphne Hampson, Professora de Estudos Pós-Cristãos (que foi pioneira na teologia feminista no Reino Unido) 1977-2002
  • Richard Bauckham, FBA, Professor de Estudos do Novo Testamento, 1992-2007
  • John Webster, DD, FRSA, Professor de Divindade, 2013-2016
  • N.T. Wright, Professor de Novo Testamento e Cristianismo Primitivo, 2010 - presente.

O lugar de St Marys na história religiosa da Escócia

O que se segue é uma história mais detalhada do lugar do St Mary's College na história religiosa da Escócia, escrita pelo ex-colégio Professor de História Eclesiástica, James K. Cameron (com sua gentil permissão).

Escócia e sua cultura religiosa

Desde 1707, a Escócia faz parte do Reino Unido e, como tal, possui muitos laços com a Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte. Embora sua cultura e senso de nacionalidade sejam orgulhosos e distintos, seu povo, moldado por influências romanas, irlandesas, inglesas, escandinavas e continentais e eles próprios desempenhando um papel proeminente no desenvolvimento de outros países, são acolhedores e hospitaleiros para aqueles de fora de suas costas .

O cristianismo escocês, nascido das influências gêmeas da Igreja Céltica e de Roma, está profundamente enraizado e se expressa hoje na Igreja nacional da Escócia (um corpo reformado e presbiteriano), em uma forte comunidade católica romana e na presença de muitos outros ramos da fé cristã. As mudanças demográficas modernas também viram o surgimento na Escócia, nos últimos tempos, de uma sociedade multicultural e religiosa, especialmente nos grandes centros urbanos.

Santo André

St Andrews é, em muitos aspectos, um lugar ideal para estudar teologia. Como a residência do primaz da Igreja Escocesa medieval, o Arcebispo de St Andrews, esta pequena cidade foi por muitos séculos o centro da vida da igreja na Escócia. Suas origens como centro cristão remontam ao século VIII dC, na época dos reis pictos do leste da Escócia. Até hoje, sua posição em um promontório junto ao Mar do Norte é dominada pelas ruínas da grande catedral medieval e pelo castelo do bispo fortificado.

Durante a disputa crucial na época da Reforma, St Andrews esteve no centro de grande parte da ação, testemunhando a captura de John Knox pelas forças católicas francesas e o martírio e assassinato de protestantes e católicos importantes. Desde então, a luta religiosa pode ter dado lugar a uma rivalidade mais amigável, à medida que a cidade se tornou o lar do jogo internacional de golfe, mas St Andrews continua sendo um formidável centro intelectual com contatos prósperos em todo o mundo.

O Colégio de Santa Maria

St Mary's College foi planejado pelo arcebispo James Beaton logo após sua nomeação para a Sé de Santo André em uma súplica enviada ao Papa em Roma em 1525. Pelo que se sabe, nada resultou da proposta de estabelecer dentro da cidade metropolitana e seus Universidade, um colégio de “escriturários” para o benefício dos pobres escriturários e padres da diocese que desejam estudar Artes e Literatura, Teologia, Direito e Medicina.

O plano do arcebispo para providenciar um sacerdócio paroquial mais bem educado foi renovado em 1537. Desta vez, ele foi bem-sucedido e uma bula do Papa Paulo III foi emitida em 12 de fevereiro de 1538, que foi na verdade a fundação papal do Colégio. No entanto, demorou mais um ano para que o arcebispo pudesse agir.

Os primeiros passos registrados para a fundação do Colégio foram dados no castelo de St Andrews em 7 de fevereiro de 1539, e na capela de St John the Evangelist em South Street, três dias depois.

O Colégio de 'doutores, regentes, mestres, capelães e estudantes' pretendia ter um propósito tanto acadêmico quanto religioso. O propósito religioso envolvia a oferta diária de orações pela alma do falecido rei Jaime IV e por seus sucessores. Daí a proeminência do brasão real na fachada da rua do prédio do Colégio.

O Arcebispo Beaton, entretanto, não viveu mais do que alguns dias após a inauguração formal do Colégio. Seu sucessor, o cardeal David Beaton, imediatamente empreendeu a obra de erigir o Colégio e incorporar nele a capela de São João, a pedagogia milenar e as escolas de Direito Canônico. Muito tempo e dinheiro foram gastos pelo Cardeal na reconstrução da capela e na construção da cordilheira norte dos atuais edifícios do Colégio. É improvável que houvesse muito ensino nessa época, mas o que havia estava nas mãos dos regentes da pedagogia anterior.

Os eventos políticos e religiosos da primavera e início do verão de 1546 - a morte de Wishart e o assassinato do cardeal - tiveram um efeito devastador na cidade e na Universidade.

Durante a vacância da Sé Episcopal, como resultado do assassinato de Beaton, Archibald Hay, um dos mais distintos eruditos escoceses em Paris, que havia sido convocado pelo Cardeal, foi nomeado Diretor e assumiu o cargo em 13 de julho. ele já havia dado plena expressão em publicações em Paris às suas esperanças e aspirações para o novo Colégio. Na verdade, ele imaginou em St Andrews um colégio trilíngue, cujo futuro residia no cultivo da nova aprendizagem por meio da instrução em grego, latim e hebraico. Hay não estava, entretanto, destinado a ocupar o cargo de diretor por mais de 14 meses. Depois de obedecer à convocação às armas para resistir à invasão inglesa em julho de 1547, ele morreu na desastrosa Batalha de Pinkie.

O novo arcebispo, John Hamilton, que também havia recebido parte de sua educação em Paris, rapidamente demonstrou interesse pelo novo Colégio e começou a recriar sua sorte. Como sucessor de Hay, ele escolheu John Douglas, que havia sido regente na Universidade de Paris no início dos anos 1530 e 40 e fora apoiado pelo arcebispo James Beaton. Douglas foi o sucessor natural para dar continuidade ao trabalho de Hay. Ele deveria, de fato, guiar as fortunas do Colégio e da Universidade sem interrupção, de outubro de 1547 a março de 1574.

O novo arcebispo tinha planos de longo alcance para o Colégio. Ele deu continuidade às atividades construtivas de seu antecessor e foi o responsável por toda a construção ao sul da antiga Sala de Estar da Casa do Diretor, sendo comemorado pela Torre, na qual está embutido seu brasão. Hamilton, sem dúvida inspirado por Douglas, fez esforços extenuantes para trazer uma série de ilustres eruditos escoceses do exterior para aumentar e aprimorar seu ensino, entre eles o célebre filósofo, John Rutherford, e o distinto advogado, William Skene. Outros que lecionaram no College nessa época foram Richard Smyth, o primeiro Regius Professor of Divinity em Oxford, que posteriormente se tornou Diretor do College em Douai, e Richard Marshall, outro Doutor em Teologia em Oxford e Prior Dominicano de Newcastle.

Nessa época, Hamilton estava procurando ativamente realizar uma reforma católica na Escócia, na qual imaginava que o St Mary's College desempenharia um papel proeminente. Parece quase certo que o Catecismo sancionado pelo Concílio da Igreja em 1552 - o primeiro livro impresso e publicado em St Andrews - foi essencialmente o produto dos teólogos da época trabalhando e ensinando no St Mary's College.

As reformas propostas pelos concílios escoceses, o fortalecimento do corpo docente teológico da Universidade e a publicação do Catecismo, reconhecendo as necessidades da Igreja por um sacerdócio mais bem educado, juntos formam a volta para mais uma súplica a Roma e uma posterior Carta ou nova fundação em fevereiro de 1554.

De acordo com a intenção do arcebispo, o futuro do Colégio era ser um veículo da reforma católica e, para esse propósito, deveria ser completamente reorganizado e mais bem dotado. Um bom começo foi feito, mas já estava se esgotando o tempo para aqueles que defendiam a Reforma Católica na Escócia. Outros fatores começaram a influenciar a cena escocesa: a crescente insatisfação política com a política da Rainha Regente e a disseminação do movimento protestante, particularmente nas cidades da costa leste. Aqueles que apoiavam a política eclesiástica do arcebispo começaram a ter sérias dúvidas sobre seu cumprimento pacífico.

Em junho de 1559, a Reforma Protestante foi realizada em St Andrews. O diretor Douglas e muitos outros que estiveram ligados ao Colégio na década anterior juntaram-se aos reformadores e, junto com o subprior Winran, participaram do apoio à Reforma. A reforma deveria, doravante, assumir uma forma definitivamente protestante. No entanto, Douglas claramente viu o Colégio continuando a serviço da Igreja e, conseqüentemente, a transição dificilmente poderia ter sido realizada de forma mais suave ou com menos deslocamento. Embora privado do ponto de vista eclesial, o arcebispo continuou, até sua execução em 1571, a se interessar pelo colégio do qual era fundado e patrono, e a nomear o pessoal entre seus parentes.

De 1560 até a morte de Douglas, o College continuou a prosperar, apesar das incertezas da época. As operações de construção, no entanto, cessaram. O número de alunos permaneceu alto, embora o Colégio tenha se tornado uma espécie de reserva de Hamilton. O sucessor de Douglas em 1571, Robert Hamilton, também foi ministro da igreja paroquial em St Andrews e foi sucessivamente terceiro e segundo mestre. Ele continuou a exercer seu cargo pastoral durante a última estada de John Knox em St Andrews.

About this time, dissension arose and St Mary's College became the object of repeated enquiry by parliamentary commissions headed by the regent Morton. Parliamentary and ecclesiastical concern result in the Act of Parliament of 1579 'refounding' and 'reorganising' the entire University of St Andrews. From that date onwards St Mary's College was destined to become the home of the University's Faculty of Theology and to be the principal College of Theology for the education of candidates for the ministry of the national church.

Andrew Melville was brought by the joint efforts of Crown and Kirk to St Andrews in 1580. A former student of the College, Melville, by his own scholarship and by those whom he secured as its masters, sought to re-establish the College as a centre of high academic learning. In the last decade of the century a constant stream of students from abroad continued to flow into St Andrews. Melville's activity in supporting the presbyterian cause against the King resulted in a royal summons to London and his subsequent deprivation of the Principalship in 1607.

His successor, Robert Howie, who had been the first Principal of Marishcal College, Aberdeen, and subsequently one of the ministers of Dundee, was academically well-suited to follow Melville. he also showed himself from this time forward more favourably disposed to the King's plans for the Church.

During his Principalship the earlier building operations were renewed. He linked up the Beaton and Hamilton buildings by that part now represented by the College offices and former Drawing Room. he also completely rebuilt the eastern sections of the South Street frontage and was largely responsible for the erection of the University Library on the probably site of the College chapel of St John. His arms and initials are frequently found on the east frontage.

During Howie's Principalship, the College continued to enjoy an international reputation and to draw students from all parts of the Protestant world. Howie, having guided the fortunes of the College and University throughout the first half of the 17th century, was succeeded in 1647 by Samuel Rutherford, one of the most distinguished of St Andrews divines and whose portrait, painted during his attendance at the Westminster Assembly of Divines in London, is undoubtedly the finest in College Hall.

In the 18th century her most distinguished members were Principal James Hadow and Professor Archibald Campbell, both of whose portraits adorn the College Hall. Hadow is best remembered for his opposition to the 'Marrow men', and Archibald Campbell for the way in which he sought to employ the benefits of the enlightenment in the service of theology.

George Hill, who was Principal from 1791 to 1819 was leader of the Moderate Party and a theological teacher of the young Thomas Chalmers.

Towards the end of the century one of the most colourful members of the College was Principal John Tulloch, a Moderator of the General Assembly and a man who was much admired by Queen Victoria. He was succeeded in the Principalship by John Cunningham, a forebear of Admiral Cunningham.

The 20th century is represented by the portrait on the west side of the fireplace in St Mary's College Hall of Principal Galloway (last of the ex officio Principals), who was Professor of Divinity from 1915 to 1933, and on the east side by the fine portrait by Alberto Morocco of Principal G.S. Duncan (1940-1954), who was Professor of Biblical Criticism from 1919 to 1954.

Unfortunately the university does not have a portrait of one of its most highly celebrated theologians of the last century, Donald M. Baillie (1887-1954), Professor of Dogmatic Theology from 1934 to his death.


James III of Scotland with St. Andrew - History

Templar Roots

The Order of the Knights of the Poor Fellow Soldiers of Christ and the Temple of Solomon, or the Knights of the Temple was established in 1119. The Templars were the first priestly order of armed knights. The order was created to provide safe transit for Christian Pilgrims visiting the Holy Land from Europe.

Knights swore allegiance to the Pope and took vows of poverty, loyalty and chastity. The order grew in numbers and popularity as they fought to keep the Holy Land open. Their business acumen made the most of the gifts granted them by their grateful patrons in Europe.

One of the true supporters of the Templars was Bernard de Clairvaux (later canonized as Saint Bernard) who described them in 1135 as, “A Templar Knight is truly a fearless knight, and secure on every side, for his soul is protected by the armour of faith, just as his body is protected by the armour of steel. He is thus doubly armed, and need fear neither demons nor men."

Despite the sacrifice and devotion of the Templars, in 1307 the order was declared heretical by Pope Clement V acting on the insistence of Phillip the Fair of France. On Friday, October 13, 1307, members of the order in France were arrested. Imprisoned, many were executed, more tortured, and all impoverished. In most of Europe, the Estates of the Order were confiscated and divided between the sovereign, the Knights Hospitalers (Knights of St. John of Jerusalem or Knights of Malta) and the Pope.

When the Grand Master, Jacques DeMolay and the Preceptor of Normandy, Geoffrey de Charney were burned alive, on March 18, 1314, the Templars no longer had a common head, nor could anyone maintain their organization under their old name, which had become so famous.

Their possessions stolen, their leaders incarcerated for life or put to death, the brethren were persecuted in every way. The survivors were compelled to leave their homes to save their lives. They laid aside the garb of the Temple and mingled in the world. Many former Templars joined other orders.

Dispersal to Scotland

In Portugal, they were announced as innocent and the name of the order was changed to the Order of Christ. In England, King Edward proscribed them and forbade them to remain in the realm, unless they entered the Commandries of the Knights of St. John of Jerusalem. In Scotland, they found protection and joined the army with which King Robert Bruce met the invasion of his country led by Edward II of England.

The Battle of Bannockburn was being fought on the 24th day of June, 1314 when a group of exiled Templars rode into the fray and turned the tide of battle. This intervention may well have tipped the scales in favor of Scottish independence.

In gratitude for the assistance of that group of former Templars, Robert the Bruce created the Order of Saint Andrew du Chardon (of the Thistle) of Scotland.

King Robert reserved the title of Grand Master for himself and his successors forever. He granted a charter of land to the members of his new Order. Prince Charles Edward Stuart was the last Grand Master of the Scottish Order and exercised his powers by establishing a Chapter of Rose Croix at Arres, France.

Ancient & Accepted Scottish Rite

When the Ancient and Accepted Scottish Rite was organized in the early 1730s, explanatory degrees were added to those of the Blue Lodge. Degrees of the Rites of Heredom and Perfection along with other degrees and rites from Scotland, France, and Germany were added. The 29th Degree became the “Scottish Knight of St. Andrew.” Exemplifying the qualities of the Knights Templars and those of the Order of St. Andrew du Chardon, this degree remains with us today.


James III of Scotland with St. Andrew - History

The "Order of Saint Andrew" or the "Most Ancient Order of the Thistle" is an order of Knighthood which is restricted to the King or Queen and sixteen others. It was established by James VII of Scotland in 1687.

A disciple of Jesus and the brother of Simon Peter . The two are pictured as fishermen working beside the sea when Jesus summons them to follow him and become, "fishers of men." Although less prominent than his brother, Andrew is present at the miracle of the bread and the speech on the Mount of Olives. In the list of the Twelve, Andrew is listed second in Luke and Matthew and fourth in the books of Mark and Acts. In all accounts he was one of the first, as a follower of John the Baptists, to be "called" a disciple.

According to later traditions , Andrew became a missionary to Asia Minor, Macedonia, and southern Russia. In 70 AD he was martyred in Patras, Greece. Having many coverts, he was feared by the Roman governor who had him cruxified on an X-shaped cross known as a Saltire Cross. (One of the many Medievil customs of torture). It is this shape that is reflected in the Scottish flag. ( for culture buffs who attribute the southern "bubba or redneck" culture to early Scottish settlers, take note of the similiar designs between the Scottish flag and the Confederate flag).

He was the patron saint of Greece, Russua and Of course Scotland. St. Andrew is also invoked against gout and a stiff neck.

St. Andrews bones were entombed, and around 300 years later were moved by Emperor Constantine (the Great) to his new capital Constantinople. Legend suggests that a Greek Monk (although others describe him as an Irish assistant of St. Columba) called St. Rule (or St. Regulus) was warned in a dream that St. Andrews remains were to be moved and was directed by an angel to take those of the remains which he could to the "ends of the earth" for safe-keeping. St. Rule dutifully followed these directions, removing a tooth, an arm bone, a kneecap and some fingers from St. Andrew's tomb and transporting these as far away as he could. That place was Scotland and it is here the association is believed to have begun. It was here that St. Rule was shipwrecked with his precious cargo.

St. Rule is said to have come ashore at a Pictish settlement on the East Coast of Scotland and this later became St. Andrews.

Another story is that Acca, the Bishop of Hexham, who was a reknown collector of relics, brought the relics of St. Andrew to St. Andrews in 733. There certainly seems to have been a religious center at St. Andrews at that time, either founded by St. Rule in the 6th century or by a Pictish King, Ungus, who reigned from 731 - 761. Whichever tale is true, the relics were placed in a specially constructed chapel. This chapel was replaced by the Cathedral of St. Andrews in 1160, and St. Andrews became the religious capital of Scotland and a great center for Medieval pilgrims who came to view the relics.

There are other legends of how St. Andrew and his remains became associated with Scotland,but there is little evidence for any of these, including the legend of St. Rule. The names still exist in Scotland today, including St. Rules Tower, which remains today amongst the ruins of St. Andrews Cathedral. It is not known what happened to the relics of St. Andrew which were stored in St. Andrews Cathedral, although it is most likely that these were destroyed during the Scottish Reformation.

The Protestant cause, propounded by Knox, Wishart and others, won out over Roman Catholism during the Reformation and the "idolatry of catholism", that is the Saints, relics, decoration of churches, were expunged during the process of converting the Roman Catholic churches of Scotland to the harsh simplicity of Knox's brand of Calvanism.

The place where these relics were kept within the Cathedral at St. Andrews is now marked by a plaque, amongst the ruins, for visitors to see.

The larger part of St. Andrew's remains were stolen from Constantinople in 1210 and are now to be found in Amalfi in Southern Italy. In 1879 the Archbishop of Amalfi sent a small piece of the Saint's shoulder blade to the re-established Roman Catholic community in Scotland. During his visit in 1969, Pope Paul VI gave further relics of St. Andrew to Scotland with the words "Saint Peter gives you his brother" and these are now displayed in a reliquary in St. Mary's Roman Catholic Cathedral in Edinburgh.

Santo André
Scotland's Patron Saint

In most Christian countries and for many centuries the last day in November has been observed as the feast day of St Andrew. The Church Calendar begins with Advent (defined as the nearest Sunday to St Andrew’s Day), and it seems fitting that Andrew, the first of Christ’s disciples, should have the distinction of coming first in the Church Year. In Scotland - and wherever else Scots are gathered - November 30th is celebrated as our national day, for St Andrew is Scotland’s patron saint and the St Andrew’s Cross (or Saltire) is Scotland’s flag. But who was St Andrew, and how did he become our patron saint?

ST ANDREW THE APOSTLE

The Bible tells us that Andrew, a fisherman from Bethsaida in Galilee, was the ‘first called’ of Christ’s disciples and that he brought his brother Simon Peter to become a follower of Jesus. After the Crucifixion, as tradition relates, Andrew travelled the countries bordering the Black Sea and preached the Gospel in Scythia (as the Ukraine and Southern Russia were anciently known) and in Greece. (For a link between Scythia and the Scots, see the part of the Arbroath Declaration quoted overleaf). His missionary work is still remembered in that part of the world: to this day Andrew is patron saint in Greece, Russia and the Ukraine. It was in Greece, in the city of Patras, that he suffered martyrdom. Possibly because he felt himself unworthy to meet his death on a cross of the same shape as his Lord’s, he was crucified on a diagonal cross.

Part of the tradition is that St Andrew wore blue, and so the white of the wooden cross against the blue of his robes gave us the colours of our national flag. However, there is another legend to explain the white cross on a blue background, a legend which had its birth a long way from Greece, in the village of Athelstaneford in East Lothian.

THE BATTLE OF ATHELSTANEFORD

According to this legend, an army of Picts under Angus mac Fergus, High King of Alba, and aided by a contingent of Scots, had been on a punitive raid in Northumbrian territory, but were pursued and then confronted by a larger force of Angles and Saxons under one Athelstan. Defeat seemed almost certain, but after Angus and his men had prayed for deliverance, the appearance in the blue sky above them of a white cloud in the shape of a saltire or St Andrew’s Cross seemed to promise that their prayers had been heeded. Thereupon Angus vowed that if they were victorious that day, St Andrew would forever after be their patron saint. Victory was indeed theirs, Angus remembered his vow, and so Andrew became our patron saint and his cross our flag. The date is believed to have been 832AD.

The battle is commemorated by a monument in the churchyard at Athelstaneford. Attached is a tall flagpole on which a Saltire is flown permanently, even during the hours of darkness when it is floodlit, as a reminder of the flag’s origins.

ST ANDREW AND ST ANDREWS

Far though he travelled on his missionary journeys, St Andrew never set foot in the most westerly of the countries which adopted him as patron saint. But four centuries after his death, some of his bones arrived here. Quite how they did so is uncertain. One version of the story is that St Regulus (St Rule) was homeward bound from the Mediterranean lands with the relics of the saint he had acquired there when his ship was wrecked on the coast of Fife. Regulus settled where he had been shipwrecked, at Kilrymont, and the church which he founded there became an important place of pilgrimage and the seat of the Bishop of St Andrews. Another version, favoured by historians, is that some relics of St Andrew found their way from Constantinople, where the Emperor Constantine the Great had a collection, via the Italian town of Amalfi to Scotland. But whatever the truth of the matter, it is clear that the rise to prominence of St Andrew and the cathedral city bearing his name was closely linked to changes taking place in Scotland between the 9th and the 12th centuries. During this period Celtic influences coming from Ireland and associated with local saints such as Columba had led to the creation of religious centres at Dunkeld, Abernethy and elsewhere but the influence of Rome coming via England was, to prove stronger in the end, and St Andrews, named after an apostle of the universal church, became its headquarters. The strength of St Andrews was shown in the stubborn resistance it offered to the pretensions of the See of York, which was seeking to extend its jurisdiction over Scotland. The resistance was successful, and in the end the independence of the Scottish Church was recognised by the Pope.

The country’s political independence, restored by the heroic efforts culminating in Bannockburn, was given its most eloquent expression in the Declaration of Arbroath, and in 1385 an Act of Parliament established the statutory position of the St Andrew’s Cross as the national flag which any Scot is entitled to fly or display.

The Arbroath Declaration (1320) relates with pride the country’s link with St Andrew and the scene of his missionary labours:

"Among other distinguished nations our own nation, namely of Scots, has been marked by many distinctions. It journeyed from Greater Scythia . but nowhere could it be subjugated by any people it acquired, with many victories and untold efforts, the places which it now holds, although often assailed by Norwegians. Danes and English.

"Our Lord Jesus Christ . called them . almost the first to his most holy faith. Nor did he wish to confirm them in that faith by anyone but by the first apostle by calling. . namely the most gentle Andrew, the blessed Peter’s brother, whom he wished to protect them as their patron for ever".


Santo André

St Andrew, one of the 12 Christian apostles, 65 AD © St Andrew is the patron saint of Scotland, whose saint's day is celebrated annually on 30 November.

Andrew was one of the original 12 apostles of Christ, and the brother of another apostle, Simon Peter. Both lived and worked as fishermen in Galilee. Very little else is known about Andrew's life.

He is said to have travelled to Greece to preach Christianity, where he was crucified at Patras on an X-shaped cross. This is represented by the diagonal cross, or 'saltire', on Scotland's flag.

Andrew's connection with Scotland relates to the legend that some of his remains were kept at the site that is now the town of St Andrews. A chapel was built to house the remains and became a place of pilgrimage.

List of site sources >>>


Assista o vídeo: Huida hacia el sol 1956 Películas Aventuras Completa (Janeiro 2022).